5 dicas para decorar o ambiente corporativo

O ambiente corporativo e a maneira como este é planejado, espelha o conjunto de ideias e práticas de uma empresa.

Por isso, um escritório de arquitetura corporativa tende a focar o projeto realizado na ideia de funcionalidade do espaço, pensando na distribuição dos elementos e na concepção decorativa desse ambiente de acordo com a maneira como os processos de trabalho ocorrem nesse espaço.

Um projeto de decoração corporativa está estreitamente relacionado à atividade dos profissionais e à necessidade de atendimento ao público, de forma funcional e esteticamente agradável.

Nesse ambiente, a noção de utilidade da decoração deve incorporar a tecnologia necessária ao desenvolvimento do trabalho, ultrapassando uma questão meramente estética.

O mobiliário, por exemplo, deve ser adequado aos colaboradores, pensando na importância do conforto estar aliado à funcionalidade e a um design que favoreça o ambiente.

Outro aspecto fundamental é a iluminação do espaço, que deve ser, primordialmente, feita por luz natural, mas aliada a tecnologias que permitam maior conforto visual aos funcionários.

A importância de um ambiente de trabalho agradável

O cuidado em projetar um ambiente corporativo agradável àqueles que utilizam esse espaço, dá-se levando em consideração a necessidade de que os colaboradores se sintam à vontade e os clientes, bem atendidos, demonstrando que a preocupação com o bem-estar é uma das características da empresa.

Dicas de decoração para espaços corporativos

Confira a seguir as melhores dicas de decoração para ambientes corporativos:

1. Utilize luzes de Led

A iluminação feita com luzes de LED é a mais adequada para um ambiente corporativo quando não se pode contar, integralmente, com a iluminação natural.

Isso porque as luzes de tipo fluorescente acabam intensificando o estresse e o mal-estar dentro da empresa, assim como acontece com a luz que é refletida nas telas dos monitores de trabalho.

Esse tipo de luz impede ou diminui a incidência de irritabilidade, leitura letárgica e doenças na vista dos colaboradores.

As luzes de LED são uma opção viável a um espaço corporativo, uma vez que as lâmpadas possuem baixa temperatura, e mesmo assim, são muito eficientes e econômicas.

Vale lembrar que o projeto de iluminação deve ser concebido de acordo com a distribuição das pessoas e do mobiliário que faz parte da sala.

Por exemplo, é importante que se evite a iluminação direta de lâmpadas no teto durante o trabalho, uma vez que, como dito anteriormente, a energia emitida por uma luz muito intensa acaba gerando estresse, além de esquentar o ambiente, atrapalhando o desempenho dos funcionários.

A cor das paredes também pode ser pensada dessa forma: o mais apropriado é utilizar tons claros, como o branco, porque esses refletem a luz mais facilmente, gerando uma sensação de claridade ao local.

Os computadores, arquivos e os locais onde as tarefas serão executadas por muito tempo exigem um ponto de luz direcionado diretamente a eles, o que pode ser resolvido, por exemplo, com spots de LED instalados no teto.

2. Pense nos modelos de mesas que farão parte do ambiente de trabalho

Existe uma variedade muito grande de tamanhos e estilos de mesas que podem fazer parte de um espaço corporativo. É importante que esses móveis sejam ergonômicos, para assegurar maior conforto aos usuários, aumentando sua produtividade no trabalho.

A distribuição do mobiliário deve facilitar a circulação de pessoas e ser funcional no espaço em que está ocupando. Desde uma mesa coletiva a uma mesa provençal, as opções são várias.

Vale dizer que, em espaços corporativos mais modernos, as divisórias que separavam os funcionários têm sido substituídas gradativamente por mesas compartilhadas e de dimensão estendida, pensando em unir os colaboradores e facilitar os processos de trabalho.

Uma mesa coletiva, por exemplo, é capaz de facilitar a comunicação entre as pessoas, integrando os funcionários, o que é uma tendência no conceito de trabalho das corporações.
Esse mobiliário inspira trabalhos realizados coletivamente, bem como a ideia de co-working.

3. Invista em quadros decorativos com molduras para quadros de parede

É fundamental que os projetos de arquitetura e decoração do ambiente corporativo consigam aliar a funcionalidade a uma estética agradável e com personalidade.

Uma opção é distribuir objetos que quebrem o aspecto de seriedade do espaço, o que irá lhe acrescentar valor.

É interessante que haja facilidade para refazer a decoração, caso necessário, apenas por meio da troca de um quadro ou das molduras para quadros de parede.

4. Considere a importância das cadeiras

Pensando no conforto como fundamental à produtividade dos colaboradores, vale lembrar que cada pessoa tem uma forma e uma altura própria, o que exige que modelos diversos de cadeiras sejam adquiridos ou que eles passem por ajustes. Invista também em um design atraente.

5. Contrate escritório de arquitetura corporativa

Um escritório especializado conceberá um projeto voltado às necessidades específicas do ambiente de trabalho.