O pallet é útil para transporte de cargas?

O pallet é um elemento que garante resistência no processo de armazenagem dos produtos tantos menores quanto aqueles que sejam pesados e grandes.

Quando utilizado para armazenagem, é capaz de verticalizar o espaço de modo a visar um melhor aproveitamento do ambiente, além de multiplicar a capacidade de estocagem.

Sua estrutura permite um acesso de modo individual e direto a cada uma das unidades de cargas, visando auxiliar na distribuição dos produtos.

O item conta com um sistema moderno de travessas de encaixe que permite facilidade e rapidez nos processos de montagem e desmontagem, além de possuir grande durabilidade e resistência ele oferece praticidade em organização e poupa espaços com o objetivo de atender as necessidades do cliente em diferentes situações.

Em quais locais o pallet pode ser utilizado?

O aparato é comumente utilizado em lojas de varejo, supermercados, galpões de transportadoras, armazéns e alfândega.

Possui origem inglesa e consiste em um estrado de madeira que pode ser confeccionado em outros tipos de materiais, possuindo a finalidade de servir como um meio de movimentação de cargas, otimizando a logística.

Por meio de empilhadeiras, a operação com o palete facilita diversos trabalhos de modo a diminuir o esforço braçal e economizar tempo e desgaste de carregamento e descarregamento de mercadorias.

Benefícios

Confira a seguir algumas outras vantagens do produto.

  • Diminuição de danos em produtos;
  • Melhor utilização de espaço;
  • Redução de custos;
  • Eficiência no transporte de cargas.

Por meio de empilhadeiras e paleteiras, realizam o gerenciamento de médios e grandes estoques.

Já que as cargas geralmente possuem um sistema padrão com as quais são carregadas, o pallet é capaz de agilizar o processo e tornar o controle do estoque mais eficiente.

Isso sem contar que ele ocupa menos espaço na armazenagem quando comparado aos métodos convencionais.

Uma outra vantagem é que, em estado inerte, sem que haja movimento dos produtos em si, ocorre uma redução significativa dos danos aos produtos que estão sendo transportados e, ainda, pode aumentar o volume total de carga.

Isso ocorre de modo de haja incremento nos preços relacionados aos transportes das mercadorias.

Confira alguns dos materiais que são utilizados

O pallet de madeira preço é o modelo mais comum e mais em conta, já que pode ser reformado com mais facilidade.

Para as mercadorias que são destinadas à exportação, pode ser solicitado um comprovante de fumigação desse modelo, a fim de evitar a proliferação de pragas presentes nas madeiras.

O palete de plastico pode ser encontrado em diversos modelos, variando de distribuidor de pallet.

O limite de carga desse material é inferior aos modelos de madeira e metal, apesar de haver modelos mais reforçados que permitem a capacidade superior de carga, podendo chegar em até 2000 kg.

O modelo de metal possui uma vida útil muito superior aos demais, além de chegar a pesar, em geral, metade do peso quando comparado.

Seu preço, entretanto, tende a ser mais caro por conta do processo de reciclagem do material dos paletes danificados que acaba sendo superior aos modelos de madeira.

Alguns outros modelos de paletes que podem ser encontrados atualmente no mercado de venda de pallet são:

  • Palete retornável;
  • Palete de movimentação (estocagem);
  • Palete de duas entradas;
  • Palete descartável.

Muitos se perguntam onde comprar paletes de madeira e de outros materiais, mas uma alternativa é fazer o reaproveitamento do aparato.

O modelo de madeira permite diversos outros meios de uso, desde que seja aplicado a técnica adequada. Vale ainda ressaltar que a madeira utilizada nos paletes costumam ser de ótima qualidade.

Não se sabe ao certo se há impacto significativo no descarte realizado de maneira incorreta dos paletes, a não ser quando os mesmos são queimados e/ou o espaço que acabam ocupando.

Com o tempo, esse produto vai se degradando e tende a virar adubo, que é algo que pode ser feito com os pallets que estão em um estado muito avançado de decomposição, no qual a madeira já está extremamente frágil e não pode mais ser delegada à quase nenhuma função.

Os benefícios em reaproveitar esses itens são vários, assim como a utilidade deles.

Podem ainda ser usados em algum cantinho da casa como um sofá ou até mesmo cama, quando adicionado um colchão e almofadas sobre eles, dando um charme rústico ao local.