Veja como decorar a sua casa com pallet!

Introduzido no mercado brasileiro em 1990, o pallet é um estrado utilizado na movimentação de cargas. Pode ser fabricado a partir da madeira, do metal ou do plástico.

O pallet de plástico é o chamado pallet de contenção, que tem por objetivo impedir o vazamento de líquidos químicos e inflamáveis no ambiente.

A função principal desse item de madeira é: viabilizar a otimização do transporte e da armazenagem de cargas através do uso da paleteira – máquina responsável pelo deslocamento e empilhamento das unidades de carga.

Esse produto de metal pode ser substituído por ambos os pallets quando a demanda necessita de um nível superior de carga ou contenção.

A medida padronizada dos pallets no Brasil é de 1m x 1,2m. Mas também há possibilidade de adquirir o pallet sob medida.

Pela redução da mão de obra, a economia do tempo pela rapidez da estocagem, praticidade da organização e a facilidade de logística, o pallet logo se tornou item fundamental para empresas de todos os ramos do setor da indústria. Porém, é pouco reaproveitado nesse cenário.

Atualmente, uma forma de reutilização do pallet de madeira que se popularizou, foi na área de decoração. E a versatilidade do produto é sua característica principal.

Além de poder personalizá-lo com diversos tipos de cores, poder reformar seu tamanho na medida necessária, é possível que o pallet de madeira comprar possa se adaptar a qualquer ideia e para qualquer tipo de móvel.

Entretanto, a decoração através dos pallets tem feito tanto sucesso, que as empresas especializadas na fabricação desse estrado têm produzido equipamentos novos para oferecer a demanda desse ramo.

É possível que o pallet seja utilizado para diversas finalidades

Por contarem com uma aparência rústica, os pallets de madeira podem ser usados em camas, mesas, sofás, cadeiras, nichos, armários, entre outros itens do mobiliário.

Algumas ideias para onde encontrar pallet de decoração são:

  • Sofá de pallet: pode seguir o modelo tradicional e até ter braços feitos pela madeira. A instalação de rodinhas abaixo do sofá, é uma boa maneira de o locomover na hora da limpeza ou para posicioná-lo da maneira desejada. Uma outra alternativa é utilizar o suporte de madeira para idealizar um sofá de canto. Para dar um toque rústico ao ambiente, é possível manter o pallet na cor original ou pintá-lo para dar outra cara ao item;
  • Cama de pallet: podem ser usados pallets para a base até cabeceira da cama. Para deixar o colchão um pouco mais alto, é necessário usar duas camadas da estrutura de madeira. Nesse caso, os espaços que ficarem entre um e outro podem ser preenchidos com os outros itens de decoração. Para criar um ambiente mais alegre, a opção é pintar a madeira em tons mais vivos.
  • Jardim vertical: para pendurar na parede com mudas de plantas ou flores. Quanto ao acabamento do pallet, é possível apenas lixar, passar verniz ou pintá-lo com tinta para madeira. O interessante desse tipo de decoração, é justamente a variedade de escolhas para finalizar o material.
  • Mesa de jantar: feita de pallet, a mesa tem estilo rústico e ao mesmo tempo pode ser combinada com cadeiras mais modernas e de diferentes estilos. A mesa é feita em formato retangular e usa o suporte de madeira em todo o projeto. Uma ideia para economizar com a mesa de jantar e ainda ter uma decoração diferente para o seu ambiente.

Com criatividade e habilidade manual, é possível transformar objetos comuns em peças únicas e personalizadas

De acordo com o blog de decoração Tudo Ela, as etapas para transformar a peça que auxilia no transporte de cargas em um item de decoração, são:

  • Higienizar bem o pallet antes de realizar o reaproveitamento e verificar se a madeira possui partes podres ou quebradas;
  • Além disso, analisar a procedência dessa madeira, se era usada para transportar substâncias químicas como, por exemplo, agrotóxicos;
  • Na dúvida, é melhor que se evite a reutilização dos pallets no quarto de crianças ou como móvel para que se possa guardar alimentos;
  • Analisar também o odor do pallet, a presença de pregos ou óleo;
  • A higienização dos pallets deve ser realizada com água sanitária, sabão e água;
  • Só após a limpeza, o pallet poderá ser usado na forma original ou cortado e remontado. Em seguida, deverá passar pelo lixamento, pintura ou verniz;
  • Escolha um item por ambiente, para evitar que a peça perca destaque e sofisticação;
  • Na hora da definição de qual elemento da decoração substituir por um pallet, tenha em mente que ele não deve ficar escondido. O intuito é mostrar que o uso do objeto foi intencional e não improviso.