3 dicas de manutenção para cuidar da casa

Cuidar de uma residência é algo que aparentemente dá trabalho, mas acredite: só valoriza o seu imóvel. Dos serviços de Manutenção de calhas e telhados à limpeza de fachada, os cuidados com a residência são inúmeros e ter atenção a esses detalhes faz toda a diferença na conservação do imóvel.

Uma boa forma de não esquecer nenhum reparo é criar um calendário de manutenção periódica, no qual você pode colocar as demandas e atualizá-las conforme a necessidade.

Buscar referências de profissionais entre os amigos também é uma forma de dar a atenção merecida para os cuidados residenciais.

Quer saber mais detalhes sobre a Manutenção de calhas e telhados e outros reparos? Continue lendo este artigo e confira essas e outras dicas para cuidar do seu imóvel!

Faça a manutenção de calhas e telhados

É fato que construir um bom telhado dispensa uma série de dores de cabeça. Mas, considerando que as intempéries fazem parte e que telhados e calhas recebem água da chuva com frequência, dar uma geral nessa parte do projeto nunca é demais.

Justamente pelo fato das calhas estarem expostas à poluição, poeira e água da chuva, especialistas indicam a necessidade de Manutenção de calhas e telhados, com uma frequência variável entre seis meses e um ano, conforme a necessidade.

Limpar calhas e telhados de forma adequada garantam vantagens como:

  • Menor chance de entupimentos;

  • Impedimento de obstrução;

  • Melhorias na capacidade de vazão da calha;

  • Menos acúmulo de resíduos no telhado.

É importante lembrar que o bom escoamento das calhas previne infiltrações nas paredes da residência e isso prolonga a pintura das superfícies por mais tempo. Por isso, anote na lista de cuidados com essa manutenção periódica.

Retoque a pintura das paredes

Pintura descascada não combina com nenhum projeto, seja ele residencial ou comercial. Por isso, contar com uma Empresa de pintura predial para fazer retoques periódicos ou renovar a pintura inteira da edificação é um cuidado bastante recomendado.

Além de destacar a beleza do projeto residencial, uma boa pintura é capaz de prevenir infiltrações, rachaduras e outros problemas que surgem com o tempo.

A pintura é uma das principais técnicas para a decoração de projetos. Por isso, renovar essa parte da casa é dar vida nova ao projeto.

Seja para fazer a manutenção ou dar uma repaginada no projeto, investir em uma tinta de qualidade significa ter uma textura de parede duradoura e resistente a longo prazo. Fica a dica.

Vale lembrar que além das paredes e fachadas, as técnicas de pintura também servem para fazer a manutenção de outras partes externas da casa como:

  • Portas;

  • Portões;

  • Garagem;

  • Janelas.

Especialmente nestes objetos, além da beleza estética, as técnicas que envolvem a Pintura estrutura metálica também servem para proteger esses itens contra ferrugem e corrosão.

Aposte na limpeza de fachada

A fachada é o cartão de visitas de um projeto, principalmente quando se trata de um condomínio ou prédio comercial.

Por ser uma estrutura que causa a primeira impressão no visitante, nada mais justo do que investir na limpeza da fachada de casas, não acha?

Existem empresas especializadas nesse tipo de serviço e não é por acaso, já que em alguns estados, como São Paulo, a higienização das fachadas está até na legislação.

Além de tirar a sujeira, poeiras e resquícios de poluição, esse serviço valoriza o projeto, facilita a detecção de rachaduras e outros problemas na edificação e conserva a fachada de casas por muito mais tempo.

Como a fachada é uma parte da casa que fica exposta às intempéries, além da limpeza tradicional, outra dica que pode ajudar a conservar esse item é apostar nos serviços para impermeabilizar a estrutura.

Na prática, essa técnica melhora a resistência das fachadas contra a água da chuva, infiltração e outros desgastes. Não é à toa que a técnica se chama impermeabilização, como o nome sugere, e serve para proteger a estrutura.

Além desses cuidados de manutenção, vale colocar na lista outras soluções como corte de grama, lavagem dos vidros, manutenção com o jardim, limpeza das calçadas e cuidado com o portão automático.

Como nem sempre as pessoas possuem tempo e disposição para resolver todos esses detalhes de uma vez, é importante reforçar a dica do calendário de manutenção. Anote as datas, as demandas e busque referências de quem pode te ajudar e valorize o projeto!