Decorando da maneira correta o seu banheiro

Um dos grandes benefícios de quem possui uma casa própria é a liberdade para reformar e decorar tudo de acordo com os seus gostos pessoais. É de um enorme prazer olhar para os ambientes de sua residência e perceber que tudo ali foi minimamente escolhido com muito carinho e dedicação.

É bem normal que os itens de decoração mais visualizados sejam relacionados à sala de estar, para os quartos ou, até mesmo, para a cozinha. No entanto, é importante pensar nas questões do banheiro.

Por se tratar de uma área com bastante umidade, é interessante garantir que todas as instalações sejam apropriadas para esse ambiente. Uma má estruturação pode prejudicar a aparência e o funcionamento do banheiro, de forma que deve haver um bom planejamento para esse cômodo.

Confira algumas dicas para decorar o seu banheiro de maneira bonita e, ao mesmo tempo, funcional!

Tenha um espelho

O que seria de um banheiro sem um bom espelho? Ele é essencial e extremamente funcional para a dinâmica dentro desse ambiente, pois ele irá a ajudar na questão da higienização pessoal: escovar os dentes e passar fio dental, por exemplo, são tarefas que são facilitadas.

Além disso, na hora de arrumar o cabelo ou passar maquiagem, ele também ajuda bastante.

Um espelho para banheiro, geralmente, tem tamanho de rosto e é colocado mais ou menos na altura dos ombros, acima da pia. Esse formato é o ideal para as atividades que são feitas dentro do banheiro.

Esse tamanho de espelho, normalmente, é usado quando ele está embutido em algum tipo de armário que guarda diversos utensílios, como escovas de dentes, pasta, fio dental, alguns remédios e produtos de beleza.

Ultimamente, porém, algumas pessoas têm abolido esses armários e investido em um espelho para banheiro grande, que ocupe toda a área acima da pia até quase o teto. Com esse formato é possível visualizar praticamente o corpo inteiro, principalmente a parte que fica da cintura para cima.

Escolha bem o box

A hora de tomar banho pode se tornar bastante problemática se não houver uma maneira apropriada para a contenção de água, pois ela pode vazar para o resto do banheiro, deixando-o todo molhado, escorregadio e facilitando o acúmulo de sujeiras. Os tipos de box são:

  • cortinas;

  • articulado;

  • de ângulo;

  • de correr;

  • de porta.

 

Embora uma solução rápida para evitar que toda essa água do chuveiro não se espalhe pelo resto do cômodo ao realizar os movimentos do banho seja a instalação de cortinas de abrir e fechar, essa é, de longe, uma das piores alternativas.

Um bom box para banheiro deve estar fixado no chão, de modo que a água não irá passar até o lado de fora, causando todos os problemas já citados. A alternativa mais econômica é a de portas sanfonadas que podem abrir e fechar facilmente, porém elas deixam uma estética não tão agradável no lugar.

Em geral, o ideal é que ele seja feito de vidro, pois dará um toque muito mais elegante e bonito para a decoração.

porta de vidro temperado de abrir irá facilitar a movimentação na hora de entrar e sair e, ainda, poderá fazer com que a transparência não seja tão evidente, para o caso de alguém entrar no banheiro enquanto você estiver tomando banho.

Também é importante pensar que, para banheiros menores, há a possibilidade de se instalar um box de banheiro pequeno. A falta de espaço pode atrapalhar, mas isso não impossibilita a instalação de um bom box. É preciso avaliar qual o espaço de recuo que você tem disponível e qual a melhor maneira de cercar essa área.

 

Garanta a proteção

 

O constante contato com a água e a umidade pode acabar prejudicando o material encontrado tanto nas paredes como no teto. Além disso, assim como em qualquer área da casa, é normal que exista certo desgaste com o passar de tempo.

É importante fazer o reboque desses desgastes, pois além de evitar que o banheiro fique com um aspecto acabado ou mal cuidado, a falta de manutenção pode prejudicar a alvenaria.

Durante o processo, é extremamente necessário fazer um serviço de impermeabilização de paredes rebocadas, para garantir que essa área receberá o mesmo tipo de impacto causado pela umidade que as outras.

Isso deve ser feito para evitar que o reboque estrague mais rapidamente e que apareçam infiltrações nas paredes e no teto, pois elas podem causar problemas ainda maiores a longo prazo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *