Conheça itens de proteção contra chuva para imóveis

É muito incômodo quando chove, especialmente no verão e você tem que fechar portas, janelas e sacadas para não molhar o interior da residência e outros imóveis.

Atento a isso, o mercado de inovação criou diversas soluções, que se ajustam ao seu problema. Continue lendo este artigo e confira os principais modelos para sua casa, comércio e outros imóveis.

Toldos como solução

Um dos principais modelos é o toldo articulado, que é indicado tanto para as áreas residenciais, quanto para as comerciais.

O interessante deste modelo, é que você conta com a possibilidade de acioná-lo, apenas apertando um botão, pois já existem os automatizados, proporcionando muito conforto para quem utiliza.

Além disso, os toldos articulados, costumam ser fabricados em material muito resistente, geralmente com estrutura de alumínio e cobertura eletrostática, conferindo muita durabilidade ao produto.

A lona sintética é costurada com solda eletrônica, o que garante um acabamento perfeito. Outra vantagem, é que você pode escolher a cor que melhor se adapte a estrutura da sua casa e imóveis.

Bem parecido com o modelo articulado, o toldo retratil, se diferencia pela fixação. É que o toldo articulado, tem sua estrutura de fixação e braços na parte superior, com o espaço na parte debaixo livre.

Já o retrátil, por sua vez, possui braços em suas laterais. No entanto, os dois constituem ótima opções contra a ação da chuva.

Instalação de calhas e rufos

Se você não quer se incomodar com infiltrações, que podem ser causadas pelas fortes chuvas, então aposte num bom sistema de calhas e rufos.

As calhas são canais, constituídos por aço galvanizado, tendo como principal função, captar a água da chuva que escorre nas coberturas.

Além disso, as calhas protegem a pintura e evitam respingos em garagens e varanda, causadas pelas gotas de chuva.

É importante que manutenções periódicas sejam feitas, para evitar, entre outras coisas, que galhos e folhas interfiram na vazão da água.

Para escolher a calha mais adequada para sua residência, leve em consideração o tipo de telha, queda da água, bem como, o comprimento.

No caso das calhas de PVC, por exemplo, elas não conseguem dar vazão a elevados níveis de água. Procure ainda, um profissional especializado, que poderá fazer a instalação de calhas da maneira correta.

Já as calhas de alumínio dos imóveis, além de resistentes possuem inúmeras vantagens, como por exemplo:

  • O alumínio não enferruja;
  • Tem longa vida útil;
  • Podem ser personalizadas, com cores que combinem com a residência;
  • Apresentam boa estética.

Uma dica válida, é inspecionar sua calha após uma chuva torrencial. Desta maneira, será possível verificar como está o fluxo de água.

Caso ela não estiver sendo drenada de forma correta, pode estar obstruída por folhas e galhos. Problemas estruturais também podem causar problemas.

É importante que você verifique se há goteiras pela casa ou no forro. Os rufos, por sua vez, evitam que a água infiltre na alvenaria, assim, são peças moldadas e fixadas em locais específicos.

Há rufos de capa e rufos de encosto. Os rufos de capa, são utilizados entre as duas águas do telhado e também em topos de muros. Já o rufo de encosto, é aplicado entre a alvenaria e o telhado.

Em ambos os casos, utiliza-se silicone para fazer a vedação, já a fixação fica por conta de buchas. Em relação ao material, geralmente, utiliza-se o alumínio, devido sua resistência.

Para raios

Você sabe para que serve a Instalação de para raios? Bem, os para raios tem a função de captar os raios e direcioná-los até o chão, sem causar danos.

Geralmente, constituídos de uma haste de metal, que se liga a terra por meio de um fio de cobre. Na extremidade superior desta haste, encontra-se uma coroa de quatros pontas.

Que tem coberta de platina, material que suporta o calor gerado pela descarga. Desta forma o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas, denominado por SPDA, é indispensável para a segurança das pessoas.

Bem, agora que você conheceu um pouco das soluções, que protegem os imóveis contra as ações da chuva e de raios, pode comprar o equipamento correto para cada tipo de situação.

No caso das calhas, por exemplo, é bom ficar atento para o material. Escolha algo resistente e que fique em harmonia com a sua residência.

Assim, se comprar um material com baixo custo, muitas vezes terá problemas futuros, que podem ocasionar em mais gastos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *