Equipamentos indispensáveis para um canteiro de obras

Os trabalhos de construção civil demandam o uso de inúmeros equipamentos, que são responsáveis por facilitar as operações de obra, as atividades de engenharia e, ainda, diminuir o esforço humano, contribuindo para a execução mais rápida e segura do projeto.

Nesse sentido, existem algumas máquinas e instrumentos indispensáveis para qualquer canteiro de obras, seja para a execução de pequenas reformas, até mesmo grandes projetos de engenharia civil.

No entanto, muitas vezes a aquisição de equipamentos é dispendiosa, ainda mais quando são itens de grande porte. ]

Para resolver esse problema, existe o serviço de aluguel de maquinas para construção civil, que oferece a possibilidade de locação dos principais instrumentos para o canteiro de obras e, ainda, muitas outras ferramentas especiais.

Principais equipamentos para construção e a locação de máquinas

Fora o benefício financeiro, no que diz respeito à economia em comparação a compra de máquinas, o serviço de locação de equipamentos para construção civil traz muitas outras vantagens, como a possibilidade de uso por tempo determinado.

Isso quer dizer que as máquinas podem ser usadas somente durante o tempo de execução da obra. Entre outros pontos positivos, destacam-se:

  • Não precisa se preocupar com o posterior armazenamento das máquinas;
  • A locadora oferece assistência técnica especializada aos clientes;
  • Ampla versatilidade e modelos de máquinas para construção;
  • Todos os equipamentos são totalmente revisados antes da locação.

Uma das máquinas mais procuradas é a mini escavadeira, que são responsáveis por criar acessos específicos para a preparação do alicerce, remover entulho e também deslocar materiais da construção, como areia, cimento, madeira, terra, entre outros.

Versátil e fácil de operar, as mini escavadeiras são consideradas equipamentos indispensáveis para o canteiro de obras, sendo muito mais usadas do que as escavadeiras tradicionais.

Fora as mini escavadeiras, a locação de escavadeira hidráulica também é muito comum. A máquina realiza os mesmo trabalhos que as mini escavadeiras. Porém, ela é recomendada para trabalhos de engenharia de maior nível de complexidade (como a construção de edifícios).

As escavadeiras podem ser encontradas em vários modelos, como a dragline ou escavadeira de arrasto, retroescavadeira e pás mecânicas.

A escavadeira hidráulica recebe esse nome devido ao sistema hidráulico que compõem a máquina.

Ele é o principal responsável por garantir a força de escavação, pois ela é operada com o bombeamento do óleo fluido para os diferentes pistões do equipamento, acionando o motor e colocando a escavadeira para funcionar.

O sistema hidráulico é altamente eficiente e, por esse motivo, é visto como um dos mais populares do mercado.

O aluguel de compactador de solo também é muito procurado para o canteiro de obras, visto que o equipamento é usado para adensar a terra e demais tipos de terrenos, com o intuito de preparar a superfície para a construção.

Normalmente, os compactadores de solo são vistos em trabalhos de rodoviários, bem como para a construção de edifícios e represas.

Apesar de não ser usado em todo trabalho de construção civil, o compactador de solo aparece como uma máquina indispensável para a preparação de terrenos.

Locação de equipamentos para armazenamento de entulho

Além do trabalho com as máquinas para o desenvolvimento da obra, é preciso ter especial cuidado com a questão do armazenamento de entulho, isto é, dos resíduos gerados no canteiro de obras.

Afinal, não se pode descartar os materiais em qualquer lugar, por esse motivo, é essencial ter equipamentos específicos para essa finalidade.

Nesse sentido, é comum a procura por uma boa empresa de locação de caçambas, que irá fornecer os equipamentos adequados para a destinação de resíduos.

É importante que o estabelecimento saiba respeitar todas as normas técnicas e legislações vigentes, uma vez que cada município possui suas especificações quanto ao método correto de armazenamento de resíduos.

Desse modo, é importante que tanto a locadora quanto o locatário saibam quais são as recomendações e leis municipais.

Além disso, em caso de dúvidas, a locadora deve fornecer um atendimento personalizado aos seus clientes, a fim de sanar qualquer problema.

Os entulhos se caracterizam como qualquer material que não será mais utilizado no canteiro de obras, como restos de madeira, areia, cimento, bloco de concreto, entre outros.

Dessa maneira, pode-se evitar a deposição de resíduos em locais não adequados, o que pode gerar grandes impactos ambientais e prejudicar o meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *