Você sabe os benefícios do forro pvc?

Cada vez mais tecnologias e alternativas surgem no mercado da construção civil para proporcionar comodidade, resistência e qualidade dentro das aplicações do setor. Com relação aos forros, não é diferente!

Muitas pessoas têm dúvidas sobre os materiais mais adequados para esse componente essencial em empresas, residências e escritórios. O Forro pvc, sendo uma das opções mais populares e eficientes, encabeça a lista dos itens mais vantajosos.

Por isso, vamos falar um pouco mais sobre essas vantagens e sua utilidade no artigo que você acompanha a seguir. Confira!

O que é o PVC?

O policloreto de vinil, também conhecido como PVC, é feito de subprodutos derivados do petróleo a partir da combinação com cloro. Sendo assim, a primeira vantagem com relação a esse produto é que ele é reciclável.

Sendo altamente flexível a variações de temperatura, motivo pelo qual pode ser moldado de acordo com diversas demandas, o PVC é indicado para muitas finalidades na construção civil.

No teto, para que os fios elétricos sejam devidamente ocultados, a utilização dos forros é primordial, de modo que o gesso é um dos materiais mais empregados nesse tipo de composição. O PVC, porém, tem se destacado para substituí-lo, pois é muito mais leve e fácil de instalar.

Alguns de seus benefícios mais importantes são que ele é resistente ao fogo, conta com uma vedação de excelência e o isolamento térmico e acústico proporcionado por suas chapas é de alto desempenho, assim como o do gesso.

Dessa maneira, ele é utilizado em salas, escritórios, casas e apartamentos com o objetivo de proporcionar comodidades como:

  • Rapidez na instalação
  • Acabamento simplificado
  • Custo reduzido
  • Versatilidade

Utilizando o PVC nos forros

A durabilidade do PVC é um dos destaques desse material, considerando que ele pode durar até 40 anos.

Outro aspecto positivo de sua composição é a versatilidade, de forma que é possível encontrar desde o forro de pvc laminado, que confere uma sofisticação acima da média aos ambientes, até outros tipos que possibilitam a cobertura interna ideal dos cômodos.

A rapidez na instalação é outro quesito que deve ser levado em conta na hora de escolher o material adequado, pois o sistema de encaixe das placas entre si gera muito mais praticidade e não demanda acabamentos posteriores ou pintura.

Isso sem falar na resistência à umidade, pois ele se assemelha a um plástico e possui produção industrializada, sendo altamente indicado até mesmo para a utilização em cômodos como o banheiro, onde a concentração de umidade é maior e mais constante.

Outra vantagem do forro de pvc é que é muito mais fácil realizar furos em sua superfície, de modo que é possível complementar o ambiente com uma série de adereços adicionais a partir do uso desse tipo de material no forro.

Versatilidade em alta

Existem diferentes cores e texturas entre os diversos modelos de forros compostos em PVC, de modo que é possível até mesmo encontrar placas que imitam a aparência da madeira.

O modelo mais utilizado é o forro de pvc branco, mas a versatilidade é um destaque que pode ser considerado na hora de deixar seus ambientes com a sua cara.

Otimizando ambientes

O PVC também pode ser encontrado na composição das famosas divisórias, que são instaladas em cômodos e salas diversas com o objetivo de gerar a segmentação de ambientes e promover a otimização do aproveitamento do espaço.

Dessa forma, é possível garantir todos os benefícios comentados sobre os forros feitos desse material também em uma divisoria de ambiente, que precisa contar com iguais níveis de resistência, durabilidade e versatilidade.

Acabamentos

Vale muito a pena investir em alternativas que são, além de funcionais e duráveis, esteticamente agradáveis, pois isso vai gerar ambientes mais aconchegantes e aprimorar as atividades realizadas nos espaços.

Utilizar o PVC, portanto, é a solução ideal para quem busca sofisticação sem deixar de lado os benefícios estruturais e, claro, a economia.

Tanto o forro quanto a divisoria de pvc não demandam acabamento, mas é importante observar a textura do produto  para se certificar, entre as variadas opções disponíveis, se a escolhida se adequa perfeitamente à composição do local.

Algumas opções são:

  • Acabamento liso
  • Acabamento frisado
  • Acabamento especial
  • Uso de lâminas

Vale lembrar que a instalação desses itens, por mais que seja fácil e rápida, deve ser feita sempre por profissionais devidamente preparados, pois a negligência ou intervenções inapropriadas podem gerar danos futuramente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *