Motivos para ter uma piscina mesmo em pequenos espaços

Por mais que o Brasil seja um país de dimensões continentais, boa parte de seu território está localizado dentro de uma zona de clima tropical. Consequentemente, o calor impera durante boa parte do ano. Felizmente, a temperatura intensa tem uma solução simples: um banho de piscina.

Seja de plástico ou de concreto, a piscina é a maneira perfeita de se refrescar em um dia abafado e ensolarado. Por conta disso, muitas pessoas investem na instalação de uma estrutura particular em sua casa, seja para se refrescar ou para receber amigos e família.

O problema é que, independentemente do modelo escolhido, o investimento necessário para o trabalho é considerável.

Afinal, além dos materiais para a construção propriamente dita, é preciso considerar os valores referentes à contratação de mão-de-obra qualificada (tanto para o projeto quanto para a execução) e as demais intervenções que serão necessárias no espaço, como a manipulação das instalações elétricas e hidráulicas.

Ainda assim, especialistas apontam que os benefícios proporcionados por ela, mesmo que seja apenas uma piscina pequena, fazem com que o investimento compense. Confira algumas de suas vantagens a seguir:

Valorização do imóvel

Dependendo da atitude dos proprietários, comprar um imóvel pode ser um investimento. A ideia de muitos é comprar uma casa ou apartamento, fazer melhorias que aumentem o seu valor e, depois de algum tempo, vendê-lo por uma quantia maior do que a que foi necessária para comprar.

Nesse caso, a construção de uma piscina fibra ou de concreto é uma dessas intervenções que tendem a tornar o imóvel mais atrativo, e, consequentemente, mais valioso.

O motivo por trás disso é que todas as vantagens proporcionadas por essa estrutura são muito populares entre o público em geral, aumentando as chances de que a unidade seja comprada ou alugada mais rapidamente.

Criação de um espaço de socialização

Além de servir como uma espécie de refúgio depois de um dia estressante de trabalho, uma casa também serve como ponto de socialização. Afinal de contas, quem não gosta de passar bons momentos junto à família e aos amigos?

Por mais que o ambiente em que essas reuniões aconteçam costume ser a sala, nada impede que o imóvel também conte com um espaço de reunião externo, como o jardim.

Nesse caso, as piscinas são um elemento que faz com que eles assumam essa característica. Para isso é possível, por exemplo, que as crianças fiquem entretidas em uma piscina infantil enquanto os adultos conversam, ou mesmo fiquem em uma estrutura adequada para eles.

Caso a ideia seja transformar esse espaço em um ponto social da casa, também é interessante contar com alguns itens básicos para isso, tais como:

  • Mesas;

  • Cadeiras;

  • Espreguiçadeiras;

  • Guarda-sóis.

Deste modo, as pessoas podem se reunir com todo o conforto, em um local extremamente convidativo.

Ela atua como elemento decorativo

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, uma piscina de vinil ou de concreto não é um item meramente funcional, pois dependendo da maneira como ela for projetada, há a possibilidade de que a estrutura se transforme em um elemento decorativo no local.

Contudo, para que isso seja possível, é preciso investir em elementos que a tornem diferenciada, como azulejos com bom acabamento e uma iluminação bem projetada.

Felizmente, é possível delegar essa tarefa ao arquiteto ou engenheiro responsável pelo projeto, que elaborará um design compatível com o orçamento disponível para a obra.

Uma maneira interessante de unir os benefícios dessa estrutura com um efeito estético positivo é a piscina elevada. Como o próprio nome diz, ela não fica soterrada no solo, como as tradicionais, mas elevada acima dele, dentro de uma estrutura elaborada especificamente para tal.

Novamente, caso haja interesse nesse estilo, isso deve ser comunicado ao profissional responsável pelo projeto.

Mais segurança e higiene

Como os procedimentos para a construção de piscinas exigem um investimento alto de tempo e de dinheiro, muitas pessoas se contentam em usar estruturas públicas, como as de clubes e hotéis.

Por mais que o valor necessário para a sua utilização realmente seja mais baixo, as condições de higiene podem deixar a desejar, o que pode causar a transmissão de doenças.

Por outro lado, quando a piscina é particular, os próprios donos se encarregam de tratar a água e garantir que ela seja pura e livre de impurezas. Consequentemente, ela se torna mais segura para banhistas.