Já sabe como decorar e fazer a manutenção do piso da sua casa?

São muitos os motivos para a adoção do piso de madeira em sua residência. Além do aconchego e da sensação acolhedora que transporta ao entorno, os pisos de madeira são extremamente sofisticados. Entretanto, após algum tempo de uso, deve-se realizar a Raspagem de tacos.

E, principalmente em locais frios, a instalação destes pisos é uma opção perfeita – porque, ninguém gosta de pisar no chão gelado, ainda mais no inverno.

Porém, buscando manter a qualidade dos pisos, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente pelo fato de que a madeira, especialmente quando utilizada como tábua corrida no chão, é um material com grande risco de apodrecimento, caso não seja bem cuidado.

Qualquer ambiente com pisos de madeira adota para si um ar rústico, belo e sofisticado. E a madeira, além das qualidades visuais, é um material bastante resistente.

Quais são as vantagens em utilizar a madeira?

Existem diversos tipos e formatos e, quanto mais escura a madeira for, mais resistente ela será.

Entretanto, assim como qualquer outro assoalho, devido a vários fatores, o desgaste acontece, portanto a limpeza e a manutenção devem ser constantes, o que consequentemente evitará que não seja necessário uma reforma geral.

Embora costume ser um pouco trabalhoso, não é impossível deixar o piso de madeira tinindo e com ótima aparência.

A reforma do piso deve ser sua última opção, sendo recorrida apenas quando existem riscos, mofo, manchas e trincas acarretados pela ação do tempo, descuidos ou qualquer outro fator.

Então, se a instalação dos pisos é recente, é possível mantê-lo com produtos específicos e algumas dicas importantes.

Saiba como manter a qualidade do piso

A raspagem de tacos, é um procedimento realizado por profissionais qualificados e possui como finalidade, trazer de volta à vida o revestimento inicial dos pisos.

Tirando as suas manchas, seus riscos e a sua opacidade que, inevitavelmente, é adquirida pelo desgaste rotineiro dos mesmos.

Logo, se você pretende realizar a manutenção dos pisos da sua casa, a raspagem de tacos pode ser uma boa opção, simples e barata, que apresenta excelentes resultados estéticos.

Além de reformar o revestimento, o procedimento da raspagem oferecer como benefícios também:

  • Raspagem de madeira (lixamento);
  • Limpeza da superfície;
  • Calafetação;
  • Limpeza detalhada;
  • Selagem;
  • Aplicação de verniz.

Após a realização da raspagem, que é aconselhável ser o primeiro procedimento da manutenção e recuperação (em alguns casos sendo necessário haver uma reforma), é necessário que seja realizado o nivelamento e substituição das partes soltas do piso.

Entretanto, não são todos os casos em que a raspagem é uma boa opção. Especialistas no assunto advertem que, no caso da madeira de demolição, a troca dos pisos é mais indicada do que a raspagem.

Caso a reforma geral seja optada, após todos os procedimentos necessários, o acabamento é feito com verniz ou resinas, que sejam à prova d’água, materiais que possuem uma durabilidade essencial e que secam rapidamente (estes materiais também não possuem um cheiro forte, o que é vantajoso).

Por fim, sendo opcional, é possível clarear ou tingir os pisos, entretanto, para um bom resultado é aconselhável procurar profissionais capacitados para realizar tais tarefas.

Conheça outros modelos de pisos

Se, até então, você está achando que lidar com pisos de madeira e, consequentemente, ter que realizar sua manutenção seja uma tarefa muito árdua e queira outras opções, o porcelanato que imita madeira pode te chamar mais atenção.

O porcelanato amadeirado é mais barato (cabendo melhor no seu bolso), mais resistente e muito mais fácil de limpar e, esteticamente falando, ainda mantém o toque especial de aconchego que a madeira proporciona, quando utilizada no chão e o revestimento de parede também.

Além destas opções, é possível utilizar os pisos laminados, que são elaborados com lâminas de madeira, em comprimento e largura de acordo com a estrutura do local e necessidade do cliente.

Compostas de aglomerados HDF (chapa de fibra de alta densidade), estes pisos, assim como os outros, requerem cuidados específicos e manutenções constantes para sempre estar com uma bela aparência.

Embora esse piso seja resistente à umidade, o laminado não é a prova d’água. Portanto, evite ao máximo a exposição de líquidos na região

Caso aconteça de algum líquido cair, seque imediatamente a área. Da mesma maneira que a grande maioria de pisos de madeira, a limpeza deve ser feita com um pano torcido, sem utilizar produtos químicos, como a cera por exemplo, já que podem manchar o chão.

Piso laminado colocado preço, é necessário procurar orçamentos tendo em vista a área onde serão colocados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *