PVC torna a obra sustentável e ainda ajuda a obter certificações

Cada vez mais objetos com base material em PVC têm garantido seu espaço no mercado, e com a construção sustentável não é diferente

Que o PVC ou policloreto de polivinila é um material versátil, bastante falado e faz parte do nosso dia a dia, por vezes bem mais do que imaginamos, nós bem sabemos. De insumos para segmentos médico-hospitalares, frascos e garrafas a brinquedos de diferentes dimensões, produtos infláveis, itens escolares, tecidos e embalagens em geral.

Além de flexibilidade na aplicação, uma das características que mais chamam a atenção para esse termoplástico é sua capacidade de preservar o meio ambiente quando usado. Tal qualidade começa já na produção, que evita a emissão de CO2 e leva água e sal marinho como matérias-primas principais, sendo esses recursos naturais e infinitos.

Outro elemento utilizado como base do PVC, mas em menor quantidade, é o eteno ou etileno de petróleo, que pode ser substituído por álcool de cana-de-açúcar, ou seja, mais uma opção renovável.

Vantagens sustentáveis e práticas do PVC

Não bastasse ser ambientalmente correto, segundo o Instituto do PVC, entidade que representa diferentes segmentos da cadeia produtiva do material, o policloreto atua de forma a atender outros dois princípios do desenvolvimento sustentável: o avanço econômico e a responsabilidade social.

Para o primeiro, ele é capaz de oferecer ao mercado artigos que atendam às suas necessidades e agreguem valor à economia, enquanto que, socialmente, gera empregos e produz bens que ajudam a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

A reciclagem do PVC também merece destaque e, por isso, é considerada parte fundamental do aspecto ecológico e social desse termoplástico. Apesar de sua vida útil de dois a 100 anos, o Instituto explica que ele é 100% reciclável e, por meio mecânico, dá forma a novos insumos sem utilizar processos químicos.

Ainda, a análise do ciclo de vida (ACV) do material atesta que os vários estágios de seus processos, “do berço ao túmulo”, têm avaliação positiva devido aos baixos impactos ambientais que causam, sobretudo quando comparados aos de concorrentes.

Sustentabilidade à parte, o PVC é igualmente vantajoso por seu lado prático e funcional, sendo:

  • Atóxico;
  • Impermeável;
  • Estável em relação à cor, mesmo sob ação da natureza;
  • Seguro, uma vez que evita a ocorrência de incêndios por não propagar chamas e resistir a choques;
  • Resistente contra fungos, insetos e fatores químicos;
  • Leve, pesando apenas 1,4 g/cm3.

 

 

Texto: TEM Sustentável