As responsabilidades atribuídas ao setor de construção civil

construção

A área da engenharia civil é um dos setores que mais se apropria de tecnologias para melhorar os processos produtivos, minorar os desgastes gerados pelo trabalho, em razão dos esforço contínuo dos trabalhadores que o trabalho exige, além de diminuir em quase metade o tempo de realização de uma série de serviços.

Porém, mesmo com todos os benefícios sociais e estruturais que as obras e serviços do setor promovem para a sociedade, uma série de normas técnicas estabelecidas para as construções, sejam obedecidas, para promover a segurança e condições de uso das construções.

O licenciamento de obras e construções é uma das fases preliminares de uma construção. Sem as devidas autorizações, nenhuma construção pode ser realizada ou mesmo iniciada. Uma das autorizações necessárias é a obtenção do laudo de EIV, (Estudo de Impacto de Vizinhança).

Este estudo consiste basicamente nos possíveis impactos gerados pela construção no planejamento urbano.

Os efeitos do empreendimento são estudados detalhadamente para que todos os efeitos sejam os mais benéficos possíveis, enquanto os negativos sejam controlados e reduzidos.

  • Valorização imobiliária;
  • Água e energia que serão consumidos;
  • Os resultantes da obra;
  • Sistema de circulação de transporte.

Sobre os impactos das obras

A valorização do mercado imobiliário na região é um dos pontos altos das construções. Geralmente, as obras do setor costuma agregar muito valor às áreas em que serão realizadas as construções.

Principalmente porque, o mercado imobiliário é um dos mais procurados pelos investidores e isso traz muitos benefícios, pois uma boa construção atrai grandes investimentos para a região.

Outro ponto importante sobre esse estudo é o acesso a mobilidade urbana que precisa ser considerado antes da realização de uma grande construção.

Não é vantajoso o investimento em uma grande obra se não houver facilidade de acesso ao local, bem como possibilidades diversas de mobilidade para vários outros pontos das cidades, para os trabalhadores e futuros frequentadores do local.

Outro item muito importantes é a demanda de recursos hídricos e elétricos que o empreendimentos despender para que haja condições de funcionamento do ambiente, proporcionando o mínimo de estrutura necessária aos frequentadores.

Preocupação com os impactos ambientais e o uso de recursos

É do conhecimentos de todos que os recursos naturais foram desperdiçados por gerações, a agora, os resultados são visíveis.

A natureza tem reclamado a falta de cuidado do qual foi alvo durante anos e as consequências mais graves dessa má conduta com o meio ambiente, é a escassez de recursos cada vez mais alta.

Principalmente quando se refere a água, que foi amplamente desperdiçada durante anos, pelas grandes corporações e a má conduta destas, aliados as pequenas rotinas de desperdícios que ocorriam em residências.

Sem citar as práticas industriais que culminaram na contaminação de rios ainda nos leitos e nascentes, tornando uma fonte de água imprópria para consumo.

Hoje em dia, para se obter uma licença de obra as exigência com os impactos ambientais são muito maiores e precisam ser obedecidos para que as construtoras possam dar inicio aos trabalhos.

Contratação de empresas terceirizadas

Para a realização de grandes obras comerciais, é necessário a contratação de construtora de obras comerciais. As construtoras especializadas tem plena capacidade de realização de serviços de construção e edificação.

As construtoras contratam mão de obra profissional das empreiteiras para a realização de serviços específicos da construção, envolvendo os fundamentos da obra, por exemplo.

Para a realização de grandes obras é necessário a locação de diversos equipamentos para trabalhar em diferentes fases da obra.

Uma construtora obras conta com o as grandes máquinas para realizar os trabalhos mais difíceis em diversos momentos da construção, para que seja possível a realização da obra, desde os fundamentos até o ponto mais alto de cada construção, tudo com segurança e eficiência.

Para os pontos mais altos, bem como a movimentação de grandes cargas, é necessário a locação de guindaste, principalmente para a elevação de grandes cargas para os pontos mais distantes e íngremes das construções.

Tudo para que seja feito com segurança e sem desgaste da força de trabalho para a realização do serviço.

Para garantir o uso de grandes equipamentos nas grandes obras, é necessário contar com os serviços de aluguel de guindaste entre outros equipamentos em empresas especializadas em locação de grandes máquinas para o setor de engenharia civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *