5 DICAS PARA EVITAR RUÍDOS DE COMUNICAÇÃO EM PROJETOS DE ARQUITETURA

A qualidade da comunicação e o alcance das informações no canteiro de obras são fatores decisivos para o sucesso de qualquer negócio, mas em especial na construção civil. 

Dentre os principais problemas causados por ruídos de comunicação no canteiro de obras estão os retrabalhos, atrasos na entrega do projeto e desperdícios. Tudo isso, é claro, resulta em sérios prejuízos financeiros ao projeto.

Se você é um profissional da construção civil, então certamente já lidou com ruídos de comunicação no canteiro de obras. 

No artigo de hoje você confere as nossas dicas para evitar esse problema! 

RUÍDOS DE COMUNICAÇÃO NO CANTEIRO DE OBRAS

Em uma pesquisa realizada com 134 times de projetos, 95% responderam que uma comunicação sem ruídos foi a principal razão para o sucesso do projeto. Já quando perguntados sobre projetos que não obtiveram o sucesso esperado, 98% dos entrevistados responderam que a comunicação foi o fator responsável. 

Esses números são expressivos, e indicam a importância de uma comunicação sem ruídos para empresas que buscam melhorar os seus resultados. 

Quando pensamos em um projeto de arquitetura, no qual a quantidade de colaboradores é grande, o problema se torna ainda maior. Isso porque, quanto maior o número de pessoas envolvidas em um projeto, maior as chances de ocorrerem ruídos de comunicação.

Além disso, a comunicação é responsável por estimular a motivação e produtividade dos seus colaboradores, e por isso deve ser otimizada. A seguir você confere as nossas dicas!

1 – CLAREZA DA INFORMAÇÃO

A confusão e falta de alinhamento das expectativas são duas das causas mais comuns para os ruídos de comunicação. Justamente por isso, é necessário criar uma linha de comunicação clara entre os gestores do projeto e os colaboradores. 

Quando as pessoas não têm clareza acerca das atividades que devem ser executadas, a tendência é que elas executem-na de maneira errada, gerando a necessidade de refacção. O maior problema disso é a queda de produtividade e desperdício de tempo. 

Um bom líder deve ser flexível o suficiente para escutar os feedbacks dos envolvidos no projeto, e assertivo, para garantir a organização e implementação de todas as demandas. 

2 – ALINHAMENTO DE EXPECTATIVAS

Outra dica é realizar reuniões periódicas com as equipes. Elas fornecem um espaço de comunicação aberto, onde os colaboradores podem interagir de forma a expor suas ideias em um ambiente mais acolhedor. 

Além disso, reuniões periódicas são importantes para que seja possível alinhar as expectativas do projeto entre os colaboradores.

No entanto, é preciso tomar cuidado com reuniões improdutivas que apenas desperdiçam tempo de trabalho. Atenha-se às discussões para solução de problemas levantados, definição de prazos e claro, os responsáveis pela execução de cada uma dessas tarefas. 

3 – CAPACITAÇÃO DOS COLABORADORES

Outra causa comum de ruídos de comunicação é a inconsciência da falta de capacitação, o que acaba gerando problemas a curto e médio prazo nos canteiros de obra. 

Uma dica aqui para garantir que a curva de aprendizagem dos seus colaboradores esteja sempre em crescimento é promover palestras e treinamentos no local de trabalho. Dessa forma, fica mais fácil tirar as dúvidas e informar os colaboradores sobre os procedimentos a serem executados.

4 – NÍVEIS DE SATISFAÇÃO

Pesquisas apontam que, quando um colaborador está motivado a realizar o seu trabalho, as chances do projeto ser concluído dentro dos prazos e limites estipulados aumentam consideravelmente. 

Uma comunicação sem ruídos é fundamental para garantir os níveis de satisfação dos seus colaboradores, afinal, a falta de clareza acerca das atividades a serem desempenhadas resulta em retrabalhos e falta de produtividade. Tudo isso acaba por gerar um sentimento de frustração. 

5 – SINALIZAÇÃO NO CANTEIRO DE OBRAS

Parece óbvio, mas não é! Ainda que seja uma forma de comunicação diferente, informações sobre equipamentos de segurança, área de risco, e procedimentos de emergência devem estar visíveis por todo o canteiro de obras. 

Não se esqueça de deixar informações importantes da rotina de trabalho na obra visíveis para todos, como: horários de chegada e de saída, horários de descanso, telefones úteis, e o que mais achar interessante. 

6 – TECNOLOGIAS PARA INTEGRAÇÃO

A indústria da construção civil demanda canais de comunicação cada vez mais ágeis, o que fez com que a tecnologia se tornasse uma grande aliada de arquitetos e engenheiros. Isso porque as tecnologias móveis são capazes de democratizar o acesso às informações.  

É o caso de softwares de gestão como o VEJA OBRA. Com ele é possível fazer a atualização e o compartilhamento das informações sensíveis da obra como atividades programadas, ocorrências e orçamento, tudo em tempo real e de qualquer dispositivo móvel. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *