Dicas diferentes de decoração

Em uma casa ou construção, existem elementos que são mais do que apenas decoração. Agregam muitos benefícios e vantagens ao lar. Até porque, as pessoas estão em busca de um local confortável e agradável para viverem.

Um grande incômodo em uma casa pode ser o barulho dos vizinhos, necessitando de um isolamento acústico. Em outros casos, pode ser o calor excessivo, que aumenta a temperatura do lar, trazendo desconforto e aumentando a conta de luz, com o uso intenso de ventiladores e ar condicionando.

Mas, existem alguns materiais que podem amenizar ou simplesmente acabar com esses problemas. Ficou curioso? Confira nesse artigo!

A escolha da telha certa pode fazer toda a diferença

As telhas são elementos fundamentais em uma construção. Isso porque, elas contribuem para a proteção do local, principalmente dos fatores externos como raios solares, ventos intensos e chuvas.

Existem vários tipos de telhados, com suas especificidades que podem te ajudar a resolver o problema do barulho ou temperatura intensa.

Uma dessas telhas é a cerâmica, que é muito utilizada no país. Essa telha é considerada uma das coberturas mais antigas, servindo como isolante térmico, trazendo um ar de frescor ao ambiente.

Outro tipo de telha que pode ajudar é a telha de concreto, que apesar de ser recente nesse mercado, proporciona esse conforto na temperatura e ainda é considerado um material versátil, com vários formatos. Além disso, esse material absorve pouca água, o que aumenta sua resistência.

Outro material que pode ajudar é a telha de vidro. Apesar dela ajudar a entrada de luz do sol no ambiente, é possível optar por um tipo de vidro mais resistente, que filtre os raios ultravioletas, que são ruins para a saúde. Outra vantagem da telha de vidro é que ela pode ajudar na economia de luz e redução da conta de energia.

Outro destaque tanto para conforto térmico como isolamento acústico é a telha sanduiche. Essa telha é composta por poliuretano, isopor (EPS) ou lã.

Esse material apresenta alta resistência, evitando trocas de calor de forma constante e isolando em relação a barulhos. Isso pode melhorar o ambiente familiar, além de poder ser utilizado também em ambientes corporativos e industriais.

As telhas de policarbonato também são importantes por ajudar no controle dos raios ultravioleta, ajudando no controle de temperatura do local.

Ou seja, existem vários modelos no mercado, para suprir a necessidade do cliente. Existem outros destaques como por exemplo:

  • Telhas metálicas;
  • Telha ecológica;
  • Telha galvanizada;
  • Telha translucida;
  • Dentre outros modelos.

O isolamento térmico

Como citamos, o isolamento térmico é fundamental para uma casa, principalmente em ambientes mais úmidos e expostos ao sol. Por isso, uma manta termica para telhado pode te ajudar!

Essa manta é instalada nas telhas e em alguns casos, até na parte de dentro da casa, para ser um isolante tanto de temperatura como de poeira, por exemplo.

Ainda, a manta termica está disponível no mercado em variados tamanhos e espessuras. Esse material, além de ser impermeável, traz mais conforto para os moradores da casa.

O mais interessante é que o material consegue isolar do frio, durante o inverno e de um calor mais intenso, como é no caso do verão. Além disso, protege também de possíveis goteiras e infiltrações em outros locais da casa.

Essa manta pode ser utilizada não somente em residências, mas também em indústrias, setores agrícolas, evitando que o local superaqueça por conta do funcionamento intenso das máquinas.

Assim como protegem da alta temperatura, esse material ajuda também no isolamento acustico. Por isso, é muito importante investir nesse material para prolongar a vida útil dos materiais, em uma casa, além de trazer bem-estar e valor para o imóvel.

O uso de cortinas

Outro material que pode ajudar no isolamento térmico, é o uso de cortinas. Existem vários tipos delas, como por exemplo, as de tecido, feitas com linho ou algodão, os painéis, persiana, rolô ou romanas.

Mas, um modelo de cortina que merece destaque é a cortina de PVC. Esse material, além de ser fácil de instalar, garante uma proteção da entrada de luminosidade excessiva, servindo como uma barreira.

Além disso, por meio dela, é possível regular a entrada de luz no local, controlando assim a temperatura. Esse material apresenta-se também como um ótimo elemento decorativo, além ser um ótimo investimento pelo seu preço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *