Conheça alguns dos projetos mais comuns no mundo da engenharia

A engenharia está em tudo o que olhamos ao nosso redor. Todas as construções que nos rodeiam em algum momento foram submetidas à projetos desenvolvidos por engenheiros.

Esses profissionais estão responsabilizados por desenvolver um desenho primário de determinadas construções, porém, atendo-se sempre aos detalhes estruturais que compete àquela edificação, considerando as possibilidades e limitações se apresentam, analisando bem onde ela está localizada, o seu entorno e principalmente o solo.

Bom, esse último fator mencionado, sobre as condições específicas do solo, é de suma importância, pois deve-se considerar que este aspecto possui pormenores e detalhes que influenciam bastante na estrutura de um edificação, por exemplo, e se não estudada da maneira correta, podem acarretar futuramente em problemas estruturais sérios e até mesmo acidentes graves.

Enfim, caso você não saiba, no ramo da engenharia, há diversos tipos de projetos e serviços comuns, nos quais têm como objetivo preparar da melhor forma possível a área onde estará situado algum tipo de construção ou itens semelhantes. E serão destes serviços de engenharia, que abordaremos agora.

Neste texto, elucidaremos alguns pontos específicos que envolvem serviços de engenharia, e estes serviços serão devidamente explicados aqui.

Então, se você deseja conhecer mais sobre o tema, aconselho que permaneça por aqui e venha entender mais sobre como se dão as grandes obras e projetos da construção civil.

Planejamento e gestão de obras

No mundo de hoje, altamente globalizado e competitivo, toda a empresa, independente de seu ramo de atuação, necessita de possuir uma planejamento estratégico e uma gestão eficiente na execução de seus serviços. Esses se mostram essenciais para o sucesso de qualquer empreitada ou empreendimento que se inicie.

Todo gestor tem em mente a importância de um bom planejamento e como isso influi no controle orçamentário, gestão correta de insumos e uma adequação às leis, gerando ao fim, uma satisfatória margem de lucro.

Bom, nos meios da construção civil e engenharia, a “eficiência” deve ser levada ainda mais a sério, pois é mediante à ela que se possui uma boa execução de projetos e se obtém um resultado final digno e de boa qualidade.

Pensando nisso, que muitas companhias têm adotado o serviço de planejamento e gestão de obras, como um importante aliado para um controle mais eficiente da execução de obras.

Então, todo o trabalho de planejamento estratégico e executivo de construções, reformas e manutenções, vem sendo atribuído à equipes que tenham a devida capacidade de atuação, tendo a condição de atuar nas mais diferentes etapas de diversos tipos de projetos.

Basicamente, o gerenciamento de obras é um serviço onde atribui a uma equipe de profissionais gabaritados, a responsabilidade pela iniciação, desenvolvimento e finalização de algumas obras diferentes.

Sendo assim, essas equipes têm o dever de buscar pelas melhores construtoras para realizar os serviços, trabalhando para ter um controle nos gastos com material, mão de obra e assegurando devidamente que o projeto inicial é devidamente cumprido.

Dentre as vantagens envolvidas, podemos citar as seguintes:

  • Economia financeira;

  • Ganho de produtividade;

  • Cumprimento de prazos;

  • Melhor uso de materiais;

  • Resultado de qualidade e fiel ao projeto original.

Concreto projetado

Você já ouviu falar do concreto projetado? Se não, conhecerá agora. O solo grampeado é uma específica técnica que promove a contenção de taludes por intermédio de chumbadores e também pelo reforço da face mediante a aplicação do dito concreto projetado e drenagem.

Os chumbadores e grampos promovem uma estabilização geral do maciço, e a aplicação do concreto projetado oferece ao local, uma estabilidade maior, juntamente ao paramento, e a drenagem age nos dois casos citados. Em suma, o concreto projetado é o tipo de material com o qual se reveste o paramento de um específico talude.

Prova de carga estática

A chamada prova de carga estática é uma das técnicas mais tradicionais para determinar a capacidade de carga de estacas.

Este específico ensaio se reflete em basicamente aplicar esforços estáticos crescentes à uma estaca, e ir registrando os seus deslocamentos, devidamente correspondentes. Esses esforços podem ser aplicados como axiais de tração, compressão ou mesmo transversais.

Sendo assim, os dados obtidos pelas análises em campo, trazem informações de suma importância, como por exemplo, a curva de carga x deslocamento, a capacidade de carga da estaca, o recalque associado a carga e dentre outras.

Bom, existem esses e dentre outros serviços de engenharia, que possuem um grau muito interessante de execução. Desde a barragem até outras grandes construções, saiba que os projetos, estudos e serviços de engenharia sempre estão envolvidos para que se estabeleça a segurança devida.