Panela de ferro fundido: um item essencial para sua cozinha

A panela de ferro fundido é uma das variedades de modelos que encontramos quando o assunto sobre panelas entra na roda de conversa. Ela é muito popular em cozinhas antigas e tradicionais, a famosa receita da vovó, provavelmente, era produzida em panelas de ferro.

Pois bem, se interessou? Nos tópicos a seguir, será explicado os benefícios que esse instrumento de cozinha é capaz de proporcionar.

Por que comprar panela de ferro?

Para ficar mais claro em sua mente do por que ter uma panela de ferro em sua cozinha, dividimos uma série de subtópicos para você, por exemplo:

  • Seus benefícios;
  • Suas características;
  • Suas propriedades;
  • Suas avaliações.

Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto como um todo:

A importância do Ferro para o organismo

Em primeiro lugar, é de extrema importância destacar que a panela de ferro fundido possui propriedades do metal, por isso a transferência do mineral à comida pode ocorrer. Na etapa de preparação, alguns alimentos conseguem absorver o metal contido no utensílio.

Os alimentos ácidos são os que mais se beneficiam dos componentes da panela. Com eles, a absorção do mineral se torna mais eficiente. Para que a comida fique mais nutritiva, é necessário um bom tempo de preparo, assim o alimento terá mais tempo de contato com a panela.

Além disso, o ferro é um dos componentes mais abundantes do nosso corpo. Entre suas funções, destaca-se o transporte de oxigênio no organismo. E, também, ele é um elemento essencial para as células sanguíneas e para o desenvolvimento do ser humano.

Então, a utilização da panela proporciona a liberação do metal, tornando os alimentos, ainda mais, nutritivos. Pessoas que possuem uma quantidade baixa de ferro no organismo usam essa ferramenta para normalizar os níveis do metal dentro do corpo.

Porém, muito ferro no organismo pode ser um problema. Por isso, o consumo de comida preparada nesse tipo de panela é recomendado apenas 1 vez ao dia.

Duram bastante tempo

Por ser bastante resistente, o ferro pode durar por muitos anos. O que não se difere das panelas que são produzidas com esse tipo de material. 

Então, você estará fazendo um investimento a longo prazo. Pode ter certeza, ela será um dos seus instrumentos de cozinha mais duradouros.  

Sustentabilidade

Como dito no tópico anterior, o ferro fundido é um material que dura bastante tempo, o que, consequentemente, te livrará de fazer, regularmente, trocas de panelas. Além disso, ele promove um uso mais consciente da água, reduzindo os impactos ao meio ambiente.

Mantém o calor

Por ser um componente mais grosso e resistente, além de resistir a altas temperaturas, a panela de ferro é capaz de manter o calor por muito tempo. Então, os alimentos cozinhados nela, serão preparados com mais rapidez e muita eficiência. 

Por isso, esse equipamento também é bastante usado em forno e grelha. Além disso, ela é ótima para conservar alimentos frios, tornando-se um material perfeito para ter em sua cozinha. Também, é possível ser colocada em congelador para armazenar a comida.

Porém, tome cuidado! Ao cozinhar alimentos em altas temperaturas. Use um pano para pegar a panela, por ser capaz de aguentar temperaturas elevadas, os cabos dessa panela acabam esquentando muito.

Visual

Com os inúmeros benefícios, as panelas de ferro fundido são ótimos instrumentos para decorar sua cozinha. Isso mesmo, existem diversos designs de panelas de ferro. 

Por isso, e por causa de todos os outros benefícios citados, esse tipo de panela é essencial na sua cozinha. Ele te dará uma maior versatilidade, saúde e, ainda, muita beleza.

É bom cozinhar em panela de ferro?

Sim, a panela de ferro fundido ou a caçarola de ferro possui uma grande versatilidade, o que a transforma em um ótimo utensílio. 

Chefs de cozinha de todo o mundo se rendem aos seus modelos, dentre suas funcionalidades, encontra-se a fritura de carnes, preparo de ensopados e sobremesas e, até mesmo, assar vegetais.

Para você que gosta de fazer receitas de  brigadeiros, essa panela é muito útil para produzir o doce. Pois, graças às altas temperaturas, o processo de cozinhar alimentos é muito rápido. Ademais, esse tipo de panela é eficiente para cozinhar em médias temperaturas.

O seu segredo não está apenas na quantidade de calor que é suportado. Também se destaca a distribuição do calor no recipiente. Isso faz com que os alimentos recebam calor de forma proporcional, o que facilita na hora de cozinhar.

É importante salientar que os alimentos feitos em ferro fundido são altamente nutritivos. Então, com certeza, esse equipamento vai agregar bastante à sua casa e sua admiração pela gastronomia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *