Diferença dos pisos utilizados e seus benefícios

Os pisos industriais de concreto são elementos estruturais que têm a função de serem resistentes e de fazer a distribuição das cargas verticais originadas pelos carregamentos. É sobre o piso industrial epoxi que são realizadas as atividades de movimentação de cargas e de equipamentos.

É importante levar em consideração alguns fatores como quais os ataques físicos que ocasionalmente o piso vai sofrer, quais máquinas vão circular na superfície, qual é a temperatura do ambiente, além de fatores externos como chuvas, raios solares, entre outros para saber como deve ser feita a sua constituição.

O piso com resina epoxi é indicado para locais como:

  • Indústrias;
  • Estacionamentos;
  • Armazéns;
  • Supermercados;
  • Aeroportos;
  • Hospitais.

Existe no mercado uma variedade de pisos que também podem ser usados, como pisos de concreto simples, pisos de concreto estruturalmente armado, pisos de concreto protendido ou ainda pisos reforçados com fibras. Não é recomendado usar assoalho de madeira, por exemplo, nessas situações.

Para que serve a tinta epóxi

A tinta epoxi possui como principal característica ser resistente à umidade e também aos produtos químicos. Além disso, conta com durabilidade longa, mesmo no caso de locais em que constantemente são arrastadas máquinas, cargas pesadas e o fluxo de pessoas é intenso. Além disso, a tinta epoxi é fácil de ser limpado e também possui uma manutenção bem prática.

Os principais locais que, normalmente, são pintados por essa tinta epoxi são: estruturas metálicas, azulejos, cerâmicas, além de pisos, madeiras e ainda alvenarias.

A tinta epoxi tem proteção contra a umidade e também protege esses pisos e estruturas contra a infiltração da água.  A tinta epóxi preço varia conforme a marca da tinta.

A superfície pintada é lisa, fazendo com que a limpeza seja simples, podendo ser feita com água e sabão. Além disso, ela conserva o brilho por muito tempo.

Por incrível que pareça, esse tipo de tinta é tão resistente que suporta mais pressão do que uma laje de concreto de quatro polegadas de espessura. Ela também possui resistência à produtos químicos e ácidos.

Diferentemente desse tipo de piso e tinta, os pisos de madeira se tornam desgastados mais facilmente. Por isso, não devem ser usados nesses locais.

Em caso de manutenção e aplicação de resina, o primeiro passo é fazer a raspagem de tacos preço, que vai depender da metragem do piso.

O revestimento epóxi apresenta alta resistência química, além de boas propriedades mecânicas, tornando-o uma ótima alternativa para as aplicações diversas.

Esse revestimento forma uma capa única brilhante e que dura muito. É possível escolher sua cor e se ele vai ser liso ou antiderrapante.

Por ser de fácil instalação, é possível cobrir áreas extensas em um curto período de tempo, acelerando a obra ou a reforma.

Uma das suas desvantagens está no fato de que o piso epóxi risca e mancha de maneira fácil, ou seja, em locais com muito tráfego de máquinas e pessoas, pode ser necessária uma manutenção.

Ele tem um custo relativamente mais alto se comparado a outros pisos que são de cimento. É importante analisar tudo isso antes de optar pelo piso.

Pisos industriais

Os pisos para indústria são feitos de materiais que possuem alta tecnologia e uma alta resistência, pelo fato de que são instalados em superfícies que precisam de durabilidade contra desgastes, além proteção à corrosão e também mantendo a impermeabilização em toda a superfície.

Dessa forma, normalmente eles são feitos a base de poliuretano líquido que possui alta resistência. Esses tipos de piso conseguem suportar temperaturas muito variadas, que vão de trinta graus abaixo de zero até noventa graus Celsius.

Para realizar a instalação e aplicação adequada dos pisos para indústria é necessário levar em consideração, em um primeiro momento, o terreno e para que esse piso vai ser usado.

Para colocar os pisos industriais é preciso fazer uma adequação às características do concreto, além de se adequar esquemas de compactação da terra, ao nivelamento do solo, além do tipo de armadura, suas inclinações, e seu posicionamento adequado.

Por todos esses motivos citados acima, é fundamental contratar uma empresa especializada na instalação desses pisos, garantindo a segurança e a qualidade na instalação, além da durabilidade do piso.

É importante contar com profissionais capacitados e que possuam os equipamentos adequados para realizar a instalação de forma eficiente e ágil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *