Equipamentos e materiais que compõem uma obra

Na realização de uma obra, é devidamente necessário o uso de uma série itens diferentes cada um deles responsável em realizar algum procedimento para que a obra possa se desenvolver.

São muitos materiais que fazem parte deste espectro, e cada um deles funcionam de modo a completar a função uns dos outros e assim poder formar algo funcional e com a devida qualidade que se espera.

Sendo assim, é importante que ao desejar realizar uma construção, que se tenha em mente a importância de alguns materiais, conhecendo melhor a aplicação deles e junto a isso, quais os benefícios cada um dos tipos tem a agregar para a construção no momento de sua finalização.

De todo o modo, conhecer mais sobre os equipamentos e materiais que compõe uma obra, é a garantia de entender melhor o que se passa no canteiro.

Podendo assim, analisar com precisão, aspectos de ordem funcional, podendo analisar a qualidade de cada um dos itens, a necessidade de troca dos mesmos, se houve uma boa adequação e dentre outros itens.

Para que você possa conhecer mais sobre itens que potencialmente você venha a utilizar no âmbito da sua obra, nós elaboramos este texto com algumas informações relevantes acerca de alguns itens em específico, de modo que você possa entender melhor o funcionamento, a constituição e as vantagens que possuem cada um deles.

Desta forma, aconselho e convido-lhe que permaneça junto comigo e venha compreender melhor os detalhes e pormenores que existem na utilização de alguns materiais em específico.

Vergalhão de aço

Basicamente, o Vergalhão de aço preço é muito justo em relação ao desempenho deste item. Basicamente, é uma barra de aço que é devidamente utilizada no âmbito da construção civil, para que assim se possa reforçar estruturas de concreto diversas, como:

  • Pilares;

  • Vigas;

  • Lajes;

  • Fundações.

Desta forma, o vergalhão pode ser utilizado como barra longitudinal ou mesmo em sua forma dobrada, sendo aplicado, logicamente, conforme a demanda que a obra pede.

Ele pode variar de tamanho e de espessura, sendo normalmente comprado em barras de 12 metros, porém, pode-se encontrá-lo em barras de 3, 6 ou até mesmo 18 metros, com diâmetros que variam entre 2,4mm e 40mm.

O vergalhão de aço é um item que possui uma superfície nervurada, esa que garante uma alta aderência ao concreto, trazendo estabilidade e segurança para a obra.

Para que se possa obtê-lo é necessário ocorrer um processo de laminação a quente de tarugos de lingotamento contínuo.

Viga armada

Mediante o avanço de toda a tecnologia, os benefícios alcançados no âmbito da construção civil foram muitos.

Muitos desses processos puderam ser desenvolvidos em um tempo menor, fazendo com que seja necessário o envolvimento de pouca mão de obra humana, e sendo assim, acarretou diretamente na diminuição dos gastos envolvidos.

E se estamos falando em construções, não podemos esquecer das vigas.

Viga armada faz parte da estrutura de concreto armado que dá à edificação, a sustentação eficiente. Ela fica apoiada nas colunas e acima das paredes.

Para que se entenda, as vigas são, basicamente, blocos retangulares que são feitos em concreto armado, esa que possuem as dimensões corretas para que possam suportar o peso exercido pelas lajes e colunas.

Normalmente, a via possui a mesma largura da parede sem o revestimento, e dado isso, fica escondida após a realização do término da obra.

A importância da viga armada no projeto estrutural é muito grande, e a sua resistência irá variar conforme for a sua altura. Quanto mais alta a viga, mas resistente ela será.

Plataforma tesoura

A plataforma elevatória tesoura, que também tem o nome de aérea tesoura, é um dos modelos mais conhecidos nesse específico segmento de equipamentos de trabalhos em alturas.

Sendo assim, há modelos elétricos da Plataforma tesoura, havendo também o modelo a combustão, sendo cada uma delas indicada para um tipo específico de terreno.

Se o trabalho a ser realizado for num terreno nivelado, em ambiente fechado e que possua um fácil acesso à eletricidade, o modelo a base de energia elétrica é mais aconselhado.

Porém, em casos de terreno a céu aberto, com uma superfície desnivelada o modelo de plataforma tesoura mais indicado tende a ser o do tipo a combustão.

Deve se saber também que quanto mais larga for a plataforma, maior será a sua capacidade de carga, e em relação ao seu alcance, se comparada com outros tipos de plataformas aéreas, existem modelos que atingem de 8 a 15 metros.