Serviços, instalações e manutenções para prédios

prédios

A construção de prédios envolve diversas instalações e procedimentos técnicos que envolvem a parte elétrica, os revestimentos e até mesmo os serviços terceirizados.

Ter ajuda profissional é essencial para realizar as melhores escolhas para a reforma ou construção, garantindo que o resultado final seja o imóvel ideal.

Parte elétrica do seu prédio

Um ambiente predial possui diversas instalações que são essenciais em um processo de construção. Entre as principais instalações, podemos destacar a parte hidráulica, tubulações e até mesmo a elétrica.

A energia elétrica é fundamental para o funcionamento dos ambientes residências, por isso, quando os moradores mudarem para o local, é essencial que a energia elétrica esteja instalada.

Dessa forma, durante o processo de construção, é comum que quadros de comando eletrico sejam instalados. Porém, para que este quadro seja instalado, uma caixa elétrica também é necessária.

Esta caixa é utilizada em diversos locais, desde as indústrias e ambientes comerciais, até os ambientes corporativos e nos ambientes residenciais.

Este tipo de caixa é utilizada para garantir a segurança do local, contribuindo para distribuir a energia e para que todas as máquinas e sistemas do prédio funcionem.

A caixa de comando eletrico pode ser personalizada, ou seja, é possível adaptar a cada tipo de projeto predial. Uma caixa de comando elétrico utilizada na indústria é diferente quando comparada com o ambiente residencial. Como ela é sob medida, consegue atender as necessidades de cada local, incluindo o apartamento.

Basicamente, a composição de uma caixa comando elétrico é:

  • Painel de controle com capa de proteção;
  • Relés;
  • Elementos de temporização;
  • Disjuntores;
  • Botões de comando.

É importante ressaltar que existem diferentes caixas de comando elétrico, que variam dependendo do material, sendo alguns mais resistentes do que outros.

Por isso, o engenheiro elétrico é o profissional mais recomendado para realizar o planejamento da instalação, levando em conta o tipo de imóvel. Por exemplo, as caixas podem ser de metal, como é o caso do aço inox ou até mesmo de PVC (Policloreto de Vinila).

Este tipo de caixa receberá todos os itens e os componentes de eletricidade do seu prédio. Ela pode contar com um sistema de acesso controlado, somente para pessoas autorizadas.

Vale ressaltar que cada caixa é feita e instalada por uma equipe técnica, levando em conta os dispositivos e os itens de segurança.

Alguns destes itens estão nas normas técnicas, na identificação de cada máquina, assim como na localização da instalação. Dependendo do local, é importante proteger a caixa diante de fatores externos como o sol e a chuva.

Tudo isso é importante para reforçar a segurança da caixa comando elétrico, assim como de todo o sistema elétrico da residência, seguindo as normas técnicas de segurança.

Outro item que merece destaque são os quadros de distribuição com barramento. Este tipo de barramento consiste em um dos elementos que estão no quadro de distribuição, atuando no processo de transmissão da tensão, assim como da corrente elétrica.

Existem alguns tipos de barramento, entre eles:

  • Barra terra;
  • Barra de fase;
  • Base especial;
  • Barras neutras.

Com isso, estas barras atuam na melhora do sistema do quadro de distribuição, contribuindo para que a carga de energia seja mais eficiente e conectada tanto no suporte como em ações do circuito.

Revestimentos no ambiente predial

Além da parte elétrica, é importante ressaltarmos a usabilidade de um revestimento em ACM (Material de Alumíno Composto) no ambiente predial.

Estes revestimentos consistem em painéis de alumínio que são utilizados nas fachadas do condomínio, assim como em coberturas.

Entre as vantagens de apostar neste item, podemos destacar: resistência, durabilidade e o isolamento térmico e acústico. O revestimento ACM também pode ser personalizado, sendo resistente à ferrugem e a corrosão.

Terceirização de serviços

No ambiente predial, alguns serviços podem ser terceirizados, ou seja, prestados no prédio por outra empresa. Estes serviços de portaria são terceirizados, apostando na segurança e no monitoramento da entrada e saída de pessoas e veículos de um prédio.

Outra questão importante para o processo de terceirização é a contratação de serviços de limpeza. Estes serviços consistem em processos de higienização do prédio, assim como de áreas de lazer e áreas em comum.

Para isso, é importante consultar um fornecedor de produtos de limpeza para realizar a  compra de produtos como água sanitária, desinfetantes e outros produtos químicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *