QUAIS OS BENEFÍCIOS EM ADQUIRIR UM SOFTWARE DE GESTÃO DE OBRAS

Todos sabemos que gerir uma obra é tarefa complicada. É preciso organização e atenção para manter prazos, controlar orçamentos e atualizar documentos e plantas para garantir que tudo saia como planejado ou, pelo menos, o mais próximo possível daquilo que foi idealizado na fase de planejamento.

As variáveis são muitas, e manter essas informações sempre atualizadas pode ser um grande desafio. Nessa hora, ter um software de gestão de projetos de arquitetura pode fazer muita diferença!

Ainda não sabe por que adotar esse tipo de ferramenta? Continue a leitura e descubra os maiores benefícios em adquirir um software de gestão de projetos de arquitetura. 

POR QUE ADQUIRIR UM SOFTWARE DE GESTÃO?

Pense na forma como você organiza os seus projetos hoje em dia. Provavelmente utiliza planilhas no Excel para fazer o controle dos insumos, arquivos em Word para manter um descritivo da obra, um calendário para controlar as datas, e claro, o Whatsapp para estar sempre em contato com o seu cliente e colaboradores, atualizando-os sobre o andamento da obra. 

Com o uso de um software de gestão você tem a possibilidade de centralizar todas essas informações em um único lugar: os documentos ficam organizados, atualizados e disponíveis para acesso na nuvem. Assim você mantém todos os colaboradores de obra informados sobre o andamento da obra. 

1 – AUXILIA NAS ROTINAS DE TRABALHO

Há quem diga que esse é o maior benefício de todos! Um software de gestão é uma ferramenta que auxilia na realização de todas as rotinas do trabalho do arquiteto. Por meio dele, é possível acompanhar todas as etapas de obra e dos diferentes processos gerenciais. 

Além disso, por meio do uso de softwares é possível controlar tanto os processos e as atividades realizadas no escritório, quanto no próprio canteiro de obras. Essa integração entre as áreas da empresa permite uma comunicação mais clara entre os colaboradores, evitando assim erros e retrabalhos no canteiro de obras. 

Tudo isso só é possível por que todas as informações da obra estão reunidas e podem ser visualizadas em um só lugar, com atualizações constantes.

2 – REDUÇÃO DE CUSTOS

A maioria das obras bem geridas é entregue dentro do prazo e do orçamento, o que pode reduzir os custos em até 20%. 

Isso acontece por que, ao agilizar os processos de obra, você acaba por elevar a produtividade dos seus colaboradores de obra. A otimização dos recursos e do tempo contribuem para um melhor aproveitamento do trabalho da equipe, o que reflete diretamente na lucratividade da sua empresa. E o melhor, tudo isso com um investimento relativamente baixo. 

3 – REDUÇÃO DE IMPREVISTOS

A qualidade da comunicação e o alcance das informações costumam influenciar os resultados de uma empresa, mas no caso da construção civil devem receber atenção especial. Afinal, ruídos de comunicação são os grandes responsáveis pela maioria dos imprevistos que ocorrem no canteiro de obras.

O uso de tecnologias móveis no canteiro traz a possibilidade de atualização e compartilhamento de informações sensíveis da obra em tempo real, o que facilita o processo de tomada de decisão e correção de rotas. 

4 – MELHORA DA RELAÇÃO COM O CLIENTE

Uma das grandes dificuldades de escritórios de arquitetura é, justamente, a relação com o cliente. Reformar e construir são decisões financeiras importantes, e por isso é compreensível que o cliente queira estar sempre atualizado sobre o andamento da obra. 

Por meio do uso do softwares de gestão, você compartilha as informações com o cliente em tempo real, além de ter a possibilidade de gerar relatórios completos de obra, com métricas relevantes e fáceis de serem analisadas.

Todos esses recursos podem auxiliar na hora de gerenciar as expectativas do cliente. Além disso, ajudam a construir uma relação mais transparente entre ambas as partes, o que acaba por agregar valor ao serviço prestado. 

Enfim, ter um software de gestão de projetos de arquitetura pode ser o detalhe que falta para aumentar o rendimento e a lucratividade do seu escritório. Para isso, é fundamental contar com a ferramenta adequada para o seu modelo de negócio e adaptada para atender as especificidades da área.

O VEJA OBRA é a ferramenta completa de gestão de obras que vai te ajudar desde a fase do planejamento até a execução de um projeto. Nossas ferramentas permitem a criação de processos mais eficientes, aumentando a rentabilidade dos seus projetos.

Clique no link para testar durante 30 dias grátis, ou entre em contato conosco e tire suas dúvidas agora mesmo! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *