Você já ouviu falar sobre raspagem de madeira?

Quando você tem piso de madeira em casa, na empresa ou em seu escritório, sabe que de tempos em tempos deve realizar uma raspagem de tacos para que o piso tenha uma vida útil mais duradoura.

Antes de tomar uma decisão, é importante analisar todos os aspectos, como o estado do revestimento e a qualidade.

E é por conta disso que o procedimento de restauração de piso de madeira se torna tão indispensável para manter o seu ambiente bem apresentado e reluzente.

Como fazer a restauração de um piso de madeira?

Esse procedimento de Raspagem de tacos deve ser realizado sempre que o piso não estiver em boas condições. Um dos inimigos é a umidade, que geralmente deixa riscos, manchas e o deixa com uma aparência velha e desgastada.

Quando o assoalho apresenta esse estado antigo e os desgastes estão muito visíveis, é o melhor momento para realizar a raspagem.

O procedimento, em questão, é ótimo e evita gastos em tacos novos. O custo é muito reduzido em comparação à compra de novos, faz o piso durar muito mais, além de ser muito bom para o meio ambiente.

A melhor Raspagem de tacos preço m2 conta com a grande vantagem de ser uma raspagem sem pó, garante um serviço mais organizado, limpo e rápido.

Mas é importante ressaltar que, de fato, a madeira tem uma vida limitada em se tratando de raspagens e pode resistir a, no máximo, cinco procedimentos para tirar camadas de sujeira e ficar nivelada.

Para a recuperação do seu taco de madeira, aqui vão alguns cuidados que deve-se tomar:

  • Pesquise a melhor empresa de Raspagem de piso de madeira: a qualidade é imprescindível;
  • Para remover a resina antiga, o profissional deve fazer a raspagem no piso de madeira e finalizar lixando para tirar todas as imperfeições;
  • Em seguida o sinteco ou resina deve ser aplicado para que o piso volte a ter brilho;
    Procure utilizar, de preferência, produtos indicados pelo mesmo profissional que realizou a restauração do piso de madeira.
  • Utilize carpetes na decoração da casa, evitando assim o desgaste do assoalho de madeira.

Piso laminado e carpete de madeira: Qual a melhor opção para o seu espaço?

Uma dúvida que sempre aparece para quem quer trocar o piso de madeira é a diferença entre pisos laminados – que são muito utilizados hoje em dia – e o carpete de madeira, que há alguns anos entrou com força no mercado nacional.

Conseguindo entender melhor as características desses dois tipos, fica mais fácil definir qual o melhor tipo de piso para o seu ambiente:

1. Carpete de madeira:

É um tipo piso característico por ser composto por uma folha de madeira natural, muito fina, comprimida e fixa a uma base de madeira processada, como: aglomerado, compensado, mdf ou similares.

Frequentemente, o carpete de madeira é mais fino que os pisos de madeira maciça e é instalado com mais facilidade.

Diferentemente dos pisos de madeira, este não é colado ou parafusado ao piso, somente posto sobre uma manta de separação e fixo uma à outra através de encaixes.

Enquanto as vantagens são o preço e a agilidade na aplicação, as desvantagens são a durabilidade (mais baixa que os demais), pouca resistência à água e um ruído próprio quando se caminha sobre ele.

2. Pisos laminados:

Existem os tipos de pisos laminados aplicados diretamente ao contrapiso através de colas, mas vamos salientar os pisos laminados comuns de mercado que, geralmente, são os que geram mais dúvidas entre os demais tipos de revestimentos.

O piso laminado é muito parecido ao carpete de madeira – a forma que é aplicado e a base são muito equivalentes.

A maior diferença se encontra no revestimento, a superfície em que pisa-se. O piso é revestido de um composto conhecido como laminado melamínico (ou fenólico).

A maior vantagem desse tipo de piso, é que foi desenvolvida uma alta tecnologia para a fabricação desses produtos e o resultado é dos melhores quando falamos em termos de encaixe e aparência final.

Por causa do laminado e de seu acabamento, a durabilidade é maior do que a dos carpetes de madeira, mas é menor do que a do piso de madeira. A questão do ruído continua, mas com algumas melhoras.

Como preservar o seu piso?

  • Informações de como preservar a beleza dos pisos de madeira por mais tempo:
  • Evite usar saltos finos em locais com madeira macia, pois essas marcas são as mais difíceis de tirar;
  • Coloque feltros ou capas de gel nos pés dos móveis para não riscarem o piso;
  • Aplique verniz a cada 15 dias, assim assegura melhor acabamento estético;
  • Não se deve arrastar os móveis pela casa, levante-os para mudar de lugar;
  • Evite usar produtos químicos como alvejantes e detergentes, já que eles desgastam o verniz do piso.