Confira os cuidados necessários com o porcelanato

Sendo um dos revestimentos mais utilizados nas residências modernas, o porcelanato geralmente é escolhido pelo requinte e amplitude que traz ao ambiente.

Podendo ser utilizado tanto em áreas internas, quanto externas, dando um acabamento perfeito.

Além disso, o porcelanato é um piso de fácil higienização, bastando varrer com uma vassoura de pelo e passar um pano úmido com detergente neutro e água.

Outro dado interessante, é a versatilidade em que o piso se apresenta, nos mais diferentes tamanhos, cores e acabamentos, adaptando-se ao seu projeto.

E mesmo que possa parecer frágil, saiba que o porcelanato é um piso muito resistentes e com ótima durabilidade.

Confira as principais vantagens:

  • Apresenta baixa absorção de água;
  • Pode ser reposto facilmente;
  • Deixa o ambiente mais sofisticado;
  • Pode ser usado em diferentes ambientes.

Tipos de porcelanato

No mercado, há diferentes tipos de porcelanatos, com acabamentos que podem combinar com diferentes cômodos da sua residência.

Um deles é o porcelanato rústico, sendo muito usado em ambientes externos, como por exemplo, lavanderia, varandas, jardins e áreas de piscina, devido ao fato de ser antiderrapante.

Outro modelo é o porcelanato acetinado, que é fácil de limpar e caracterizado por ser fosco.

O diferencial deste tipo, é que não é riscado e nem manchado com facilidade, assim, é mais resistente que o porcelanato polido.

Este modelo é ideal para banheiros, áreas gourmet, salões de festa e garagens.

No entanto, o mais utilizado, especialmente pelo requinte, é o porcelanato polido, que possui textura lisa e brilhante.

Ele pode ser usado em diversas partes da casa, mas, é preciso ter cuidado, uma vez que este material é escorregadio e arranha com muita facilidade.

Polimento de porcelanato

Apesar de muito resistente, alguns modelos de porcelanato, como o polido, tem facilidade em riscar ou manchar, com alimentos, poeira ou bebidas.

Além disso, com o tempo, ele pode acabar perdendo o brilho. Assim, o polimento de porcelanato, é a solução indicada para revitalizá-lo.

Esse procedimento, deve ser feito por equipe especializada, que vai usar produtos e equipamentos certos, sem modificar a cor ou estrutura do revestimento.

Após fazer o polimento, a empresa aplica um produto específico, que irá proteger seu revestimento, evitando assim, que manchas se formem.

O polimento é importante, pois, é muito comum no cotidiano, que as pessoas manchem os pisos com ferrugem, cloro, gordura, vinho, café, sabão em pó ou, até mesmo, alvejante.

Mas, nem sempre essas manchas saem facilmente com água e detergente, sendo necessário o polimento de pisos.

Além disso, se você continuar higienizando-o adequadamente, o polimento pode durar mais de dois anos, com um revestimento brilhoso.

O processo de polimento é iniciado com a limpeza profunda do revestimento, utilizando-se de produtos que irão preparar para as próximas etapas.

Assim, de acordo com as características do produto, utiliza-se produtos diferenciados para o polimento.

Para fazer a aplicação, há um maquinário de polimentos, que será usado de acordo com a luminosidade, manchas e também para polir porcelanato riscado.

Agora, quem gosta de um ambiente aconchegante, pode investir no porcelanato de madeira. Este modelo, mesmo sendo em porcelanato, apresenta semelhança com a madeira tradicional.

O diferencial é a praticidade que o material oferece, especialmente em termos de limpeza, quando basta usar um pano úmido em água e detergente para mantê-lo sempre higienizado.

O porcelanato madeira pode também ser polido para garantir que fique livre de arranhões e manchas.

Da mesma forma, que o porcelanato, o granilite também pode ser polido.

Para quem não sabe, o revestimento é constituído de grânulos de minerais como, quartzo, calcário, granito e mármore, que são unidos a areia, água e outros materiais para conseguir a consistência correta.

Apesar de resistente, também é aconselhado fazer o polimento piso granilite.

Tipos de bordas

Os pisos de porcelanatos apresentam dois tipos diferentes de bordas, que podem ser retificado ou borda boleada.

O modelo de borda boleada precisa de mais espaço entre as peças, mesma característica de pisos tradicionais, por isso, é menos utilizado.

Assim, entre as bordas, o modelo mais utilizado é o porcelanato esmaltado retificado, que possui borda reta e por isso, pode deixar as peças mais próximas umas das outras, podendo ter 1mm de distância.

Deste modo, a separação das peças fica menos evidente, o que deixa um resultado mais bonito. Além disso, quanto maior as peças, menos evidente fica a separação entre elas.

O porcelanato é um piso muito bonito, que confere sofisticação em qualquer ambiente. No entanto, precisa de alguns cuidados, como o polimento, que o deixa sempre novo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *