5 TECNOLOGIAS QUE IRÃO MUDAR A CONSTRUÇÃO CIVIL

Não é segredo que a industria da Construção Civil pode ser um pouco atrasada no que diz respeito a adotar mudanças. No entanto, os sérios problemas de produtividade e sustentabilidade encontrados pelas empresas do setor tornam necessários o investimento em novas tecnologias para a industria.

No artigo de hoje você confere as 5 tendencias da construção civil que você deve ficar de olho! 

1 – DRONES

Os drones se tornaram os queridinhos da construção civil. O seu custo acessível, combinado com a sua capacidade de chegar até regiões de difícil acesso tornam o drone uma das novas tecnologias mais relevantes para a industria. 

Entre as suas principais utilidades estão a captura de imagens em tempo real (o que permite que gestores verifiquem o andamento da obra), e também a possibilidade de realizar estudos topográficos, levantamentos, cadastros de áreas, estudos de aspectos técnicos, entre outros. 

Além disso podem ser uma ótima ferramenta na etapa de prospecção de novos clientes: por meio das imagens capturadas você oferece uma experiencia diferente para o cliente. Com o uso de drones é possível mostrar para o potencial cliente qual será a vista das janelas, por exemplo. Isso agrega mais valor ao seu serviço! 

2 – IMPRESSÃO 3D

Há algum tempo parecia impossível produzir um edificio inteiro a partir de peças criadas a partir de uma impressora 3D. 

No entanto, o uso da impressora 3D já é uma tendência da construção civil! Nos Estados Unidos existem empresas que utilizam essa tecnologia para produzir partes de uma construção, ou até mesmo para criar protótipos e pensar a solução de problemas estruturais. 

Ainda que essa tecnologia represente um alto custo, a produção de materiais da construção civiul em impressoras 3D possibilitam um menor desperdício, menor impacto ao meio ambiente, e também estruturas mais precisas – o que ao final do processo, barateia o custo da obra.  

3 – ESTRUTURAS PRÉ FABRICADAS

Uma tendência da construção civil que permanece em 2019 é o uso de estruturas pré-fabricadas. 

Os beneficios de optar por esse estilo de construção tem se mostrado cada vez mais claros: além de otimizar os processos e etapas de construção, são também uma forma de economizar nos custos da obra. 

Outro ponto positivo é que as casas modulares podem ser transportadas para um novo terreno! 

4 – REALIDADE AUMENTADA

A proxima tendência da construção civil que falaremos irá revolucionar o modo de projetar e construir daqui para frente. Trata-se da realidade aumentada: a capacidade de visualizar o mundo real pela lente de uma câmera de forma ampliada. 

Isso significa que um construtor será capaz de visualizar com detalhes o seu empreendimento antes mesmo de ele ficar pronto! 

Por meio do uso da realidade aumentada será possível evitar erros e desperdicios que comprometem a produtividade e resultados de um empreendimento de forma significativa. 

5 – TECNOLOGIA BIM

A tecnologia BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção) já é usada no setor, e vem ganhando cada vez mais espaço entre os profissionais da área. 

A sua tecnologia consistem em unir as informações e detalhes de vários projetos para criar um modelo 3D da obra. Isso ajuda na compatibilização de projetos, na redução de erros, e principalmente na antecipação de problemas. 

Ainda que os benefícios do uso dessa tecnologia sejam claros, há uma certa resistencia do mercado na adoção desse modelo por conta do seu custo de implementação.

5 –  SOFTWARES DE GESTÃO E INTEGRAÇÃO

Empresas que já adotam o uso de softwares de gestão de obra nas suas atividades do dia-a-dia reportam melhorias significativas nos seus processos de gestão, especialmente no que diz respeito a ruídos de comunicação entre os colaboradores de um projeto. 

Com a possibilidade de compartilhamento de informações em tempo real fica mais fácil identificar erros no orçamento e também contornar imprevistos, que são os grandes responsáveis por atrasos na entrega de um projeto. 

Além disso, são uma ótima forma de agregar valor ao seu serviço pois permitem o compartilhamento de informações sensíveis da obra com o seu cliente por meio de relatórios completos de obra. Isso confere mais transparência ao relacionamento entre ambas as partes! 

Se você ainda não utiliza nenhuma tecnologia para fazer a gestão dos processos do seu escritório, conheça o Veja Obra e teste grátis por 30 dias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *