Modelos de Plataforma de acessibilidade: veja qual modelo usar

Se você planeja realizar uma construção que terá livre acesso ao público, lojas, edifícios residenciais, bancos e afins, precisa estar sempre ciente sobre a necessidade de promover acessibilidade a pessoas com deficiência física.

Esse é um tópico importante do projeto que precisa estar incluído. Pessoas com deficiência física têm seu direito a acessibilidade garantido por lei.

No caso de dúvidas, basta acessar os artigos da Lei Nª 10.098, de 19 de dezembro 2000, na página oficial no Palácio do Planalto.

Neste artigo, você terá informações necessários sobre alguns tipos tamanhos e modelos de plataforma de acessibilidade preço e dimensões mais utilizadas e que precisam estar presentes em construções para promoção de integração social e acessibilidade de pessoas com deficiência.

Algumas marcas são encontradas na internet. Porém, exemplificaremos alguns modelos para ajudar na escolha.

Os elevadores e as plataformas oferecem diversas vantagens, entre elas:

  • Inclusão de Pessoas com Deficiência;
  • Conformidade com a lei;
  • Promoção da diversidade;
  • Em caso de comércios, o espaço vira referência para os clientes.

Veja, abaixo, algumas informações sobre tamanhos e formatos antes de escolher pelo modelo ideal para sua construção.

Plataformas

Existem opções de Plataforma elevatória acessibilidade de diferentes dimensões e tamanhos, porém uma plataforma padrão com capacidade de 250kg, para ser usada a uma altura de 2m e uma cabine de medidas de 0,8m x 1,4m, é suficiente para um cadeirante mais um acompanhante.

Além de precisar ter um espaço mínimo para garantir que essa instalação possa ser feita, o modelo de Plataforma de acessibilidade pode ser instalado na maioria dos modelos existentes para escadas mesmo em curvas .São as indicadas para residenciais e comércios.

Elevadores automotivos

O Elevador Automotivo é uma das maneiras de adaptar veículos para trazer acessibilidade e independência ás pessoas com deficiência física. São aparelhos utilizados para ajudá-las a entrar no carro.

Com o advento da internet se tornou mais fácil pesquisar para encontrar e escolher modelos e marcas que melhor atendem às necessidades.

Porém existem outras adaptações veiculares, que atendem a diversas necessidades. Mas os preços de elevadores veiculares não variam muito. Esses equipamentos custam entre R$ 8.000,00 a R$ 10.000,00, em média, mesmo em diferentes fabricantes.

Elevadores comuns

Em situações cotidianas normais, elevadores comuns, como os utilizados em prédios residenciais, também são plenamente capazes de satisfazer a necessidade de acessibilidade de uma pessoa com deficiência física.

Hoje em dia, boa parte dos prédios públicos contam com os paramentos necessários para atender aos deficientes físicos, desde a aprovação das leis de acessibilidade.

Meios de transporte também estão se adaptando às necessidade especiais de pessoas com deficiência, com plataformas elevatórias, operadas pelo motorista, para acessar o ônibus.

Os motoristas recebem treinamento especial para aprender a operar o sistema e ajudar pessoas com deficiência. Além disso, há espaços reservados nos transportes públicos para cadeirantes, bem como para pessoas cegas com seus cães-guia.

A ideia original por trás do constante desenvolvimento de tecnologias variadas para atender às pessoas com deficiência visa a fazer com que elas vençam barreiras físicas em vias públicas promovendo acessibilidade e facilitando o dia a dia.

Shoppings, galerias e ambientes comerciais já estão plenamente adaptados para a circulação de pessoas com dificuldades de mobilidade.

Cadeiras Elevatórias

Um fato interessante sobre segurança e acessibilidade é que não existem plataformas elevatórias para atender somente pessoas com deficiência física.

A obrigatoriedade de enfrentar longas escadarias, por exemplo, pode se tornar uma tarefa penosa para os idosos por causa da limitação dos movimentos naturais, que surgem com a idade.

Em algumas casas grandes, onde há idosos morando com a família, alguns optam por instalar modelos diversificados de plataformas em escadas, para evitar acidentes.

Esses modelos também são chamados de Cadeiras Elevatórias. O objetivo de instalar esse tipo de modelo em residências é proporcionar mais segurança e conforto, principalmente aos mais velhos.

Assim, evitando acidentes em escadas e proporcionando acessibilidade, muitos optam por fazer essa adaptação em casas para garantir a mobilidade e independência de pessoas idosas.

Qualquer que seja o objetivo da instalação de uma plataforma de acessibilidade, o importante é buscar a orientação e o suporte profissional com quem entende do assunto.

Não se arrisque a tentar fazer trabalho improvisado sozinho ou com pessoas não capacitadas nem treinadas para lidar com esse tipo específico de tecnologia. Trabalhar com profissionais experientes no ramos é garantia de segurança. Lembre-se disso!