Tipos de serviços que podem prevenir desastres

Depois de serviços por uma construção feita, dos móveis escolhidos e de detalhes que envolvem o acabamento, muita gente pensa que o projeto está pronto. Mas, não é bem assim.

Você sabia que um bom planejamento elétrico pode prevenir desastres e proporcionar mais segurança para sua casa ou empresa?

Isso mesmo! Há uma série de cuidados e recomendações que vão desde a aquisição de um Dispositivo de proteção contra surtos até coisas maiores, como um projeto de instalação para raio, por exemplo.

Além de tornar o ambiente da sua casa mais funcional e seguro, investir  em medidas como essas pode parecer algo trabalhoso.

Mas traz muitos benefícios, como evitar prejuízos ocasionados por descargas elétricas ou outros problemas de rotina e manutenção da parte elétrica.

Se você está reformando a sua casa ou deseja investir em melhorias, um projeto de prevenção de desastres pode ser uma boa alternativa.

Mas, como cada projeto tem suas particularidades, há uma série de serviços que podem ser aplicados. Continue lendo esse post e descubra alguns serviços comuns para prevenção de desastres!

Dispositivo de proteção contra surtos

Quem nunca teve um aparelho doméstico queimado por causa de um raio ou algum outro prejuízo por descargas elétricas?

Essa é uma situação comum e não há nada que evite 100% essas adversidades, porém, alguns serviços podem prevenir os desastres de forma muito eficaz.

O investimento em um projeto spda é uma forma de prevenir desastres. Na prática, esse projeto é composto por uma série de equipamentos e processos que têm como finalidade atuar como um pára -raio em caso de descargas elétricas na residência.

Esse projeto é feito por especialistas, engenheiros elétricos e eletricistas e requer um trabalho coerente com as normas brasileiras de segurança propostas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Dentro desse conjunto de componentes, o dispositivo de proteção contra surtos ou os dispositivos são objetos que servem para evitar choques elétricos (os surtos, descargas elétricas e prejuízos na queima de aparelhos por conta disso.

Esses aparatos também são chamados de DPS e podem ser uma excelente solução para projetos residenciais ou comerciais.

Afinal, se em uma casa, um aparelho queimado já dá prejuízo, imagina quando os aparelhos em questão são máquinas industriais.

Investir em um projeto spda adequado e de forma certificada pode trazer vantagens para o seu projeto, como:

  • Mais segurança para edificações;
  • Desvio de descargas elétricas para o aterro de forma rápida;
  • Segurança para as pessoas que estão dentro dos edifícios;
  • Proteção de equipamentos elétricos, máquinas e da rede em si.

Esse tipo de planejamento pode ser feito quando um projeto é construído ou, então, reformado. Existe um laudo para atestar a qualidade do projeto e a manutenção é feita geralmente em um período que varia a cada 1 ou 3 anos.

Mas caso a região sofra com determinada descarga elétrica ou passe por algum “surto elétrico”, a inspeção também deve ser feita.

Renovação de avcb

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é um documento obrigatório para a segurança de qualquer edificação. Emitido  pelo Corpo de Bombeiros, geralmente essa autorização é válida por 3 ou 5 anos, dependendo do projeto.

O principal objetivo desse parecer é atestar as condições de funcionamento e as medidas de segurança contra incêndio nos projetos.

Ou seja, algo fundamental para empresas, prédios comerciais ou indústrias funcionarem de forma legal e segura. A Renovação de avcb pode variar conforme o município, a empresa ou outras particularidades.

Entretanto, independente disso, é importante manter essa atualização para evitar consequências desastrosas, perdas materiais e humanas. O melhor de tudo é que essa renovação é gratuita!

Inspeção termográfica

O termo termografia se refere às falhas na instalação elétrica de uma construção, projeto ou coisas do tipo. Por isso, de tempos em tempos, é importante  investir na chamada Inspeção termográfica para identificar falhas e corrigi-las da melhor forma possível.

Geralmente esse serviço é feito com instrumentos equipados com a tecnologia infravermelho que facilita a identificação das falhas por meio da temperatura.

Essa é uma solução que pode prevenir vários desastres, sobretudo os ligados ao aquecimento do sistema elétrico, que em grande parte das vezes só é descoberto com situações como um curto-circuito ou incêndio.

Independente do seu projeto ser residencial ou comercial, cuidar da manutenção da rede elétrica nunca é demais.

Muito além dos danos materiais, esses detalhes podem salvar a vida das pessoas que estão no ambiente com medidas simples. Prevenir é sempre melhor do que remediar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *