Passos para limpar o seu piso de madeira

Além de proporcionar ao ambiente o conforto térmico, a madeira é um material que absorve os sons que rebatem em sua superfície, evitando estrondos ou o efeito de eco no ambiente.

O piso de madeira maciça, como o taco de madeira, confere uma sólida estrutura que resulta em uma maior durabilidade.

Esse tipo, permite acabamentos diferenciados que destacam a coloração e os desenhos, dos veios da madeira. Desenhos que podem ser vistos na superfície da madeira.

Devido às diferentes cores, que formam os anéis de crescimento das árvores. Onde os veios são muito visíveis, resultam em alto valor decorativo.

Desta forma, os resultados dos pisos e seus acabamentos, são únicos e distintos. Para adquirir esse tipo nobre de madeira maciça, é fundamental se atentar as suas certificações de venda.

A fim de garantir que a sua procedência seja legal e não proveniente de áreas de desmatamento, sendo ilegal.

Conheça um método importante para a manutenção

Entretanto, para manter a beleza desse piso em seu aspecto natural – e, muitas, vezes, o seu design decorativo – são necessários diversos cuidados e manutenções no passar dos anos.

Um desses métodos de manutenção é a raspagem de tacos. Torna-se fundamental ao longo do tempo, principalmente em locais onde há grande circulação de pessoas. As etapas são:

  • Raspar os tacos, é o método inicial de limpeza de tacos de madeira;
  • É muito recomendado para a manutenção e para a recuperação do piso, quando este está com aspecto sujo, manchado e/ou riscado;
  • Após a raspagem e a remoção do pó que esse processo gera, há o processo de calafetação, isto é, impedir a passagem de líquidos ou de ar pela vedação, com massa apropriada, de fendas e frestas de pisos;
  • Depois, é feita uma limpeza detalhada e mais minuciosa;
  • É aplicado um selante;
  • Por fim, é feita a aplicação do verniz.

Os pisos feitos de taco de madeira, são altamente duráveis. Fazer a limpeza deste piso, dentro do período adequado.

E mantê-lo, pode ser uma opção mais viável e econômica que a troca por outro tipo piso e material.

As vantagens em utilizar um piso de madeira

A madeira é um tipo de material que se adapta conforme a variação da temperatura climática. Esse desempenho térmico proporciona o equilíbrio do material em relação ao clima.

Ou seja, a madeira não fica muito quente e nem muito fria. Portanto, o seu toque é sempre agradável, independente da variação do clima.

Essa característica qualitativa, é transposta para diversas fabricações que esse item como matéria-prima. Com o piso não é diferente.

Além de proporcionar ao ambiente o conforto térmico, absorve os sons que rebatem em sua superfície, evitando estrondos ou o efeito de eco no ambiente.

Como alternativa para não utilizar a madeira natural, mas com a intenção de manter seu aspecto, há como opção o piso laminado.

Este piso apresenta vantagens, como: padrões de alta resistência à abrasão e a impactos, protege contra a umidade e, além de isolante térmico, funciona como isolante acústico também.

Torna-se uma aquisição versátil, que possibilita muito mais que apenas uma troca de piso ou design, mas a aquisição de benefícios através do uso.

Por ser um produto fabricado com alta tecnologia, esse piso é mais durável que a madeira natural.

Consequentemente, o piso de madeira colocado não risca e nem mancha com facilidade. Sua instalação, é feita com rapidez e facilidade, porque não é necessário que seja feito o acabamento.

Para clarear piso de madeira, apenas pano úmido, sabão neutro e algum produto específico para o piso disponível no mercado.

Os métodos de limpeza devem ser avaliados, junto a cotação dos pisos, avaliando seus custos para definir qual piso é o ideal.

O assoalho de madeira é indicado para projetos de construção ou reforma, que prezam pela durabilidade e pelo aspecto natural do material.

Depende então, da dimensão do projeto para calcular o assoalho de madeira preço m2 para realizar a instalação no ambiente desejado.

Após perder o espaço para os pisos laminados e pisos vinílicos (feito em material PVC), os assoalhos têm voltado a compor projetos de arquitetura mais moderna ou para ambientes personalizados em estilo rústico.

Além do design, o assoalho oferece benefícios à saúde: por ser completamente natural, evita a aglomeração de poeira e outros detritos.

Estes que podem causar irritações e alergias (diferentemente dos outros tipos de pisos). Outra vantagem que viabiliza a utilização do assoalho feito madeira, é a sua durabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *