Estruturas elétricas em uma residência

No processo de construção de uma casa, a parte elétrica é uma das mais importantes, pois ela precisa ser feita de forma eficiente e com qualidade, para evitar problemas na fiação, danos aos equipamentos ou ainda incidentes como incêndios.

Existem equipamentos que, independentemente do tipo, de porte ou estrutura são obrigatórios em um lar. Entre eles estão:

  1. Disjuntor: equipamento fundamental para diagnosticar quando a corrente elétrica é superior do que o ambiente suporta, a ponto de ocasionar um curto-circuito e uma futura explosão. Por isso, o disjuntor tem a função de proteger a instalação elétrica;
  2. Interruptor: É o equipamento para ligar e desligar a luz, muito utilizado na casa. O interruptor também está no painel de comando elétrico da casa;
  3. Cabeamento e fiação: é por meio dos cabos e fiação que a energia elétrica chega nos lares. É importante que eles estejam bem fixados e que este trabalho seja feito por uma equipe profissional em cabeamento. Isso porque uma má instalação pode ocasionar em falhas graves na fiação, gerando até um princípio de incêndio;
  4. Lâmpadas e tomadas: são elementos presentes nas casas, a lâmpada para refletir a luz gerada e as tomadas para conectar a eletricidade ao eletrodoméstico;
  5. Inversor de frequencia: é um dispositivo que transforma a corrente elétrica alternada em corrente elétrica variável, com controle da potência de acordo com a variação entregue pela rede distribuidora de energia. Este é um elemento considerado muito eficiente e com baixo custo de instalação.

Outro elemento muito utilizado em uma residência é o Transformador de energia. Este equipamento reduz a tensão de energia que vem das usinas elétricas e distribuem para rede.

Ao chegar na residência, que também tem um transformador, ele pega a corrente elétrica (que ainda chega elevada) e a reduz à capacidade do eletrodoméstico, geralmente nas voltagens de 110V ou 220V.

Instalação da Energia solar: sustentabilidade e economia para sua casa

A energia solar vem do sol, sendo uma fonte natural e renovável.

Atualmente, a energia elétrica que chega na casa da maioria dos brasileiros vem de hidrelétricas, que utilizam a força da água para produzir eletricidade. No entanto, essa fonte não é renovável.

Vale destacar neste ponto que o Brasil tem um grande potencial para energia solar nas residências devido ao clima. Por isso, este investimento vale a pena.

Confira os benefícios de contar com a energia solar na lista a seguir:

  • Economia na conta de luz;
  • A energia solar é uma fonte renovável e preserva o ambiente;
  • Ela oferece excelente custo-benefício;
  • Seu imóvel fica mais valorizado economicamente;
  • Este tipo de instalação é considerada viável;
  • O cliente tem baixo custo com instalação e manutenção.

Para que esta energia seja instalada, um técnico realiza uma visita em sua casa para verificar o espaço, além de solicitar junto à distribuidora de energia da sua cidade a liberação para a instalação.

Nesse processo, será necessário colocar um painel solar. Basicamente, ele é composto por várias células fotovoltaicas que produzirão a energia por meio da absorção da luz do sol.

Este painel solar pode gerar energia para os mais variados pontos da casa como um Painel solar para chuveiro, que pode deixar a água bem aquecida.

Além disso ele fornece eletricidade para o quarto, cozinha, sala e áreas externas. Mais ainda, a energia solar é armazenada durante o dia, assim, a noite você consegue ter energia elétrica em sua residência.

Além da eletricidade, outros sistemas da casa merecem uma atenção especial. Estamos falando do sistema de escoamento de água.

Sistema de escoamento de água: eficiência e praticidade

O telhado da casa geralmente vem equipado com algumas calhas e até o tipo de telha pode ajudar a escoar a água da chuva.

Além das calhas, existem outros materiais que contribuem para o escoamento eficiente da água. Por exemplo, a Grelha flexível é considerado um material durável e resistente, que pode ser instalada tanto em residências como em centros comerciais.

Semelhante a ela, mas apenas com modelo diferenciado, existe a grelha articulada, que também permite o escoamento de água, bloqueando a passagens de objetos e folhas que possam a vir entupir o sistema de escoamento.

Vale mencionar que uma falta neste sistema pode causar vazamentos, entupimentos e transtornos.

Outro elemento importante no sistema de escoamento, além da grelha articulada, é o ralo para quintal.

Desse modo, ele precisa estar funcionando corretamente, pois, este objeto tão simples tem a função de facilitar o deslocamento da água já utilizada para o cano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *