Conheça o necessário para o desenvolvimento de uma obra

obra

Uma obra precisa de muitos elementos para ser executada, de planejamentos, ferramentas, retirada de resíduos, e também de consultorias diversas, de escritórios de arquitetura, de empresas de consultoria ambiental dentre outros.

Assim, uma construção civil passa pelas fases burocráticas e operacionais, e a junção delas possibilita uma execução eficiente e bastante completa.

No decorrer desse artigo iremos falar sobre alguns procedimentos que devem ser conhecidos para quem está construindo como os laudos para obra, os serviços preliminares, locação de equipamentos (como aluguel de plataforma tesoura, aluguel de retroescavadeiras, entre outros).

Laudos da engenharia para a construção civil

Dentro dos setores da construção civil, fundamentalmente na engenharia, existem alguns laudos técnicos que são elaborados para que uma construção tenha aval de execução.

Cada laudo técnico tem características diferentes, podemos citar entre esses relatórios:

  • Laudo de reforma;
  • Laudo de inspeção predial;
  • Laudo de avaliação de imóveis;
  • Laudo de recebimento de imóvel;
  • Laudo de vistoria de vizinhança.

Iremos falar mais detalhadamente sobre o laudo de reforma e o laudo de vistoria de vizinhança, que são muito usados durante as construções.

1. Laudo de reforma

Esse tipo de laudo é necessário para realização de reformas em diversos locais, como apartamento, escritório ou outras edificações. Precisa ser elaborado por um engenheiro habilitado e de acordo com a Norma Técnica NBR 16280:2014.

Esse laudo aponta sobre as exigências de segurança, os planejamentos para retirada de entulho residencial que é fruto da obra, o prazo estipulado para a execução dessa reforma.

2. Laudo de vistoria de vizinhança

É um laudo técnico, realizado por um engenheiro que tem o objetivo estudar os impactos da obra no entorno afim de proteger os prédios comerciais ou residenciais.

É feito antes dos serviços preliminares como aterramento do terreno, realização de fundações e outros. Esse laudo técnico também tem realização de arquitetos e técnicos em edificações.

Levantamentos para construção civil

Além dos laudos técnicos da engenharia há alguns estudos e levantamentos importantes para que uma obra seja feita. Um desses estudos é o levantamento topográfico planimétrico.

Esse levantamento consiste em um estudo de topografia de modo à identificação das chamadas declividades e altimetrias do terreno.

Esse levantamento é feito por meio de medições de ângulos (verticais e horizontais) e medições de distância (horizontais, verticais e inclinadas). Essas medições então são representadas em plantas de curvas de níveis.

São importantes para elaboração de projetos de construção civil para muitos tipos de obras. Permitem também os cálculos de cortes e cálculos de volume de aterro para serem realizados. Assim, é um levantamento muito importante para o desenvolvimento de uma obra.

Equipamentos para construção civil

Além dos elementos técnicos como os laudos e levantamentos, é importante também atentar-se para os equipamentos da construção civil.

Hoje, grande parte das máquinas e ferramentas são locadas, pois esta modalidade assegura disponibilidade imediata, garantias, suporte 24 horas e outras características.

Abaixo falaremos sobre alguns equipamentos disponíveis para a locação:

1. Andaimes

Os andaimes são importantes para o desenvolvimento das obras em locais altos, como a colocação de janelas, construção de telhados, calhas e outros.

Além da altura, os andaimes permitem que os trabalhos em altura sejam feitos também com segurança, com a instalação de guarda corpos.

Uma alternativa para os andaimes é o aluguel plataforma elevatoria preço. As plataformas elevatórias é pouco diferente dos andaimes, por serem mecanizados, e podem alcançar alturas maiores que os andaimes.

2. Betoneiras

Esse equipamento é uma das ferramentas mais usadas dentro de um canteiro de obra. Ela permite a mistura da argamassa e do concreto. Esse equipamento é mecânico e permite sempre a preparação das massas na obra de maneira rápida e eficiente.

3. Geradores de energia

Os geradores de energia são essenciais para uma obra pois assegura sua execução se houver problemas com a rede elétrica, ou então, em canteiros que não possuem a rede elétrica.

4. Caçamba de resíduos

Além das ferramentas operacionais, o aluguel de caçamba de entulho é essencial para limpeza do ambiente de obra. Um ambiente de obra limpo permite que ocorra menos acidentes e que tenha qualidade em todos os processos.

Assim, vimos que uma obra é composta por muitos elementos, e cada elemento é importante para que o projeto seja executado de forma correta, plena e eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *