Movimentação de terra: Aprenda a preparar o terreno para as obras

Quando as pessoas têm a ideia de construir alguma instalação, sendo comércios, indústrias ou residências, não pensam na preparação que a terra e o terreno devem receber para a devida construção, e acabam, por vezes, tendo uma construção mal feita por não saberem os passos essenciais necessários.

Como deve ser feita a preparação do terreno?

Primeiramente, a preparação do terreno é de extrema necessidade para que a construção saia de maneira perfeita e uniforme.

O alvará não é necessário para começar a preparação, mas é preferível que a planta do projeto já esteja pronta para haver melhor orientação. O arquiteto orientará o topógrafo, que regulará o terreno, sobre os níveis da construção.

A preparação do terreno consiste em, basicamente, limpar todo o terreno, pois quando ele está em desuso, muitos dejetos podem acabar indo para o terreno, como pedras, plantas e pequenas árvores, além de possíveis entulhos descartados por outras pessoas.

Para a retirada de vegetação, em especial árvores, é necessário haver uma autorização da prefeitura, é ela quem dá a palavra final, caso não seja liberado, a árvore deve permanecer.

A limpeza do terreno deve ser realizada por empresas especializadas, deixando o terreno pronto e liso para receber a construção.

E como o nivelamento deve seguir?

O segundo passo para deixar o espaço pronto para construir, são as obras de terraplanagem, as quais servem para deixar o terreno plano.

A altura e o posicionamento da terra devem estar idênticos ao do projeto da planta, pois senão haverá problema com a liberação para a construção, por conta dos perigos de erosão e deslizamento da terra, por exemplo.

Para deixar o nível da terra por igual num terreno inclinado, é necessário realizar cortes para deixá-lo adequado ao que está na planta, sendo realizado por um engenheiro de confiança para que não haja incidentes após a construção da estrutura.

Realizar o processo de terraplenagem é trabalhoso e custoso, então para isso é recomendável profissionais de confiança e segurança que farão o trabalho perfeito.

Para isso, é aconselhável buscar indicações de outras pessoas, que contrataram esses serviços de alguma empresa, e analisar suas condições e peças que serão utilizadas no processo.

A terraplanagem é importante para:

  • Limpar o terreno;
  • Deixá-lo nivelado;
  • Sem riscos de deslizamento;
  • Sem riscos de erosão do solo;
  • Ficar de acordo com a planta;
  • Mais conforto para a casa.

A limpeza do terreno

A retirada de entulho é extremamente imprescindível para retirar todas as imperfeições do terreno e para uma construção perfeita.

Dessa forma, é necessário contratar transportadora em são Paulo – se essa for a sua região – que oferecem serviço e caçamba, para colocar todos os resíduos da obra, pois deixar em calçadas ou ruas, além de ser pouco civilizado, pode resultar em grandes multas.

Depois dessa etapa, é necessário retirar todos os tipos de entulho e dejetos para dar início à obra. Primeiramente, são colocadas vigas de arame para determinar os espaços dos cômodos, e após isso a construção de muros de tijolos para toda a estrutura.

O transporte desses materiais deve ser feito de maneira rápida e segura, pois são objetos de grande peso, que podem acarretar em incidentes que comprometem toda a finalização da construção do espaço, além de multas.

Além disso, todos os equipamentos e materiais devem ser cotados por empresas de confiança, que assegurarão toda a entrega – com bom custo e mais segura.

A escolha dos mateirais

Especialistas, como os arquitetos e engenheiros, garantem e auxiliam o cliente para todos esses processos de escolha de materiais e empresas construtoras, além da escolha de um bom terreno para construção.

Dessa forma, evitam-se incidentes que possam comprometer todo o resto da construção.

Para todo o transporte de objetos como tijolos, vigas, entulhos e cimento, é necessário contratar empresas especializadas em fretes e cargas confiáveis e de segurança, que não deixem o cliente e nem a construtora na mão, pois são os materiais imprescindíveis para a construção.

Os tijolos em itu são de boa resistência e confiança, pois são feitos de diversos materiais e formatos de acordo com o gosto do cliente, além de custos menores de fabricação e transporte, podendo ser levado a todo o estado de São Paulo.

Das dicas citadas acima, é possível realizar uma construção sem grandes dores de cabeça, conhecendo todos os processos, principalmente de terraplanagem, para não haver perigo de desnível na construção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *