Como garantir a segurança em construções e edificações

O mercado imobiliário é dos mais seguros para se fazer investimentos.

Por essa razão, os investimentos no mercado imobiliário são mais procurados por investidores; principalmente por aqueles que possuem um perfil mais conservador e que buscam segurança e retorno garantido em seus investimentos, ainda que um pouco menores.

Muitos investidores com experiência no mercado de investimentos e com altos rendimentos normalmente se juntam em grupos de investimentos imobiliários e compram cotas em grandes construções, quando não se tornam sócios nas construções de condomínios empresariais, resorts ou condomínios residenciais.

Para realizar grandes construções com segurança e garantia de um trabalho bem feito e de acordo com as normas estabelecidas, é necessário contratar os serviços de empresas de engenharia e isso incluirá os serviços de uma empreiteira, bem como construtoras e afins.

Para a execução das obras, alguns profissionais e maquinários são indispensáveis para garantir a execução do projeto de maneira segura, são eles:

  • Tratores;
  • Escavadeiras;
  • Caçambas
  • Peões.

Além dos profissionais listados, ainda é necessária a criação de um projeto de engenharia e arquitetura para a construção, de maneira detalhada, e que “norteie” todas as etapas da realização do projeto.

Estruturas internas para edificação

Durante a construção, um dos passos mais importantes para o funcionamento de uma edificação, ainda durante as obras, é a criação e a instalação de toda a rede elétrica do projeto.

Para isso, é necessária a contratação de um engenheiro elétrico. Esse profissional é responsável pela criação e execução de projetos referentes a toda a parte elétrica de uma edificação, seja prédio, casa, indústria, ou mesmo a construção de uma usina.

Esse profissional também é responsável pela criação de um projeto seguro e que atenda a todas as necessidade da edificação. Para otimizar o projeto, também é possível contar com o apoio de uma Empresa de cabeamento estruturado.

O serviço de cabeamento estruturado garante a satisfação de todas as necessidades de energia de uma edificação, tanto para o funcionamento quanto para o acréscimo de novos equipamentos a edificação, no futuro.

Os serviços de cabeamento estruturado podem ser realizados mesmo depois do projeto. Esse trabalho garante uma série de benefícios às edificações, dentre eles, podemos citar:

  • Redução de custos em longo prazo;
  • Facilidade na identificação de erros na rede;
  • Melhora o ambiente visual da empresa;
  • Proporciona uma manutenção mais rápida.

Essa melhora é identificada em todos os setores que trabalham com cabeamento em uma empresa, sejam os setores de energia, telefonia, servidores, estações, etc.

Outro importante investimento em segurança e proteção é o Sistema de proteção de descargas atmosféricas. Obrigatório em edificações a partir de determinada altura, esse sistema oferece muito mais segurança patrimonial.

Esses sistemas de proteção contra descargas têm a função principal de evitar acidentes, e prevenir contra possíveis prejuízos patrimoniais causados pela grande força e tensão das descargas elétricas.

Aliado a esse dispositivo de segurança, outro aparelho que ajuda a proteger equipamentos eletrônicos de descargas elétricas e variações de energia, está o protetor de surto eletrico.

Geralmente, esse dispositivo vem acoplado aos equipamentos eletrônicos já criados, para evitar que a instabilidade de energia afete aparelhos eletrônicos, causando possíveis prejuízos.

Vistorias e licenciamentos

Depois de passadas todas as etapas da construção, a edificação estará pronta. Porém, não basta somente edificar.

Para que a construção esteja pronta e liberada para uso, é preciso realizar algumas vistorias que atestarão a segurança das instalações de uma construção e sua capacidade de uso, sem risco para os futuros frequentadores.

O laudo de aterramento é um exemplo de certificação necessária.

Esse laudo atesta a qualidade e segurança das instalações elétricas em uma edificação, no que se refere a sistemas de proteção de descargas atmosféricas, e certificando-se que todas as normas estabelecidas pela ABNT foram devidamente cumpridas.

As exigências com a perfeita instalação da rede elétrica também precisa ser alta, pois, além de outros acidentes, uma rede elétrica pode iniciar um incêndio em uma edificação.

O projeto avcb é um laudo liberado pelo corpo de bombeiros, depois da realização da vistoria completa no ambiente e a certificação de, que o ambiente é seguro para uso, dentro das normas estabelecidas.

Mas, depois de realizadas todas as vistorias nas novas construções e certificações, ainda há outra condição: se a construção realizada tiver finalidade de uso comercial, será necessária uma licença de funcionamento sp.

Um alvará de funcionamento é um documento concedido pela prefeitura para o funcionamento de estabelecimentos comerciais, desde que atendam as normas estabelecidas para as construções.

Todos os documentos exigidos são medidas de segurança para que a população possa usufruir dos benefícios oferecidos pelas novas construções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *