Como ser mais ecológico em casa

Esqueça o seu fogão elétrico e faça a conversão de fogão para gás natural. Ou instale placas de energia solar no telhado da sua casa e aproveite a luz solar gratuita do sol para aquecer a água encanada que alimenta os chuveiros e as torneiras. Todas essas medidas vão de encontro à opções mais sustentáveis.

Atualmente, qual a sua fonte de alimentação? Ser mas ecológico em casa é bom para o meio ambiente e para o seu bolso.

Viver em uma “casa verde”, ou ecológica, tem muitos benefícios. Confira, a seguir, alguns deles:

  • Melhora da qualidade do ar interno;
  • Uma casa mais confortável;
  • Menos variações de temperatura;
  • Retorno do investimento por meio de economia de energia;
  • Custos de manutenção mais baixos;
  • Impacto ambiental positivo;
  • Redução no uso de recursos naturais.

Os materiais duráveis ​​não apenas são sustentáveis, mas economizam o custo de substituição e manutenção regular. Assim, casas verdes proporcionam economia de longo prazo.

Casas verdes utilizam menos energia, resultando em contas de serviços públicos mais baratas. Juntamente com esse benefício está o fato de o valor da sua casa ser muito maior. Os consumidores são atraídos por custos mais baixos de utilidade e manutenção.

O ambiente natural é impactado positivamente. O uso de fontes de energia renováveis ​​e limpas diminui a dependência de combustíveis fósseis e outras fontes de esgotamento.

O processo de construção de uma casa tradicional emite muitos resíduos de construção, desde a instalação eletrica até a concretagem. A reciclagem dos materiais, portanto, diminui as emissões negativas para o meio ambiente.

Casas verdes aproveitam materiais não tóxicos. Durante a construção, menos resíduos tóxicos são emitidos para o ar. Mais de 90% das emissões de gases de efeito estufa são derivados da combustão de combustíveis fósseis. Essa combustão produz outros poluentes do ar também.

Também existem sistemas de ventilação mais puros em casas verdes — o ar é mais limpo. Em vez de reciclar o ar interno obsoleto, o ar externo fresco é continuamente trazido para a casa, promovendo um ambiente interno mais saudável.

Contas de energia mais baixas

Uma casa verde significa melhor isolamento, passagens estreitas, portas e janelas fechadas, aquecimento e refrigeração eficientes, iluminação e equipamentos eficientes, além de Gerador de energia solar. Todos juntos pagam de volta ao longo do tempo com contas de eletricidade e gás mais baixas.

Também significa torneiras e chuveiros de baixo fluxo, banheiros com descarga dupla, sistemas de irrigação eficientes e gerenciamento da água da chuva no local — tudo isso levando a menores contas de água.

Qualidade do ar interior saudável

Uma casa ecológica significa que tintas, adesivos, selantes e acabamentos têm baixo índice de compostos voláteis, que não cheiram mal e não causam doenças respiratórias.

Isso significa que o ar fresco é trazido para dentro da casa, os filtros de ar estão funcionando, por isso se respira ar puro.

Também significa prevenção de fungos, controle de pragas e produtos de limpeza domésticos não tóxicos. Tudo isso leva a uma melhor qualidade do ar interior e a uma casa mais saudável — o que também economiza dinheiro.

Uma casa ecológica significa uma construção de qualidade que dura mais.

Podendo ocorrer, inclusive em modelos de Instalação elétrica em alvenaria estrutural. Com o tempo, dinheiro é economizado em custos de manutenção e substituição.

Recicle tudo

Você pode reciclar desde o seu lixo doméstico até os seus móveis, transformando-os da melhor maneira possível. Uma porta pode virar uma mesa, uma xícara quebrada pode virar um vasinho e assim por diante.

Você pode até reciclar roupas velhas, vidros quebrados, peças de computador e eletrônicos, aparelhos e componentes elétricos, materiais de cobertura e revestimento, latas de alumínio, latas e recipientes vazios de metal, fios e cabos de metal, fontes de energia e muito mais.

Pode-se reduzir o desperdício usando sacolas reutilizáveis ​​nas compras, selecionando produtos com a menor quantidade de embalagens, reparando itens em vez de substituí-los e minimizando os produtos descartáveis ​​que são utilizados no dia a dia.

A reciclagem é uma escolha e um modo de vida. É um daqueles hábitos que ajudam você a ganhar dinheiro enquanto ajuda o meio ambiente.

Depois de fazer essa escolha, você poderá começar a tomar medidas para reciclar, reutilizar e reduzir o desperdício na sua vida diária com bastante naturalidade. Toda energia e todo recurso que você economiza aumentam e você pode fazer a diferença.

Lembre-se de que sua casa é o seu maior patrimônio, por isso faz sentido investir com sabedoria. Investimentos verdes são alguns dos melhores que você pode fazer ao longo da sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *