Aprenda a aproveitar espaço na reforma da sua cozinha

A cozinha é um espaço de grande utilidade e, naturalmente, assim como outros locais, ao ser reformada deve receber uma atenção considerável.

Afinal, existem diversas maneiras de aproveitar o ambiente, mas para garantir um resultado satisfatório, é importante contar com um bom planejamento, principalmente para evitar gastos desnecessários com materiais e processos indevidos.

Nesse cenário, principalmente para quem conta com ambientes menores, a cozinha compacta planejada pode ser a solução ideal para a otimização do lugar.

Isso se deve ao fato de que os móveis planejados viabilizam que o espaço seja ocupado de forma prática e funcional, justamente por atender o dimensionamento, acabamento e layout adequados.

Dependendo do espaço, também é possível incorporar um projeto de armario para cozinha para obter ainda mais organização no local.

Seja para os armários, mesas ou bancadas, conforme se pode observar, diversos benefícios podem ser obtidos por meio da cozinha planejada pequena e os principais são:

  • Sofisticação;
  • Funcionalidade;
  • Organização;
  • Montagem e desmontagem especializada.

Além desses aspectos, devido ao fato de serem sob medida, o ambiente pode contar com maior harmonia. Contudo, é importante que exista cautela nas formas e acabamentos atribuídos, desde as cores até a textura.

Isso porque, com o projeto correto, será possível aproveitar o espaço da cozinha de forma personalizada.

É importante citar que a opção planejada corresponde a cozinha modulada, uma vez que os móveis são confeccionados com uma modulação que atende determinados padrões em relação as medidas.

Dessa maneira, módulos pré-fabricados são encaixados e finalizados para atender os projetos dos clientes.

A matéria-prima comumente aplicada é o painel de madeira MDF e para assegurar que a empresa seja de confiança, além de averiguar o portfólio, é interessante que o cliente observe formas de montagem, os diferenciais do material e as garantias oferecidas.

O que são sancas?

No momento da reforma o teto também está envolvido e, uma das aplicações que podem compor esse cenário são as sancas.

Este item consiste em molduras comumente compostas por gesso e que são instaladas na área em que a parede e o forro se conectam. Esses elementos são encontrados decorados ou lisos, de acordo com as preferências do proprietário para a cozinha.

Além dessas possibilidades, existem as sancas abertas, fechadas e as invertidas.

A abertura apresenta moldura direcionada para o centro do local e, para quem almeja efeitos diferenciados na iluminação, há possibilidade de que a luz seja embutida para a reflexão no forro e consequentemente, iluminação indireta.

A fechada é uma das mais diferenciadas, pois não apresenta nenhuma abertura, logo, a iluminação só pode ser direta. Na invertida, o vão é localizado nas laterais, direcionados para as paredes.

Nesse último caso, a luz não pode ser embutida para a reflexão no teto.

Os cuidados que envolvem o telhado

Ao longo dos anos é muito comum que as coberturas apresentem determinados problemas e alguns deles podem estar relacionados com escolhas inadequadas no telhado, até mesmo na hora de projetá-lo, em especial, no que diz respeito a inclinação e o tipo de material selecionado para as telhas.

Sendo assim, contar com um especialista em telhados na construção e na reforma é imprescindível.

Por mais que a cozinha seja o foco, problemas no telhado, principalmente relacionados com a umidade, podem resultar em grandes prejuízos nos acabamentos e na estabilidade da estrutura.

É válido abordar que o conforto térmico também está relacionado com a cobertura estabelecida, ou seja, na cozinha esse fator ganha ainda maior importância.

Nesse caso, tanto o forro instalado quanto a inclinação do telhado, possuem influência.

Um profissional devidamente preparado indicará a melhor estruturação para a cobertura, desde o encaixe até os acabamentos.

Dessa maneira, será possível garantir instalações corretas de telhados que atendam as necessidades e preferências do proprietário. Afinal, a estrutura como um todo deve estar em harmonia, uma vez que determinados problemas podem ter impacto em outros pontos da estrutura e resultados severos.

Conforme se pode observar, para que uma cozinha seja reformada e o espaço devidamente aproveitado, diversos caminhos podem ser explorados.

No entanto, independente da escolha, o planejamento é crucial para evitar problemas na execução e investimentos.

Além disso, com os procedimentos listados e devidamente projetados, é possível identificar com maior precisão possíveis falhas, estipular prazos, melhores métodos para empregar e a mão de obra necessária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *