Obras: guia completo para locação de maquinários

O mercado de locação de maquinários tem apresentado um crescimento estável nos últimos anos, com a procura por certas peças aumentando muito e, com isso, o surgimento de novas empresas especializadas no ramo de locação, visando atender às diversas demandas do mercado por equipamentos flexíveis e adaptáveis a diversas situações.

Neste artigo iremos falar de forma bem completa sobre quais equipamentos são o foco do mercado de locação, quais as suas funções, modelos e aplicações. Fique atento no artigo para entender as novidades desse mercado em ascensão.

Locação de equipamentos de grande porte

Dividiremos o ramo de locação em 2 tipos de equipamentos, maquinários pesados e de pequeno porte, essa divisão será feita pois o ramo de locação tem se dividido e se especializado também dessa forma.

1. Guindastes

O primeiro item que iremos abordar são os guindastes, peças que a locação de maquinas distribuem de forma bem ampla, iremos dar atenção a 2 modelos deste equipamento, que são os mais distribuídos no ramo.

1.1. Guindaste telescópio

Esse modelo de guindaste possui uma construção muito específica, contando com um sistema hidráulico complexo feito de tubos inseridos de forma milimétrica dentro de outros tubos que realizam o içamento da peça necessária de forma rápida e muito segura, funcionando como o sistema de um telescópio (que, inclusive, dá o nome do equipamento).

Esse modelo é aplicado em praticamente todo tipo de construção que necessite da elevação de peças pesadas a alturas consideráveis.

1.2. Caminhão munck

caminhão munck é o tipo de guindaste mais alugado entre todos, isso acontece devido à sua dupla função, sendo um guindaste posicionado na traseira de um caminhão, permitindo tanto o içamento seguro de peças quanto a movimentação delas pela obra sem causar danos e, principalmente, de forma muito rápida.

Mas além disso, o munck permite que o mesmo guindaste atenda a diversos locais do canteiro de obras com um tempo de resposta muito rápido, podendo se locomover de forma livre desde que o canteiro tenha sido adaptado para isso.

Como funciona a aplicação da carga em containers?

Os containers são utilizados em obras há muito tempo, sendo um equipamento comum em canteiros. A maior preocupação de quem aluga esse tipo de material é: como realizar a aplicação da carga dentro do container da forma mais segura possível?

Esse procedimento é conhecido como estufagem de container e vamos destacar os pontos de atenção que esse processo deve ter.

1. Preenchimento completo

O principal ponto de atenção que a estufagem deve ter é em preencher completamente o interior do container.

A estufagem deve ser feita dessa forma, evitando que algum material fique solto lá dentro e possa acabar quebrando, danificando ou, até mesmo, amassando outros produtos dentro do container.

Quando preenchido completamente, todos os materiais formam uma espécie de corrente que prendem um ao outro, evitando que se desloquem.

2. Distribuição de peso

Em caso de materiais com pesos distintos é necessário realizar um estudo estratégico do posicionamento que cada item terá baseado no seu peso para não gerar desequilíbrio na hora de locomover esse container.

Ter total atenção a esses quesitos irá garantir que o container e os materiais que ele transportar não sofram lesões, danos e protegem, até mesmo, o container de não virar ou cair durante o transporte.

Locação de equipamentos de pequeno porte

Como já abordado aqui, o ramo de locação de equipamentos para construção vem crescendo de forma bastante ampla, principalmente na produção de equipamentos de pequeno porte por terem uso constante em diversas aplicações simples, como na produção de insumos, quebra de paredes, concretos, etc.

Iremos ver 2 tipos de equipamentos de pequeno porte que possuem alta procura para locação.

1. Betoneira

A betoneira é um equipamento utilizado para realizar a misturação de diversos componentes, dando a consistência correta para diversos tipos de concretos, massas e argamassas. Existem vários tipos de betoneiras, como:

  • Betoneira móvel;

  • Betoneira fixa;

  • Betoneira semi-fixa;

  • Betoneira automática.

E cada tipo é aconselhável para certas misturas. O mais comum é realizar a locação da betoneira 400 litros que possui um tambor que suporta uma quantidade razoável de insumos podendo responder à maior parte das necessidades de misturação das obras.

Essa betoneira com tambor de 400 litros não ocupa muito espaço e pode ser implementada em qualquer parte da obra, dando versatilidade ao equipamento.

2. Placa vibratória

Esse equipamento é destinado a realizar a compactação de solos que apresentem irregularidades, principalmente causada por certos tipos de grãos como: areia, pedras e britas.

A placa possui um pequeno sistema hidráulico que empurra e retrai uma plataforma reta sobre o solo, realizando o seu perfeito alinhamento, essa aplicação é muito dissuadida no ramo da construção, tornando a locação de placa vibratória muito comum.