Entenda o processo de demolição

Antes de começar de fato um processo de construção, a equipe de engenharia civil cria um projeto da casa, prédio ou empreendimento que será montado.

Esse projeto leva em conta, principalmente, a parte estrutural do imóvel, já que esse é um dos elementos fundamentais para que a obra tenha uma boa estrutura e seja resistente.

Mas, antes de começar uma obra de construção civil em si, é necessário realizar a limpeza do terreno. Em muitas ocasiões, no terreno existe um empreendimento já construído, como uma casa antiga ou prédio.

Com isso, é necessário realizar a demolição desse imóvel para assim fazer a limpeza do terreno e depois começar a construir. Quer entender melhor como funciona esse processo? Confira nesse artigo.

Como uma demolição é feita?

A construção civil, que é o setor responsável pelas construções, também possui a missão de realizar as demolições.

Muitas vezes, uma pessoa compra uma casa e deseja somente ter o terreno para construir um novo empreendimento e, com isso, torna-se necessário realizar a demolição.

Mas, esse processo realmente precisa ser feito por uma equipe profissional, direcionada por engenheiros civis, que possuam experiência com esse tipo de procedimento, como é o caso da contratação de uma empresa de demolição.

Se feito de forma errada, uma demolição pode se tornar um processo muito perigoso, principalmente para a vizinhança e funcionários que trabalharão na obra.

Por isso, para que esse procedimento dê certo, existe uma série de regras e normas que precisam ser respeitadas.

Primeiro passo é compreender que nada é demolido do dia para noite. É necessário realizar um projeto, um planejamento sobre o que será feito.

Para conseguir demolir e iniciar a obra de fato, a Prefeitura do seu município precisa autorizar esse procedimento. Essa autorização gerará um documento de liberação.

Após esse processo, existe todo um aparato no que se refere ao maquinário e até o tipo de explosivo que será utilizado.

É importante que exista um cuidado em relação à região ao redor do local que será demolido, para que ninguém se machuque. Como é um procedimento que gera bastante poeira e entulho, é importante que a vizinhança saiba do procedimento.

Nesse processo de contratação de máquinas, é fundamental verificar a qualidade e material. Geralmente, as escavadeiras estão muito presentes nesse processo pela sua resistência e usabilidade no recolhimento do entulho.

Para que esse procedimento seja feito com toda orientação possível e muita qualidade técnica, é importante realizar a contratação de uma Empresa de Demolição, que em muitos casos já conta com o maquinário necessário para realizar o procedimento.

Outra questão é que uma Demolidora em SP possui uma equipe técnica preparada, e conta com os aparatos técnicos como por exemplo, o isolamento da área e ainda os explosivos corretos para o procedimento.

Algumas dicas sobre como contratar uma boa empresa de demolição são as seguintes:

  • Busque orientação do engenheiro civil da obra;
  • Busque recomendações sobre a empresa, consulte;
  • Faça visitas à empresa para conhecer sobre o processo, a equipe e o maquinário;
  • Verifique mais de um orçamento.

Seguindo esses passos é bem provável que você consiga realizar uma demolição sem grandes problemas.

Demoliu, e agora?

Após a demolição, uma grande bagunça é formada e, por isso, chegou a hora de limpar o terreno e nivelá-lo.

Para que essa limpeza e nivelamento sejam feitos, ocorre o procedimento chamado de terraplanagem. Esse processo é realizado com o auxílio de máquinas como a retroescavadeira.

Essa máquina é muito utilizada em uma obra de construção civil exatamente pela sua força e resistência. Ela consegue recolher e transportar grandes quantidades de terra e entulho, além de contribuir para o nivelamento do terreno.

Como também, a depender do tamanho do local e estrutura, a própria retroescavadeira pode realizar a demolição, por exemplo, de paredes e colunas, além de criar buracos que receberão a tubulação do imóvel.

O terreno precisa estar nivelado para evitar problemas estruturais. O processo pode retirar a quantidade de terra em excesso ou acrescentar em locais onde existe carência.

Além do uso da retroescavadeira, outras máquinas podem ser utilizadas como a própria escavadeira e rolo compactador de solo.

Para que o serviço seja feito de forma profissional, vale a pena consultar uma Empresa de Terraplanagem SP, que será composta por uma equipe que sabe realizar o manuseio dessas máquinas de forma segura.