Decoração: A chave para o exterior perfeito

Uma das melhores sensações que existe, é chegar em casa depois de um longo dia de trabalho. Imagine se, ao invés de entrar em casa, você parasse para admirar um belo jardim, uma fachada impecável, como é o caso de uma pintura externa de casas, um ambiente relaxante em meio ao caos da cidade.

O exterior de uma casa é a primeira impressão que se tem da mesma. Uma fachada bonita e bem cuidada, atrai os olhares de pedestres e agrada visitas, além de ser um ambiente prazeroso também para os moradores da casa.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para transformar o seu quintal em um cantinho zen.

Obtenha recomendações de especialistas

O primeiro passo para um quintal belo e aconchegante, é procurar uma empresa de reformas residenciais sp.

Geralmente procuradas para ambientes internos, elas oferecem os mais variados serviços para ambientes externos também.

Para quem deseja reformar o ambiente externo de sua casa, uma boa mão de obra é fundamental.

Como a estética é uma parte extremamente importante do processo, é também aconselhável consultar um profissional de paisagismo, que poderá ajudar a escolher melhor cada detalhe de acordo com o seu espaço e orçamento.

Utilize as cores adequadas

A escolha das cores, é um dos pontos principais quando se pensa em exterior de casas. Uma combinação de cores pode ser clássica e romântica, como rosa champagne e branco, ou divertida e alegre, como tons de amarelo.

A pintura externa de casas, deve ser pensada junto com o tipo de ambiente que se quer ver, além do estilo próprio da construção.

Em casas mais rústicas, tons como marrom, creme e bege são indicados. Já em casas mais modernas, costumam ser utilizadas cores mais vivas, como azul.

Cores neutras, como off-white e branco, são clássicas e elegantes, e combinam com qualquer tipo de casa.

Cores fortes precisam ser escolhidas com cuidado, pois desbotam. É importante que a paleta de cores seja harmoniosa e que revele a personalidade e o gosto pessoal dos moradores. Pode-se consultar um pintor para a escolha da paleta de cores.

É preciso também escolher a tinta certa, pois o exterior da casa sofre muito dano, principalmente pelas mudanças climáticas.

As tintas acrílicas podem ser utilizadas em ambientes externos e internos, e possuem diferentes tipos de acabamento, podendo se adequar às necessidades do cliente.

Entretanto, as mais recomendadas são as tintas emborrachadas, pois são as mais resistentes aos danos causados por chuva e Sol, além de prevenirem o aparecimento de mofo e o desbotamento da cor.

Otimize a aparência de seu jardim

As plantas devem ser escolhidas pensando na localização. Verifique a incidência de raios solares, qualidade do solo, temperatura e outros fatores que podem influenciar o crescimento das plantas.

Pense também nos tipos de plantas que lhe agradam, na combinação de cores e no espaço que tem.

Plantas com cores frias fazem o jardim parecer maior, enquanto as que possuem cores quentes, deixam o lugar mais aconchegante.

Para espaços pequenos, as suculentas e os jardins verticais fazem sucesso. Trepadeiras e heras, são indicadas para espaços maiores porém, precisam de alguns cuidados especiais.

É preciso deixar espaço para as raízes, podá-las constantemente e colocar suportes de apoio. Procurar uma empresa de jardinagem é essencial nessa parte.

Mesmo que seja por um curto passeio, um caminho dá um charme a qualquer tipo de fronte.

Os caminhos são funcionais, além de bonitos: eles servem para que suas visitas possam admirar as plantas sem precisar pisar na grama.

Existem caminhos dos mais diversos materiais, os mais comuns, sendo pedra e madeira. Em grandes espaços, os caminhos podem contornar decorações, arranjos florais ou plantas de grande porte.

É preciso planejar bem os caminhos para que não fiquem muito próximos de plantas com espinhos. Outra dica é harmonizar os móveis e decorações com o estilo do ambiente.

Neste quesito, o DIY (sigla em inglês para “faça você mesmo”) está em alta. Alguns dos objetos de decoração e mobília mais usados são:

  • Vasos;
  • Esculturas;
  • Bancos;
  • Mesas;
  • Chafarizes;
  • Lagos artificial.

Entre os benefícios de um ambiente esteticamente agradável e conectado com a natureza, estão suas propriedades calmantes, concentradoras e inspiradoras.

Estar em um lugar belo e praticar jardinagem ajudam a combater estresse, ansiedade e depressão.

Uma pequena horta com vegetais e ervas, pode ajudar também no bolso, além de promover uma saúde melhor. Reformar uma fachada pode dar trabalho, mas o resultado final é uma sensação de paz inigualável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *