Mais detalhes sobre transpaleteiras e seus modelos

As transpaleteiras, conhecidas também como transpaletes, é o meio de transporte mais simples e muito usado nos ambientes industriais.

Ela pode ser de dois tipos, sendo a transpaleteira manual e transpaleteira elétrica, sendo equipamentos que fazem apenas o movimento de transporte, e não de elevação.

Na maioria dos casos, seu manuseio é feito de forma manual.

A transpaleteira é um equipamento que apresenta a versatilidade como uma de suas principais características, pois servem tanto para carregar e descarregar caminhões.

Fazer o translado de pallet preço entre distâncias mais curtas ou também de contêineres, além de servirem como itens auxiliares que dão apoio em operações como a de picking.

A transpaleteira também é muito usada como elemento auxiliar que alimenta as áreas de coleta, ou seja, são posições no interior do armazém onde as cargas são colocadas para que qualquer tipo de empilhadira consigam recolher a carga e posicioná-la no vão determinado.

Os tipos mais encontrados de empilhadeiras são:

  • Contrabalançadas
  • Retráteis
  • Trilaterais
  • Transelevadores

Normalmente, as transpaleteiras manuais são itens indispensáveis na logística de uma indústria. O seu custo benefício é muito nom diante das situações que elas resolvem em serviços de armazenagem.

As transpaleteiras manuais não possuem nenhum dispositivo elétrico, ou seja, apenas a partir de movimentos de empurrar e puxar é que o deslocamento se torna possível.

As suas plataformas paralelas que sustentam a carga, conhecidas como patins, podem sofrer uma elevação que para levantar o palet do chão, facilitando o deslocamento.

Já a transpaleteira elétrica possui motores que facilitam o seu deslocamento e elevam, de forma devagar, o palet do chão. Ela necessita de um operador para manuseá-la por meio de comandos.

O que é uma empilhadeira

O veículo industrial que transporta grandes quantidades de cargas são conhecidos como empilhadeiras. A operação desse tipo de equipamento é consequência de um curso de empilhadeira.  

Os principais itens que compõem a empilhadeira são: polia ou correia, mastro ou torre de elevação, correia de elevação, alavanca de controle do mastro, sistema hidráulico, plataforma de carregamento, garfo ou forquilha, chassi, compartimento do motor e teto da cabine.

Assim como as transpaleteiras, as empilhadeiras podem ser elétrica e o outro manual.

A empilhadeira elétrica é alimentada através baterias elétricas, enquanto a manual tem sua operação realizada com base na força matriz humana, ou seja, só funciona se tiver alguém para operá-la, independentemente das peças para empilhadeira.

Uma outra classificação é com base no tipo de combustão, que pode ser a gás ou movida a diesel.

A empilhadeira a gás consegue suportar uma quantidade maior de carga do que os equipamentos elétricos e as que são movidas a diesel. Sendo assim, sua capacidade operacional é mais vantajosa

O que são os paletes

O estrado de madeira que fornece a estrutura a um material é chamado de palet, sendo ele formado por estacas unidas onde os produtos são postos.

É nessa estrutura que os garfos da paleteira se encaixam para que o produto possa ser transportado no ambiente industrial.

Outro item que compõem a paleteira e merece atenção são as rodas, pois é a velocidade e cautela que a transposição dos itens possuem é que são responsáveis pela eficiência máxima da paleteira.

Sendo assim, o ideal é que as rodas tenham um rolamento bastante fácil e prático, para que a movimentação seja facilitada.

As rodas compostas por nylon apresentam mais resistência, sendo mais indicadas para o transporte de cargas elevadas.

Os paletes de plastico possuem algumas vantagens como:  não precisam de manutenção, a sua durabilidade pode chegar até dez anos, o que acarreta em uma economia de até setenta e cinco por cento.

Além disso, são manuseados de forma mais fácil, economizando na questão do transporte.

Os paletes de plástico são muito resistentes e podem ser higienizados de forma simples, o que não se aplica aos paletes de mateira.

Para completar, o pallet de plástico é reciclável, sendo um fator que colabora com sustentabilidade e meio ambiente.

A principal diferença entre o palet de plástico e o de madeira: para fazer a cada cinco pallets de madeira, é utilizada uma árvore, ou seja, precisa desmatar.

Já para confeccionar cinco pallets de plástico, cento e trinta e cinco quilos de resíduos plásticos são removidos do meio ambiente, sendo um fato positivo.

 

.