4 tendências de arquitetura que você não pode ignorar

As tendências estão fortemente atreladas à mudanças em qualquer área de negócio, e na arquitetura não é diferente. 

Em um mercado extremamente visual, observar as novidades e tendências do mercado é essencial para o profissional que deseja se destacar no mercado de arquitetura e largar na frente dos concorrentes. 

Isso por que as tendencias estão fortemente ligadas a comportamentos do consumidor. Nesse sentido, estar atento às tendências é não só uma forma de se manter atual no mercado, mas também de se preparar para atender as necessidades e desejos do cliente em prospecção. 

Se você é um profissional da arquitetura e precisa de ideias para os seus próximos projetos mas não sabe por onde começar, então não pode deixar de conferir as nossas dicas sobre as tendências de arquitetura para 2019!

Formas

As formas fluidas e sem arestas vem ganhando cada vez mais espaço! A ideia aqui é eliminar os cantos e linhas retas, dando ênfase ao formato natural das coisas. 

Como é mais difícil aplicar esse efeito nas construções como um todo, a tendência é que as formas orgânicas sejam incorporadas em pontos específicos – como por exemplo na piscina ou nos canteiros de flores.  

Uma forma fácil de conseguir incorporar essa tendência ao imóvel é por meio da decoração de ambientes. Os móveis curvilíneos também estão em alta, e podem trazer um resultado moderno e sofísticado para o ambiente – como as mesas redondas de centro ou poltronas curvas. 

+ COMO DECORAR COM MÓVEIS PRONTOS E OBTER RESULTADOS INCRÍVEIS!

Natureza

Componentes naturais se tornam cada vez mais tendência no mercado de arquitetura e decoração. 

A ideia aqui é integrar a área externa com a área interna, incorporando nas construções elementos e materiais que remetam a natureza – como a madeira, pedras, vegetação e até cores como o verde, o azul e o terracota. 

+ CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS: DESIGN E COMPROMISSO AMBIENTAL SEM DESPERDÍCIOS

Um truque muito utilizado é o uso de portas deslizantes de vidro separando as áreas externas e internas de um imóvel. Isso possibilita não só a sensação de maior amplitude de espaços, mas também é uma forma simples de trazer para dentro os elementos naturais.

Não se esqueça de apostar também na vegetação e plantas na decoração. Elas são uma forma prática de se conectar com a natureza e obter o resultado desejado! 

Revestimentos

Ainda seguindo essa linha orgânica e natural, uma das apostas para 2019 é a volta dos revestimentos em rochas naturais (como os mármores e granitos) junto com a madeira. 

A ideia aqui é mesclar os diferentes estilos de forma a conseguir um resultado que traz calor para a construção e remete ao natural. 

+ POR QUE A ESCOLHA DO REVESTIMENTO É TÃO IMPORTANTE PARA MINHA OBRA?

Estruturas aparentes

Outra tendência que ganhou força são as estruturas aparentes. Aqui a ideia é deixar aparente o que foi feito em obra, atribuindo à construção um estilo mais rústico e industrial. 

 

Esse efeito pode ser obtido não só por meio das vigas aparentes de madeira e concreto, mas também com estruturas de iluminação, tubulação telhado, e até teto sem forro. 

Ainda que seja uma ideia que parece ser simples e de fácil execução, é preciso saber projetar e dosar este estilo. Do contrário, o resultado é uma construção que parece inacabada! 

Se você chegou até aqui, então já percebeu que o uso de formas e materiais naturais é tendência absoluta para o ano de 2019, e podem ser o diferencial que falta para o seu projeto! 

Acompanhar as tendências do mercado é essencial para garantir que o seu trabalho se manterá atual e relevante! 

Este post foi produzido pela equipe do VEJA OBRA, o software de gestão de obras desenvolvido para auxiliar profissionais de arquitetura desde o planejamento até a execução e controle da obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *