Equipamentos de combate a incêndio e licenças

Construir ou reformar, e até mesmo fazer a instalação de alguma empresa em prédios, demanda muito planejamento e conhecimento burocrático, principalmente para dar conta de todos os processos de combate a incêndio.

Entre esses processos estão as chamadas vistorias do Corpo de Bombeiros.

A vistoria do Corpo de Bombeiros serve para verificar se sua obra, construção ou então instalação está dentro das normas, e se o local contém um projeto técnico de combate ao incêndio bem estruturado e detalhado.

Sem isso, o Corpo de Bombeiros não consegue expedir o chamado AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros ou o CLCB – Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros, e então sua obra pode ser interditada.

O que é o AVCB?

AVCB significa Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros que é emitida pelo Estado de São Paulo, em alguns lugares essa nomenclatura pode ser diferente.

O AVCB SP nada mais é então que um certificado emitido pelo Corpo de Bombeiros da polícia militar e que atesta que o prédio, a construção e até mesmo a casa, está, no dia da vistoria, com todos os equipamentos, medidas e também as instalações e sinalizações de incêndio em cumprimento a todas as normas.

Além do AVCB, existe também o CLCB que significa Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros, e assim como o AVCB, ele atesta que as edificações, no momento das vistorias, estão atendendo todas as medidas, instalações de combate ao incêndio, podendo começar as atividades de trabalho.

Esses documentos podem ser consultadas pela internet, no site do bombeiro de sua região. Dessa forma, há o AVCB consulta é ideal para que a pessoa que solicitou a auto vistoria possa consultar o processo de solicitação.

Equipamentos de combate ao incêndio

O AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro é o resultado final de um processo que as indústrias, casas e comércios precisam fazer, principalmente se tratando dos projetos técnicos.

Os projetos técnicos, nada mais são que planejamentos de sistemas de combate ao incêndio. Todo esse processo é importante, afinal você está lidando com uma estrutura grande.

Assim, é preciso antes de emitir o AVCB, saber quais são os equipamentos essenciais para o combate ao incêndio e enquadrar esses equipamentos nos planejamento técnico.

Ter equipamentos de combate ao incêndio adequados, permite que quando houver algum foco de incêndio, o trabalho dos bombeiros e também dos brigadistas das empresas sejam mais efetivos.

Principais equipamentos de combate ao incêndio

Podemos citar como equipamentos de combate ao incêndio:

  • Detector de alarme e incêndio;
  • Porta corta-fogo;
  • Mangueira de incêndio;
  • Extintores.

Os detectores de alarme e incêndio são de grande importância para a prevenção de incêndio. Isso acontece, porque eles são responsáveis por avisar sobre situações de emergência.

Quando há fumaça, temperatura e calor, os alarmes são acionados, avisando assim as pessoas que estão ali para fazer a rota de fuga, permitindo que elas sejam salvas.

As portas corta-fogo estão presentes nas saídas das escadas e nas saídas dos estádios que são formadas e construídas em aço galvanizado.

Essas portas possuem um núcleo isolante térmico e acústico de grande resistência às chamas. O objetivo principal dessa porta é fazer com que a passagem do fogo não passe de um lugar para outro. Isso permite isolar as chamas e garantir que as pessoas consigam sair em segurança do local.

As mangueiras de incêndio são indispensáveis para as brigadas de incêndio. São colocadas nos prédios e também pela equipe do Corpo de Bombeiros.

São fabricadas também pelas empresas de extintores de incêndio. Essas mangueiras são revestidas de poliéster e o interior dessas mangueiras possui um composto de borracha sintética vulcanizada.

Por fim, temos o principal tipo de equipamento de combate ao incêndio, que são encontrados em diversos tamanhos e lugares, casas, apartamentos e automóveis, que são os extintores.

Os extintores de incêndio são indispensáveis, eles são cilindros de alta pressão, que podem ser extintores de água, pó ou então espuma, dependendo do tipo de incêndio. São equipamentos de fácil manuseio, que ajudam no combate aos focos de incêndio, evitando danos e ajudando salvar vidas.

Assim, os equipamentos de combate ao incêndio são importantes para as construções e também para que sua obra tenha o AVCB para o começo das atividades laborais.