A construção civil: uso do concreto e outras dicas

construção

Para que a construção civil ocorra, um dos materiais indispensáveis e que deve estar presente desde a parte estrutural do imóvel, é o concreto.

Este material é um agente de resistência, durabilidade e elevado grau de dureza, que basicamente, consiste na mistura do cimento com areia e água.

A usabilidade do concreto dentro de uma obra de construção civil realmente chama a atenção, já que este material é aplicado na estrutura, entre os blocos, no piso e até mesmo nas paredes.

Porém, existem alguns tipos de concretos que são especiais, ou seja, que recebem a ação de agentes químicos para agregar outras características ao processo de composição.

Um deles é o concreto usinado industrial. Uma das características do concreto usinado industrial é que ele pode ser utilizado como piso, exatamente porque suporta o impacto, tem elevada resistência mecânica e é muito resistente.

Inclusive, no processo de fabricação deste tipo de concreto, é possível verificar qual é a resistência mais adequada de acordo com o  projeto.

Para isso, pode ocorrer uma adição ou não de brita, uso de outros agentes específicos a partir de cálculos que mostram como trabalhar em cima desta quantidade de cimento. Este material pode ter também uma capacidade importante no que se refere à modelagem ou plasticidade.

Após o processo de fabricação do concreto, ele é transportado em um caminhão especializado, assim como com o uso de uma betoneira para acoplar.

É importante estar atento ao tempo, que deve ser no máximo uma hora e meia para não danificar o metal. Dessa forma, todo o processo envolve planejamento das etapas, com o objetivo de garantir que este piso tenha qualidade e possa chegar no canteiro de obras como esperado.

A partir deste planejamento, é possível garantir que o concreto seja resistente, durável e dentro das especificações técnicas de segurança.

O aluguel de equipamentos

Para que uma obra de construção civil possa ocorrer, mesmo sendo de pequeno ou de grande porte, uma ação que é indispensável é realizar a locação de materiais e equipamentos. Este equipamento é utilizado para facilitar a realização de tarefas dentro de um canteiro de obras.

A locação pode consistir em um ato de alugar produtos pequenos, como uma betoneira e andaimes, até o aluguel de caminhao guindaste, que também é conhecido como caminhão munck.

Inclusive, este tipo de caminhão pode ser muito importante na construção civil por ser acoplado com uma caçamba para a remoção de entulhos e ainda, contar com um guindaste.

Inclusive, é possível alugar também um guindaste de obra, sobretudo, se for a construção de um prédio, centro comercial, pontes, viadutos, entre outros.

O guindaste consegue facilitar o deslocamento de peças para serviços de altura. Neste aspecto, além dos próprios equipamentos, pode ser necessário buscar material de construção financiado, que consiste no uso de blocos, pisos, barras de metal, areia, pedra e telhas.

O uso do piso de vinílico emborrachado

No momento da construção civil, o piso de concreto pode ser utilizado dependendo das características do local, é possível apostar também no uso do piso vinilico emborrachado, que também é recomendado para locais com fluxo mais intenso de pessoas.

Com isso, seu uso costuma ocorrer em:

  • Hospitais;
  • Ambientes escolares;
  • Edifícios;
  • Indústrias;
  • Prédios comerciais.

Nos ambientes residenciais, por conta do avanço da tecnologia e inovação na construção civil, este tipo de piso também pode ser utilizado. Isso se dá pois é um piso muito bonito, prático de instalar e ainda oferece isolamento térmico.

Outra característica, é que este tipo de piso é aplicado com uma simples cola de acrílico, tendo uma higienização prática e sendo antialérgico.

Ou seja, é essencial para pessoas que possuam alergias à poeira ou que possuem problemas respiratórios como asma e rinite.  Além disso, para limpar o material, basta passar uma vassoura ou um pano umedecido.

Materiais finais

Para finalizar uma construção da melhor forma possível, não se esqueça de instalar portas e janelas de qualidade, como  as feitas de alumínio.

Além de resistentes, elas são versáteis e apresentam elevada durabilidade. Ainda assim, é muito fácil descobrir como limpar janela de alumínio, já que basta utilizar um pano úmido para remover a poeira.

Portanto, os investimentos realizados em serviços e equipamentos  de qualidade são indispensáveis para concluir uma obra com qualidade e segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *