5 Dicas Para Entregar a Obra Dentro do Orçamento

O orçamento de obras é uma das etapas mais importantes de todo o processo de construção. Construir e reformar são decisões financeiras importantes, e é por meio do orçamento de obra que será definido a quantidade de recursos financeiros necessários para executar um projeto. 

Quando mal feito, pode causar problemas graves como por exemplo a falta de recursos para concluir alguns dos serviços planejados e o prolongamento de prazos de execução. 

Um orçamento bem definido é um dos principais fatores para o sucesso de uma obra, pois garante que o projeto será executado dentro do prazo e dos limites financeiros estipulados pelo cliente final. 

No artigo de hoje compartilhamos algumas dicas de como entregar uma obra dentro do orçamento estipulado! 

1 – Levantamento de Informações do Projeto

Essa etapa é essencial, pois envolve o estudo de todas as especificações do projeto. Só é possível realizar um orçamento preliminar da obra quando você já tiver identificado todos os serviços que serão necessários para tornar o projeto em realidade, bem como os materiais necessários. 

Nessa etapa, a dica é contar com os colaboradores de obra para obter uma lista de insumos e materiais bem completa, evitando surpresas no futuro.

2 – Não Esqueça dos Custos Indiretos!

É sempre importante lembrar que um orçamento considera não só o valor dos insumos, mas também os custos diretos e indiretos relacionados a ele. 

Nesse sentido, é importante considerar no orçamento da obra os custos com a mão de obra necessária para executar determinado serviço, e também os possíveis custos com equipes técnicas, de apoio e de suporte, montagem e desmontagem de estrutura no canteiro de obras, entre outros.

3 – Atenção para a Cadeia de Suprimentos

Você certamente já ouviu falar na máxima “tempo é dinheiro” certo? Essa premissa é especialmente verdadeira quando trabalhamos com prazos em obra. Isso por que a falta de um único insumo pode paralisar a obra inteira, gerando retrabalhos e custos extras. 

Sendo assim, quanto maior a sua necessidade por um material específico, mais caro você irá pagar por ele! A dica aqui é evitar pedidos de última hora, assim você evita preços abusivos no momento da compra. 

4 – Negocie Preços

Outra dica aqui é fazer uma pesquisa de mercado, avaliando as quantidades necessárias e comparando os preços de diferentes concorrentes. A nossa indicação aqui é sempre buscar por pelo menos 3 opções diferentes para apresentar para o seu cliente. 

Não se engane: negociar preços faz toda a diferença para os custos da sua obra e é prática comum no mercado! Uma boa dica é sempre tentar comprar em volume, pois os fornecedores costumam oferecer condições especiais para esse tipo de compra!

5 – Acompanhe tudo de perto

Para garantir que você irá entregar o projeto dentro do orçamento estipulado pelo cliente, é importante fazer seu acompanhamento com frequência. 

Isso significa que é importante ter o registro de todos os valores orçados, e também o registro de todas as compras e pagamentos já realizados. Somente assim é possível saber se o projeto está sendo executado dentro dos limites estipulados. 

Da mesma forma, de nada adianta acompanhar o orçamento sem realizar ações corretivas quando necessário. Imprevistos fazem parte do dia-a-dia do canteiro de obras, por isso atualizar o orçamento é fundamental! 

Uma forma prática de fazer esse controle é por meio do uso de um software de gestão online, como o VEJA OBRA. Cadastre-se agora para ganhar 30 dias grátis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *