Porque fazer a manutenção elétrica da residência?

Ninguém está preparado para um curto circuito na rede elétrica da sua casa e, muitas vezes, as pessoas são pegas de surpresa e não sabem o que fazer.

Por isso, é essencialmente importante realizar a manutenção elétrica preventiva regularmente e isso inclui verificar os seguintes itens:

  • Material elétrico,
  • Aparelhos elétricos e eletrônicos;
  • Dispositivos;
  • Fiação e cabeamento;
  • Transformador de energia.

A manutenção elétrica melhora o bom funcionamento de todos os itens alimentados por eletricidade em sua casa, enquanto cria um ambiente seguro que estará livre de todos os tipos de riscos.

Uma casa é projetada para ser um refúgio seguro para seus moradores e, portanto, tudo e qualquer coisa que favoreça a segurança do lar deve sempre receber a primeira prioridade. A manutenção elétrica para a casa, nesse contexto, é sem dúvida, um dos principais passos para promover um lar seguro.

Das várias maneiras de manter os equipamentos elétricos de sua casa, a maneira mais eficiente é verificar regularmente todas as instalações elétricas de sua residência.

Isso, na maioria dos casos, será melhor realizado por um profissional experiente do setor, que tem todas as ferramentas e materiais necessários para fazer reparos, como carretel para bobina de transformador, entre outros.

Importância da manutenção elétrica adequada

Quando verificações regulares de manutenção elétrica são realizadas em uma casa, vários percalços indesejados associados à eletricidade são evitados de maneira oportuna.

Assim, quando tais contratempos são evitados, como uma pane no inversor de frequencia, torna-se fácil escapar de despesas de reparo não planejadas e muitas vezes muito altas. Ou ainda substituir dispositivos elétricos gravemente afetados devido a pequenos problemas que de outra forma teriam sido detectados e tratados anteriormente.

Em termos de segurança doméstica, a manutenção adequada e oportuna dos principais componentes elétricos de uma residência garante que a segurança não seja ativada apenas de várias maneiras, mas também mantida.

A seguir estão quatro pontos-chave nos quais a manutenção elétrica adequada e oportuna se traduz diretamente em segurança doméstica:

1. Sistema Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (AVAC)

Em geral, ter o sistema AVAC da sua casa funcionando bem é uma conveniência bem-vinda. No entanto, há casos em que o bom funcionamento do AVAC pode significar mais do que apenas uma conveniência.

Tome, por exemplo, uma casa em que há idosos, crianças pequenas ou, até mesmo, uma pessoa doente; para essas pessoas, variações extremas de calor, seja para cima ou para baixo no termômetro, podem resultar em complicações fatais.

Tais variações extremas de calor só aconteceriam em um sistema AVAC com defeito e isso é algo que teria sido evitado completamente por meio de manutenção de todos os seus componentes em tempo hábil, ou seja, antes do início do inverno ou do verão.

2. Iluminação exterior

A iluminação exterior da sua casa contribui muito para a segurança da sua residência. Por um lado, garante que seus alpendres e passarelas sejam bem iluminados e, portanto, seguros para você e seus convidados à noite.

A iluminação contribui para inibir invasores, que sempre preferem operar no escuro. As luminárias, lâmpadas e linhas de sua iluminação exterior também exigem verificações e substituições regulares por causa da natureza do exterior.

Ter um eletricista contratado realizando essas verificações regularmente garantirá que em nenhum momento seu ambiente fique escuro e que todos os fios extras estejam devidamente enrolados em um carretel de plástico.

3. Riscos do “Faça Você Mesmo”

O desejo de fazer as coisas sozinho quando se trata de cuidar de sua casa está sempre presente e muitas vezes vem com um grande sentimento de satisfação e realização. Mesmo que o “Faça Você Mesmo” seja algo bom, há itens que precisam ser tratados por especialistas e os reparos elétricos estão no topo dessa lista.

Com um cronograma de manutenção elétrica devidamente planejado e um empreiteiro confiável, você nunca deve ter a necessidade de tentar substituir sua fiação antiga, por exemplo, pois isso seria perigoso.

Lembre-se, ainda, que outros tipos de manutenção devem ser feitas em uma casa como verificação da caixa de gordura, ralo para quintal, calhas etc.

4. Os riscos de incêndio

Um incêndio em casa pode ser muito devastador para o seu dono, já que esses incêndios podem até resultar na perda de vidas. As falhas elétricas são uma das principais causas de incêndios em residências e isso quase sempre ocorre como resultado de problemas associados à fiação.

O calor da fiação pode, com o tempo, degradar sua cobertura protetora até o ponto em que ela é completamente quebrada. Quando isso acontece, os fios desencapados são deixados à mercê de entrar em contato uns com os outros, produzindo um incêndio nas áreas de sua casa, ou em outras áreas onde essas linhas correm.

Normalmente, há sinais que mostram que a fiação está velha e degradada. Isso inclui o acionamento constante de disjuntores, tomadas de parede marrons e descoloradas.

No entanto, quando você está nesse ponto de ser capaz de perceber esses sinais, muitas vezes significa que os problemas com sua fiação estão no seu extremo.

O melhor a fazer nesses casos é ter verificações regulares com um medidor de energia feitas por eletricistas experientes para sempre estar seguro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *