Condomínios: da administração até a acessibilidade

administração

O ambiente predial apresenta complexidade, pois integra diversas famílias e espaços em comum para a utilização. É complexo também, pois precisa de administração, como uma empresa.

Em condomínios também existem contas a pagar e a serem cobradas, espaços que necessitam de manutenção, além da necessidade de ter um bom gerenciamento contábil e fiscal.

Diante disso, é comum que os prédios contem com um síndico para realizar atividades de decisão que também podem contar com auxílio.

Administradora de condomínios

O síndico é um dos responsáveis pelo prédio e é possível realizar a contratação de uma administradora de condominios para auxiliar no processo de gerenciamento do prédio.

Além disso, eles são responsáveis por auxiliar na realização de questões do prédio, facilitando a resolução de atividades e de problemas.

Isto ocorre porque a administradora é composta por uma equipe de pessoas especializadas em diversas áreas do saber, como contabilidade, fiscalização, gestão e parte jurídica.

Diante disso, esses profissionais conseguem resolver questões que envolvem a parte jurídica e burocrática, reduzindo dores de cabeça no síndico.

Uma administradora também consegue evitar problemas de gestão, favorecendo que as decisões tomadas pelo síndico sejam corretas e assertivas.

Uma adm de condomínios SP com isso, fica responsável:

  • Pelo gerenciamento financeiro do prédio;
  • Por resolver questões burocráticas e legais;
  • Por emitir os boletos do prédio;
  • Pela coleta de taxas condominiais;
  • Controle e monitoramento de folhas de pagamento;
  • Pela contratação e indicação de empresas terceirizadas;
  • Por reduzir inadimplências;
  • Pela redução de gastos.

Contando com essa empresa, o condomínio garante um melhor gerenciamento fiscal e contábil do prédio, estando em dia também nos aspectos legais e que são impostos pela legislação.

Diante disso, é fundamental buscar a contratação de empresas de administração, a partir de referências e buscas sobre sua credibilidade.

Vale a pena terceirizar serviços

Uma das atividades mais comuns e essenciais em um condomínio diz respeito ao processo de terceirização de alguns serviços, ou seja, a contratação de empresas especializadas para prestar atividades no ambiente condominial.

Neste artigo, falaremos sobre alguns aspectos da terceirização que envolvem a segurança e a portaria condominio. Os serviços de portaria representam a contratação de porteiros que se revezarão nos turnos e monitorarão os equipamentos de segurança do prédio, fazendo rondas também pelo prédio.

Estes profissionais são treinados em segurança e possuem aptidão e orientação sobre as ferramentas tecnológicas presentes no prédio para garantir a segurança deste ambiente.

Uma das formas de reforçar a segurança do local é por meio do sistema de controle de acesso. Por meio desse sistema é possível monitorar as câmeras quem deseja acessar o prédio, assim como verificar quais são as pessoas autorizadas pelos moradores.

Este sistema pode ser integrado com o uso de sensores instalados nos automóveis para abertura da catraca, assim como QR Codes, tags nas chaves e outros elementos que certificam e permitem a entrada de pessoal autorizado.

A entrada de condomínio por pessoas ou veículos deve partir da autorização dos condôminos, e por isso, os serviços relacionados à portaria são tão importantes para garantir que isto será feito da melhor forma possível e com qualidade.

Além dos serviços que envolvem a portaria, outros também podem passar pelo processo de terceirização como é o caso da limpeza.

Acessibilidade predial: um direito dos moradores

Muitas pessoas no país possuem algum tipo de deficiência que pode afetar sua locomoção, visão e audição, por exemplo. Mas, assim como todos os cidadãos têm o direito de ir e vir, pessoas com qualquer tipo de deficiência também possuem este direito assegurado pela constituição.

Por isso, é fundamental que os prédios e ambientes de condomínio trabalhem para assegurar que essas pessoas possam se locomover nestes espaços.

Isto envolve a instalação de:

  • Rampas de acesso;
  • Instalação de mapa tátil no chão;
  • Uso de sensores sonoros;
  • Material disponível com tradução em libras;
  • Elevadores adaptados.

Além da instalação desses elementos em diversos pontos do prédio, é importante realizar a instalação de barras de apoio em diversos pontos.

Por isso, vale desde a piscina, áreas comuns e espaços gourmets, até o uso de barras de apoio para banheiro de deficiente. A locomoção de pessoas com deficiência não pode ser limitada por conta da falta de recursos e elementos que garantem este acesso. Por isso, é fundamental que o condomínio realize este investimento, com o objetivo de garantir o direito para as pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *