Conhecendo mais sobre os serviços prestados por construtoras

Uma construção, independentemente do porte e finalidade, envolve diferentes etapas a serem atendidas de forma cautelosa, como o gerenciamento de prazos e recursos, mão de obra, controle financeiro, detalhes estruturais, entre outras possibilidades.

Por esse motivo, sem o suporte profissional adequado, é possível ter maior complexidade ao longo da obra.

É neste contexto que uma construtora de confiança pode fazer toda a diferença, proporcionando assim benefícios variados para os clientes, como otimização dos recursos, economia e maior segurança na qualidade dos serviços realizados, ou seja, todo o processo é favorecido de forma geral.

Um atividade muito visada em algumas obras e que pode ser melhor desempenhada com o suporte de uma construtora, principalmente no que diz respeito à organização é o levantamento topográfico.

Afinal, antes de dar início a qualquer tipo de planejamento, é indispensável conhecer as condições e dimensões do terreno.

A área de topografia estuda justamente a situação do terreno, além de envolver também acidentes geográficos. O mais interessante é que diferentes informações podem ser obtidas e muitas vezes são decisivas, como a localização de elementos que são estranhos à obra, por exemplo:

  • Árvores;
  • Rochas;
  • Pavimentações antigas;
  • Lagos.

Essa é uma maneira de determinar o lugar mais adequado para a realização da obra, além de planejar os serviços que serão necessários para a execução, como transplantes de árvores, preparo de terreno por meio da terraplanagem, entre outras possibilidades.

Quem realiza todo o processo deste levantamento é o topógrafo, produzindo também uma planta que apresenta a posição dos elementos.

Essa planta topográfica é de grande importância para situar a obra do terreno, enquanto isso, o profissional também é indispensável para a execução e acompanhamento dos processos, principalmente para averiguar se a execução está ocorrendo de forma adequada e em especial, alinhada, pois o deslocamento de estruturas deve ser sempre avaliado de forma cautelosa.

O que é prova de carga estática?

A prova de carga estática é imprescindível para assegurar aplicações adequadas das estacas nas construção, como a da estaca raiz, que é crucial para garantir a estabilidade da obra.

Além disso, é preciso considerar que cada estaca é previamente calculada para que possa suportar as cargas originadas da construção, como as forças transversais, de compressão e de tração.

O processo consiste no uso de uma força na área da cabeça da estaca e no monitoramento do efeito que tal força provoca. A realização desse processo permite identificar os esforços máximos que são suportados pela estrutura antes de apresentar qualquer tipo de fratura.

Naturalmente, é indispensável que as cargas suportadas pelas estacas sejam superiores às que são admissíveis pela construção.

O tipo de ensaio que é comumente realizado abrange a aplicação de carregamentos de compressão, em estágios com característica crescente e no decorrer do teste, os deslocamentos correspondentes são registrados.

Características da sondagem a percussão

A sondagem a percussão, também chamada de sondagem SPT, é uma forma de caracterizar o solo visado para corresponder a fundação de uma determinada construção. De forma mais precisa, é um método de reconhecimento do solo.

Para a sua realização, é necessário realizar a perfuração e a cravação de um amostrador-padrão por metragem do solo, estabelecendo informações como profundidade, composição predominante, entre outras características fundamentais para um bom planejamento da obra, como a posição do nível de lençol freático e a resistência apresentada.

No início, a instalação do equipamento é realizada, como uma cavadeira manual ou um trado concha, que é aplicado para obter uma amostra do primeiro metro do solo com a perfuração.

A partir do segundo metro, o tipo de procedimento é diferente, pois conta com o amostrador padrão que é situado em um conjunto de hastes do equipamento.

O tipo de método empregado pode variar, mas, normalmente, um martelo é erguido em uma altura razoável, cerca de 75 cm com o suporte de uma corda de sisal deixando o equipamento cair no amostrados padrão.

Há repetição até o momento em que o amostrador penetrar cerca de 45 cm, sendo que a cada 15 cm o número de golpes do martelo é contado para alcançar determinada profundidade.

Além de serviços como esse que são voltados para a identificação do tipo de solo, naturalmente, nas obras outras atividades são realizadas e é imprescindível que para cada uma delas, profissionais de confiança sejam encarregados dos processos.

Por meio de uma construtora, é possível obter este suporte e ter mais segurança nos serviços desempenhados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *