Projetos arquitetônicos: Janelas e periféricos empresariais

Os projetos arquitetônicos corporativos contam com algumas características próprias, pois é preciso otimizar o espaço, no sentido de garantir aos colaboradores acessibilidade.

Conforto térmico e acústico, uma boa distribuição do espaço, além de refletir os valores de uma marca e incentivar a produtividade geral.

É necessário criar espaços que contem com:

  • Um projeto luminotécnico adequado;
  • Móveis ergonômicos,
  • Sistemas de refrigeração e aquecimento eficientes,
  • Uma fachada atraente.

Neste sentido, uma série de elementos arquitetônicos tem estado presente na realização de projetos alinhados a esses preceitos.

Janelas acústicas ou com sistema estrutural glazing são exemplos de opções que auxiliam na manutenção de um espaço confortável sonora e visualmente.

A seguir, você conhecerá um pouco mais sobre esses periféricos e as vantagens que oferecem aos ambientes empresariais.

O sistema estrutural glazing

Talvez muitas pessoas não saibam o que é estrutural glazing, mesmo que já tenham tido contato com esse tipo de tecnologia empregada em janelas.

Trata-se de um sistema em que o vidro é aderido com um tipo de silicone nos perfis metálicos que compõe a fachada de um edifício, deixando a estrutura escondida na parte interna.

Ao colar neste elemento, o silicone structural glazing torna-se parte da estrutura. Uma vez colado nela, transfere para o metal as cargas, as quais é submetida a fachada.

Esse sistema permite que o vidro dilate e contraia – como ocorre naturalmente, graças à variação de temperatura – sem que ocorra seu rompimento. A elasticidade deste é assegurada pela aplicação desse material.

A fachada permanecerá transparente, como o vidro, o que é uma opção interessante esteticamente, mas a privacidade é mantida.

Há uma série de vantagens na aplicação desse sistema: o conforto térmico e acústico, a privacidade e a redução do consumo de energia pela utilização da luz natural no ambiente interno da empresa.

As janelas acústicas

A janela acústica, por sua vez, é uma estrutura elaborada com a intenção de diminuir os ruídos externos e trazer maior conforto sonoro aos colaboradores e transeuntes de um ambiente corporativo.

Elas podem ser de sobrepor ou de embutir, e variam na quantidade e espessura dos vidros empregados, de acordo com a intensidade do barulho que é necessário conter.

Além disso, vale dizer que as janelas acústicas contribuem também para melhoria do conforto térmico do espaço.

Esse tipo de janela acústica de sobrepor ou de embutir obedece à normatização estabelecida pela Associação

Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que, através da Norma de Desempenho NBR 15575, regulamenta várias características de construções no tocante ao desempenho acústico.

É necessário que qualquer empreendimento atenda a critérios mínimos de isolamento de ruídos.

A importância da limpeza de ar condicionado de janela

Os ambientes corporativos contam, muitas vezes, com sistemas de ar condicionado para melhorar a sensação térmica do ambiente, além de auxiliar na manutenção da pureza do ar e da correta circulação do mesmo pelo espaço.

A manutenção e a limpeza de ar condicionado de janela são procedimentos essenciais e devem ser feitos periodicamente para assegurar que microorganismos, poeira e outras sujidades não se acumulem no equipamento.

Podendo comprometer a qualidade do ar do espaço e a segurança de todos os colaboradores, na questão de sua saúde.