Saiba como se livrar de vazamentos e infiltrações no telhado

Quem já sofreu com esses males sabe o quão incômoda é a presença de vazamentos e infiltrações. Esse tipo de defeito nas calhas e telhados pode provocar o desgaste de eletrodomésticos, móveis e até mesmo do piso.

Além de problemas de saúde que provém do mofo e umidade. Outra mazela causada por vazamentos e infiltrações é a possibilidade de acidentes por conta do chão molhado, caracterizando perigo ainda maior para crianças e idosos.

Devido aos fatos supracitados, é evidente a importância de se livrar desses problemas, para isso, uma opção viável e funcional é a borracha líquida para impermeabilização.

Essa borracha pode ser aplicada nos mais diversos materiais, como é o caso de cerâmica e vidro. Através da sua composição líquida, após a aplicação na superfície, a borracha endurece em um curto período de tempo.

Um benefício deste produto é sua sustentabilidade, já que é produzido a base de água. E, além disso, não prejudica a saúde do funcionário que lida com o material diretamente.

A impermeabilização, quando aplicada nas telhas e na laje, não protege apenas vazamentos de água.

Mas, também, outra característica que esse produto apresenta é a capacidade de diminuir o ruído provocado pelas chuvas, isso porque é um isolante acústico.

Na quantidade de 18L custa, em média, R$350,00. O ideal é pesquisar e comparar valores antes de adquirir o produto, garantindo qualidade e menor preço.

E, para melhor funcionalidade e manutenção, é necessário que se faça um retoque da aplicação a cada dois ou três anos.

Conheça o poder que as calhas possuem contra infiltrações

Outro mecanismo usado para evitar vazamentos e infiltrações, é representado pelas calhas. Estas variam conforme a configuração do telhado ao qual ela será acoplada, isso porque sua função é canalizar a água, garantindo que o líquido não se infiltre no telhado em questão.

As calhas podem ser produzidas em diferentes materiais, tais como: alumínio e PVC. Sendo que a primeira tem mais resistência, ou seja, aguenta cargas de água mais pesadas, geralmente resultados de telhados maiores ou chuvas mais intensas.

Dentre os benefícios oferecidos pelas calhas, destaca-se: a proteção contra vazamentos que podem danificar o reboco e a pintura, economia e poucas manutenções anuais para funcionar corretamente.

Também vale frisar que a limpeza dessa instalação é primordial, para que não ocorra a acumulação de detritos em sua extensão, acúmulo este que gera o empoçamento de água – um propulsor da dengue.

Deste modo, é recomendado realizar a higienização, no mínimo, a cada estação do ano.

Ademais, temos a telha galvanizada, que basicamente consiste em uma telha de aço que sofreu galvanização.

Por sua vez, a galvanização é um procedimento em que, numa superfície de aço ou ferro fundido, é aplicada uma camada de zinco a fim de proteger a superfície do metal.

Uma grande vantagem desse tipo de telha é sua resistência aos processos de intemperismos, por exemplo, a galvanização faz com que o material não enferruje.

Outros tipos de telhas

Vale ressaltar que existem diferentes tipos de telhas, como por exemplo:

  • Telha ondulada;
  • Telha sanduíche;
  • Telha calandrada;
  • Telha metálica simples;
  • Telha perfurada e
  • Telha multi dobra.

Dessas, a telha sanduíche se destaca pela sua capacidade de oferecer isolamento termo acústico. Entretanto, para que não ocorram vazamentos, é preciso observar se a estrutura, ou seja, a forma do telhado em que essa telha será aplicada, está apta a recebê-la.

Essa telha é composta por duas chapas metálicas e, entre elas, um material isolante – comumente caracterizado pelo isopor ou poliestireno.

Além disso, o telhado industrial é um importante tópico neste ínterim, já que é uma das partes da indústria as quais merecem extrema atenção e cuidado por influírem na manutenção das ferramentas e no trabalho industrial como um todo.

Sendo assim, deve-se atentar na qualidade da empresa contratada para a produção e instalação deste telhado, como também para sua manutenção, lembrando que esta deve ser constante e minuciosa.

Por fim, vamos abordar a telha normalmente utilizada: a Telha cerâmica, esta como desvantagem logo apresenta a baixa resistência ao vento, um perigo para a manutenção contra vazamentos.

Contudo, é correto inferir que ela promove uma absorção da umidade e sua posterior liberação. Esse tipo de telha também pode ser configurado em diferentes formas, oferecendo grande variabilidade com fins decorativos.

Os maiores perigos de infiltração e vazamentos oferecidos por esse material acontecem quando a aplicação não é realizada da maneira correta.

Ou quando, por exemplo, a própria construção da casa é feita de modo desfavorável, como o caso de telhados projetados com inclinação insuficiente, impossibilitando que água das chuvas escoe.