Toldos e telhas nas construções em geral

Que toda edificação precisa contar com uma cobertura é inegável, mas qual os melhores recursos oferecidos pela construção civil atualmente? Para a composição de telhados resistentes e duráveis, é importante conhecer as soluções oferecidas pelo mercado do setor.

No artigo que você acompanha em seguida, fique por dentro de algumas alternativas e conheça os principais tipos de telhas e toldos que podem ser empregados em sua residência ou espaço comercial para gerar proteção, segurança e conforto.

Telhas sanduíche

A chamada Telha sanduiche é um das mais empregadas em diversas demandas, apresentando uma eficiência acima da média em aspectos como o isolamento acústico.

Sua composição é feita de uma telha de metal e de um recheio especializado, que pode ser de:

  • Lã de vidro;
  • Lã de rocha;
  • Poliestireno;
  • Poliuretano;
  • Poliisocianurato.

Além disso, o material é revestido por uma camada de filme de alumínio, ou pode até mesmo ser fechado com o uso de outra telha, gerando uma composição dupla e muito mais resistente.

Graças à sua composição reforçada, portanto, as telhas sanduíche são extremamente vantajosos do ponto de vista de isolamento, tanto acústico quanto térmico, motivo pelo qual elas são conhecidas também como telhas termoacústicas.

Telhas romanas

Já a telha romana, comumente vista em uma grande variedade de edificações, especialmente quando estamos falando de projetos residenciais que visam o charme do telhado sem deixar de lado a melhor relação custo-benefício.

Esse modelo também pode ser chamado de telha colonial, devido as suas características e origem.

De sofisticado aspecto arredondado, seu design é mais achatado quando em comparação com outros modelos, o que é ideal para seu desempenho e encaixe, que se torna muito mais fácil e resistente.

Dessa forma, recomenda-se o uso das telhas romanas em projetos que possuam uma inclinação mínima de 30%.

No geral, esse tipo de telha possui 40cm de tamanho. Com relação ao seu rendimento na obra, a média é de 16 telhas utilizadas para cada metro quadrado a ser coberto.

Vale lembrar, nesse contexto, que cada telha pesa em média 2,5Kg, de modo que esse dado deve ser levado em conta na hora de avaliar a demanda de sustentação segura da edificação.

Existem diferentes tipos de telhas romanas, sendo a de cerâmica uma das mais empregadas.

Profissionais da construção civil, decoradores e arquitetos recomendam que as telhas sejam resinadas ou esmaltadas para que os problemas característicos da cerâmica (que apresenta alto nível de porosidade) sejam amenizados.

O mercado do segmento oferece, ainda, opções de vidro e de policarbonato, o que confere uma série de vantagens estéticas e funcionais.

Dentre os benefícios pode-se destacar o alto nível de transparência.

Dessa forma, elas são perfeitas para quem deseja conciliar elevado valor estético com demandas por proteção e segurança devidamente atendidas.

Telhas de zinco

As telhas de metal são cada vez mais empregadas em diferentes contextos dentro do setor da construção civil e isso não acontece por acaso.

Materiais que são produzidos a partir do uso de ligas metálicas sempre oferecem uma série de benefícios voltados para a resistência contra processos de corrosão, por exemplo, sem falar na durabilidade, pois sua vida útil é consequentemente prolongada.

As telhas metálicas podem ser de:

  • Aço;
  • Alumínio;
  • Cobre;
  • Zinco.

A telha de zinco é uma das mais procuradas, sendo esse material extremamente vantajoso por conferir muito mais resistência aos produtos.

Por isso, uma série de itens de metal são cobertos por uma camada de zinco, procedimento chamado de galvanização, para que possam suportar intempéries climática e processos diversos que danificam sua superfície.

Toldos

Os toldos podem ser encontrados em diferentes modelos e materiais de composição. No geral, é importante conciliar os aspectos de sua composição com as demandas de cada espaço em que serão instalados.

Um Toldo para garagem, por exemplo, deve apresentar o devido isolamento térmico, promovendo mais conforto e funcionalidade no uso desse ambiente.

De modo geral, os toldos podem ser encontrados em residências, estabelecimentos, empresas, etc, pois eles confere proteção contra chuvas, incidência solar e ventos.

Uma das opções mais recomendadas quando estamos falando de funcionalidade estética, por sua vez, é o Toldo transparente, que garante a passagem de iluminação natural sem comprometer o conforto térmico. Ele ainda confere muito mais charme e sofisticação aos espaços.

O mais importante é sempre contar com materiais de procedência conhecida e garantir que apenas empresas e profissionais devidamente capacitados realizem a instalação dos itens mencionados neste artigo.

Isso porque a negligência nesse aspecto pode gerar resultados inadequados e oferecer até mesmo risco de acidentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *