Projeto elétrico: o que é e os seus tipos

Um dos pontos mais importantes dentro de uma casa ou indústrias nos dias de hoje é a eletricidade. Sem ela seria impossível ligar as luzes, usar o modem de internet e outros procedimentos simples que fazemos no nosso cotidiano. Por isso, para ter um sistema de eletricidade eficiente, é necessário a elaboração de um projeto elétrico.

Existem empresas de instalações elétricas que fazem esse projeto, mas são poucos os mandatários que sabem a importância da elaboração de um. É por conta disso que esse texto vem demonstrar o que vem a ser um projeto elétrico e qual a importância para a segurança dos projetos.

Além disso, uma boa instalação elétrica permite a diminuição do consumo de energia elétrica e um maior desempenho dos produtos ligados a rede.

Para que todos os projetos elétricos sejam feitos com segurança, é preciso que uma empresa de projetos eletricos atenda todas as normas regulamentadoras e conte com funcionários e equipamentos de qualidade.

Os projetos elétricos – definições

De maneira geral, um projeto elétrico é uma representação gráfica e escrita das futuras instalações elétricos. Nos projetos elétricos residenciais é comum que sejam definidos:

  • Pontos de iluminação;
  • Locais das tomadas elétricas;
  • Locais em que ficarão os circuitos elétricos;
  • Posição dos quadros de distribuição;
  • Posição dos dispositivos de proteção.

Todos os projetos elétricos levam em consideração o ambiente e todas as necessidades de quem precisa, ou seja, de quantos equipamentos são usados ou serão ligados no cômodo. É por conta disso que esse projeto deve ser feito com uma empresa de instalação eletrica.

Todos os projetos elétricos ajudam a suprir as necessidades dos moradores, dos empresários e também das linhas de produção industrial.

Projetos elétricos residenciais e projetos elétricos industriais

Quase sempre há uma diferenciação dos sistemas elétricos residenciais dos industriais. Quase sempre essa diferença ocorre de acordo com as fases em que tais instalações estão/ocorrem, sendo registrados no prontuário das instalações elétricas.

Quase sempre o sistema elétrico residencial possui entre uma e duas fases (conhecido também como sistema monofásico e bifásico), Já em uma industrial estão presentes os equipamentos chamados de três fases (conhecido como sistema trifásico).

Entretanto, o projeto elétrico residencial e industrial não se diferenciam apenas pelas fases que constam no sistema. Afinal, a quantidade de fases de uma instalação elétrica é a potência ligada, ou seja, a quantidade de equipamentos instalados.

Dessa maneira, uma casa pode ter tantos equipamentos que terá uma instalação trifásica, porém, não será uma instalação elétrica.

Apenas o que diferencia uma instalação da outra é o tipo de equipamentos ligados na rede, um exemplo é o uso de motores industriais e complexidades de um projeto grande, com sistema de combate à incêndios e outros fatores determinantes.

O Laudo NR10

Outro fator importante dentro da elaboração de um projeto elétrico é que ele seja adequado e responda às diretrizes e normas de segurança, como em um laudo NR10. Assim, é preciso que o projeto atenda os órgãos fiscalizadores, como prefeituras e corpo de bombeiros.

Todas as informações são necessárias para que o laudo NR10 seja aprovado – que é a assinatura de um engenheiro elétrico confirmando o projeto.

Além disso, todo o projeto tem que seguir a norma NBR544, responsável pela padronização dos símbolos gráficos de instalações elétricas prediais e também a NBR5410, que tratam de instação elétricas de baixa tensão.

Assim, é de suma importância que o engenheiro elétrico faça o prontuario nr10 para que toda a construção possa ser aprovada.

Toda a responsabilidade do projeto é conferida à um técnico ou engenheiro. Assim, depois de feito o projeto deve ser feito um documento chamado ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). A ART é expedido pelo funcionário em posse do CREA, habilitado para determinado projeto.

Os projetos elétricos são muito importantes para que todas as instalações, sejam elas residenciais ou industriais, tenham o máximo de segurança e desempenho, evitando acidentes e possíveis problemas.

Além disso, um bom projeto elétrico garante um desempenho adequado das máquinas e de qualquer equipamento que esteja ligado à rede.

Também é importante que todos os projetos sejam feitos com ajuda de profissionais e de empresas de consultoria de engenharia, pois só assim é possível fazer um projeto elétrico com qualidade, segurança e que atenda todas as necessidades dos clientes, garantindo eficiência e bom desempenho.