Conheça um pouco sobre o funcionamento de reservatórios de água

Atualmente, cerca de 70% da superfície terrestre é água, uma vez que apenas 3% do montante são próprios para consumo.

No entanto, esse percentual pode ser ainda mais reduzido, tendo em vista que a agua potavel precisa ser tratada.

Por essa razão, a maioria das famílias brasileiras conta com reservatórios de água, mais conhecidos como caixa d’água.

Por conta disso, preparamos este conteúdo para que você conheça um pouco sobre os tipos de reservatórios de água, como o reservatório de fibra de vidro, por exemplo.

Continue com a leitura e confira os principais detalhes.

Tipos e usabilidade dos reservatórios

Os reservatórios de água são uma mão na roda para qualquer família, uma vez que não precisa depender o tempo todo da água da rua, no caso.

Geralmente, as empresas de abastecimento pecam no serviço, deixando que falte o líquido para as residências e estabelecimentos.

Neste sentido, quanto maior a caixa de agua, melhor para o local. No entanto, outras variáveis têm função primordial para a escolha do reservatório, como material, tamanho e higienização.

Além do mais, dependendo do objetivo da obra, a caixa de água pode ter papel fundamental na arquitetura e decoração de um edifício.

Abaixo, segue uma lista completa sobre os principais modelos de reservatórios, usados em capas e edifícios.

Caixa de água inox

Este modelo conta com grande resistência proporcionada pelo metal inoxidável, uma vez que também oferece água fresca por muito mais tempo.

Isso acontece porque a condução do calor no inox é quase que inexiste, garantindo o frescor da água.

Além disso, cabe destacar que o serviço de impermeabilização de reservatório de água potável é um procedimento imprescindível, para que a qualidade e vida útil do equipamento sejam garantidas.

Cabe ainda destacar que o inox faz com que a limpeza da caixa seja facilitada, o que proporciona mais comodidade e praticidade para o responsável pelo objeto.

Veja algumas das vantagens desse tipo de reservatório:

  • Mais resistência;
  • Qualidade de potabilidade;
  • Água fresca por muito mais tempo;
  • Fácil instalação;
  • Diversas capacidades de armazenamento;
  • Possibilidade de decoração.

Vale salientar que o maior destaque do modelo é a qualidade estética, que chama muita atenção, principalmente em residências.

Outra característica que cabe salientar é que a caixa d’água de inox é 100% reciclável, a tornando um objeto sustentável.

O material é leve e costuma a ser vendido com os furos já feitos. Para preservar esse tipo de caixa d’água, além da impermeabilização, o recomendado é fazer a instalação na posição horizontal, o que evita possíveis avarias.

Reservatório de polietileno

Em poucas palavras, o polietileno é conhecido por ser uma espécie de plástico super resistente, além de ser muito consumido em todo o mundo.

O grande diferencial do reservatório composto pelo material é a leveza e proteção contra raios solares.

Este equipamento é muito resistente ao transporte, uma vez que é utilizado em transporte de água Potável em São Paulo, oferecendo mais segurança e qualidade durante a locomoção.

Mas, é preciso tomar cuidado com fortes impactos e perfurações no objeto. No mais, a instalação dispensa parafusos e porcas, e o fechamento deve ocorrer sob pressão.

Caixa d’água de poliéster reforçado

Este tipo de reservatório é feito sob medida, pois o material é fabricado em partes encaixáveis, por meio de resinas de poliéster reforçado, assim como fibra de vidro.

Grande parte dos reservatórios urbanos é feito com esse material devido à adequação do tanque ao espaço disponível para ser instalado.

Geralmente, empresas e grandes edifícios usam este tipo de reservatório, que suporta até 500 mil litros de água.

Fibra de vidro

Este tipo de reservatório é para grande capacidade de armazenamento, assim como o de poliéster reforçado, do exemplo anterior.

Cabe destacar que o mesmo material também é usado na confecção de piscinas, onde resina e fibra de vidro são misturadas.

O produto é bem leve e fácil de instalar, no entanto, não resiste aos grandes impactos ocasionados por perfurações.

A tampa, por sua vez, deve ser parafusada devidamente, para que não haja vazamentos. Neste caso, a impermeabilização deve ser feita.

Este tipo de reservatório é o mais vendido do Brasil.

Afinal, qual o tamanho de caixa d’água ideal?

Para finalizar este artigo, é preciso ter em mente que o ideal vai depender do objetivo da obra.

Assim como já foi mencionado antes, para edifícios e estabelecimentos maiores, o recomendado é fazer uso de reservatórios maiores.

Para residências que habitam 3 pessoas, por exemplo, o ideal é optar por uma caixa d’água mais robusta, de no mínimo 450 L.

No entanto, a usabilidade também vai ser um fator a ser levado em consideração.

No mais, pesquisar e buscar pela melhor marca atrelado ao custo benefício é o que deve ser feito, para garantir segurança e praticidade no uso do reservatório de água.