5 equipamentos importantes para uma casa mais segura

Uma casa não deve ser apenas bonita: também é preciso que ela seja segura. Especialmente em locais onde vivem crianças, idosos e pessoas com dificuldades de locomoção, é preciso tomar alguns cuidados com este aspecto.

Do mesmo modo, também é preciso pensar na segurança perimetral. Afinal, com a crise de segurança pública pela qual o Brasil passa, é preciso proteger o lar de invasões e criminosos em geral.

Todavia, isto não é difícil: há uma série de equipamentos no mercado, projetados justamente para deixar lares mais seguros. Confira alguns deles neste post:

Corrimão nas escadas

Escadas são locais com alto risco de acidentes em qualquer residência.

Para evitá-los, é importante instalar itens como redes de proteção nos vãos e fitas antiderrapantes nos degraus, além de certificar-se de que eles tenham o tamanho adequado.

Do mesmo modo, contar com um bom corrimão é fundamental. Trata-se de um apoio resistente, que pode ser usado por pessoas com dificuldade de locomoção para subir e descer escadas.

Além disso, nada impede que eles sejam instalados em outros lugares. Por exemplo, em corredores de hospitais, eles são de praxe, tendo em vista que pessoas debilitadas circulam por ele.

Eles também são úteis em rampas, onde também ajudam pessoas a subir e descer por elas.

Vale ressaltar que sua instalação deve seguir uma série de normas de segurança, previstas nas normas reguladoras 9050 e 9077. Algumas delas são:

  • Ele deve ser contínuo, sem interrupções;
  • Deve estar presente em saídas de emergência;
  • Ter entre 3,8 cm e 6,5 cm de diâmetro;
  • Ter no mínimo 4 cm de distância da parede.

Guarda corpo nas varandas

Além das escadas, varandas e mezaninos também são locais muito propensos a quedas. Por conta disso, é importante instalar um item chamado guarda corpo nestes espaços, cujo papel é evitar que indivíduos se coloquem em posições perigosas.

A boa notícia é que ele está disponível várias opções de design: ele pode ser uma espécie de meia parede de vidro, ou ter a forma de um corrimão de aluminio para sacada. Deste modo, o projeto decorativo não fica comprometido.

Protetores de torneira para banheiras

Quando há crianças em casas, os pais normalmente se preocupam com fatores como as bocas do fogão na cozinha, facas, tomadas e escadas.

Contudo, há, ainda, outros riscos de acidentes domésticos que são relativamente menosprezados.

Por exemplo, quando uma criança toma banho em uma banheira, ela pode bater a cabeça na torneira, o que pode causar lesões e, até mesmo, cortes profundos.

Assim, é importante contar com um protetor de borracha, ou, ao menos, envolvê-la em uma toalha grossa.

Do mesmo modo, é importante se preocupar com acidentes que envolvam água quente, pois eles podem causar queimaduras graves.

Além de impedir o acesso de crianças a cômodos de risco, é importante manter itens como o aquecedor para torneira de cozinha fora de seu alcance.

Fechaduras seguras

Normalmente, quando o assunto é segurança patrimonial, pensa-se em itens como câmeras de segurança, alarmes e detectores de presença, assim como barreira físicas, como muros e grades.

Contudo, também é possível se aproveitar de soluções mais modernas para impedir o acesso de pessoas não autorizadas à casa.

Uma delas é a fechadura eletrônica, um aparato que usa um mecanismo diferente para trancar e destrancar portas.

Outro bom exemplo são as usadas em hotéis, que permitem ou negam a entrada a um local mediante um cartão de acesso.

Do mesmo modo, há modelos que usam códigos, impressões digitais ou, até mesmo, aplicativos de smartphones.

Além disso, elas são mais resistentes, o que dificulta muito o arrombamento em relação a portas tradicionais. Portanto, trocar fechadura por um destes modelos é uma boa opção para melhorar a segurança de um imóvel.

Válvula de gás no aquecedor

Em regiões mais frias, contar com um sistema de aquecimento potente, tanto para a água quanto para o ambiente, é de suma importância para o conforto ambiental. Normalmente, as opções disponíveis são os elétricos ou a gás.

Contudo, além do conforto, também é preciso pensar na segurança. Afinal, vazamentos de gás ou sobrecargas nas redes elétricas podem causar acidentes graves, ou até incêndios.

No caso do aquecedor a gás, é essencial que ele conte com uma válvula específica, que interrompa o funcionamento do aparato em caso de risco de falha ou acidente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *