Presença de tecnologia no canteiro de obras facilita trabalhos

obras

A gestão de um canteiro de obras por profissionais como engenheiros e arquitetos prevê o acompanhamento dos trabalhos de forma presencial, identificando as necessidades pontuais. As etapas propostas por uma planta estrutural podem ser seguidas de acordo com a demanda e desenvolvimento dos trabalhos.

Para facilitar a vida desses profissionais, e todos os demais que estão envolvidos no desenvolvimento de um imóvel, por exemplo, empresas especializadas desenvolvem programas de computador que ajudam na dinâmica das tarefas.

A identificação de materiais que precisam ser utilizados, inclusive com cálculos matemáticos precisos, pode ser realizada por meio de um software de analise estrutural, em conjunto com apresentações em modelos disponíveis em 3D.

Essas ferramentas digitais que podem ser instaladas em equipamentos como tablets e computadores pessoais acompanham o dia a dia da obra, proporcionando diversas vantagens, entre elas:

  • Evita erros estruturais;
  • Dimensiona o projeto em escala global;
  • Adaptações podem ser ajustadas;
  • Revisão de cálculos com precisão.

As empreiteiras, em conjunto com engenheiros e arquitetos, podem utilizar essas ferramentas digitais para atualizar o andamento do projeto, estabelecendo metas dentro do canteiro de obras.

A escolha dos materiais, o contato com os fornecedores, a contratação de profissionais como pedreiros, ajudantes, marceneiros, encanadores e eletricistas pode ser compartilhada, deixando todos cientes sobre os processos escolhidos para o desenvolvimento da construção de um imóvel.

Elementos estruturais pertinentes ao projeto

As obras de caráter residencial carregam muitas técnicas e produtos que são utilizados em outros ambientes, principalmente quando funcionam em situações extremas. Um exemplo é o uso de piso epoxi industrial em áreas destinadas a estacionamento ou garagem.

Entre as principais características desse material está a possibilidade de aplicação em grandes extensões. Sem emendas ou juntas, a uniformidade proporciona um aspecto amplo. Além disso, é muito resistente e garante uma beleza visual diferenciada.

Utilizado para garantir a impermeabilidade sobre o solo, o piso epóxi é comprovadamente resistente a produtos químicos, o que justifica sua presença em um estacionamento repleto de veículos. Ele também suporta a abrasão e o trânsito recorrente, comum nesses espaços.

Para complementar a estrutura e manter a resistência e durabilidade por mais tempo, além de garantir a segurança dos transeuntes, o ideal é aplicar um protetor de piso para obra que deixa o piso antiderrapante e protege contra a ação de raios UV, quando este fica exposto em área livre.

Acabamento exige limpeza adequada do espaço

Os cômodos de uma residência podem receber o piso epóxi em sua estrutura. Tudo depende da escolha de materiais da construção que serão utilizados. Vale lembrar que o cimento queimado, um acabamento que antes era visto como recurso barato e momentâneo, recebeu melhorias técnicas e agora ocupa espaços modernos, valorizando o aspecto visual de muitos imóveis.

Ainda assim, muitos proprietários de imóveis escolhem materiais em que a limpeza pós obra porcelanato ganhe destaque visual em conjunto com outros elementos estruturais. A passagem de produtos que dão brilho justificam o investimento nesse modelo de acabamento.

Como é um material que agrega valor no custo final da obra, é preciso ter um cuidado inicial para evitar qualquer tipo de arranhão ou mesmo fissura enquanto os serviços são finalizados.

Dessa forma, é preciso contratar um profissional limpador pos obra porcelanato para que aplique os produtos de limpeza corretos e utilize ferramentas apropriadas para garantir a aparência final com requinte e sofisticação.

Projeto de condomínio envolve iluminação pública

Nos cálculos presentes em um projeto imobiliário pode ser necessário distribuir pontos de energia pública, como em um condomínio residencial fechado.

Assim como em um bairro planejado, as ruas internas precisam de postes de iluminação e o transporte de transformadores elétricos para a instalação em locais adequados e que atendam todos os moradores.

As contas matemáticas realizadas ao longo do projeto de uma estrutura imobiliária são complexos. Elas determinam a solidez de uma casa, a segurança de uma fachada predial, a proteção de moradores e usuários de um edifício.

A escolha de materiais corretos para cada situação, desde a fundação até o último prego utilizado em uma obra, é uma responsabilidade que será carregada para sempre pelos projetistas, como engenheiros e arquitetos, assim como pelos trabalhadores que seguiram as técnicas aplicadas ao longo da construção,

Isso engloba a mão de obra técnica e qualificada e a contratação de serviços terceirizados que sempre são necessários em uma obra. Assim caminha o progresso da sociedade, sempre em busca do melhor para uma convivência em harmonia.

A ajuda de um software, ou vários, durante o processo de trabalho é pertinente e faz parte de muitos canteiros de obras, do início ao fim, até a entrega das chaves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *